domingo, 14 de abril de 2013

FALECE O RENOMADO ARTISTA PLÁSTICO SERGIPANO FÉLIX MENDES

 
Por Milton Coelho de Carvalho
Faleceu na madrugada de hoje(13/04) e foi sepultado no período da tarde nosso companheiro FÉLIX MENDES RODRIGUES, após passar longo tempo hospitalizado.

Nos últimos anos,  Félix era conhecido como marcante artista plástico e mais recentemente organizou e dirigiu as festividades juninas na cidade de Estância e em seguida o chamado "forró da rua Siriri", com palco armado em frente a residência dele, com grande afluência de público.

No início da década dos anos sessenta, Félix foi participante do movimento estudantil secundarista, quando o presidente da USES - União Sergipana dos Estudantes secundaristas era José Rollemberg e foi um dos mentores e executores da CANEP - Campanha Nacional de Empreendimentos Políticos, juntamente com Marcélio Bonfim Rocha, Milton Coelho de Carvalho, Oziel Dória, os estudantes de direito Jeferson e Veiga, além de outros jovens.  A CANEP não tinha vínculo partidário e se destinava a desenvolver ações voltadas à conscientização de jovens estudantes e trabalhadores, procurando despertar através de palestras, debates e estudos o sentimento de cidadania da juventude.

A sede da CANEP estava localizada em uma garagem de um prédio público situado na praça Olímpio Campos, esquina com a rua de Itaporanga, vizinho a residência 36 daquela rua.  Com o golpe militar de 01 de abril de 1964 um caminhão do exército retirou móveis, utensílios, livro de ata e tudo quanto pertencia a CANEP, por contrariar as diretrizes do movimento militar.

Félix, que era funcionário do Departamento dos Correios e Telégrafos, esteve prêso no quartel do vigésimo oitavo  batalhão de caçadores, em Aracaju, juntamente com Marcélio, Milton e Oziel. 

Felix Mendes

Fonte: Galeria de Arte Zé de Dome  AQUI

Félix Mendes Rodrigues (Félix Mendes). Nasceu em Estância-SE em 14 de fevereiro de 1944. Autodidata, possui uma produção direcionada para temas folclóricos. Expôs coletivamente no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGS. Em 1973 realizou sua primeira individual, transferindo-se para o Rio de Janeiro um ano mais tarde. Expôs em Aracaju-SE, Rio de Janeiro-RJ e Brasília, além de ter exposto no Paraguai (Galeria Itas Enramana). Grande parte das suas obras representam paisagens exóticas do Rio de Janeiro ou cenas do sertão nordestino. Obra que representa sua produção: Cristo Redentor, s.d., óleo sobre tela, 40x31cm.

Fonte: AQUI 



Mais...  AQUI


Nenhum comentário: