quinta-feira, 25 de abril de 2013

MPB – A História que o Brasil Não Conhece


(MPB – A História que o Brasil Não Conhece, BRA, 2011)

Comédia
Direção: André Moraes
Elenco: Caco Ciocler, Jair Oliveira, Iggor Cavalera, Sérgio Mallandro, Wilson Simoninha, Afonso Nigro, João Carlos Sampaio, Beto Jamaica, Reinaldo, André Reis, Adriano Nascimento
Roteiro: André Moraes, Rafael Greyck, Luciano Santanna
Duração: 17 min.
Nota: 9 ★★★★★★★★★☆

MPB – A História que o Brasil Não Conhece é, sem dúvida, um dos destaques dos programas de curtas-metragens nacionais da 35ª Mostra de São Paulo.
Dirigido por André Moraes, um dos mais requisitados compositores de trilhas sonoras do cinema brasileiro e responsável pela direção dos divertidos Ópera do Mallandro e Manual para se Defender de Alienígenas, Zumbis e Ninjas, o filme é uma grande brincadeira com o rumo da música popular brasileira.
Ao perceber o potencial da MPB, com o sucesso de Ari Barroso, Carmen Miranda e Tom Jobim lá fora, agentes de uma corporação secreta são enviados ao Brasil com o objetivo de destruir a música nacional.
Tecnicamente mais maduro do que os trabalhos anteriores do diretor, o mockumentary (ou pseudodocumentário), trilha, com referências musicais e inserções de imagens que infelizmente para a música são reais, um caminho coerente e crível para uma história bem absurda.
Depoimentos divertidíssimos de figuras como Sérgio Mallandro, Jair Oliveira e Afonso Nigro e boas histórias envolvendo nomes bem conhecidos do público, como Luiz Caldas, Compadre Washington e Michael Sullivans, fazem o público se envolver gradualmente com o que assiste e fica difícil, até para os mais ranzinzas, não curtir a brincadeira.
Bem escrito, pesquisado, dirigido e montado e feito para provocar o riso, MPB – A História que o Brasil Não Conhece é imperdível. Assista AQUI
Um Grande Momento
“Eu era apresentador, ator e, de repente…”






Um comentário:

Gabriel Ferraz disse...

Olá. Sou pianista e musicólogo, e escrevi um post sobre o documentário no blog do meu site, o www.zapmusico.com.br. No texto, aproveito o ensejo do vídeo para fazer um comentário sobre o atual estado da MPB, e convido as pessoas a refletirem sobre os porquês de suas escolhas musicais. Fica aqui o convite para a leitura.
O endereço do post é: http://www.zapmusico.com.br/blog/mpb-a-historia-que-o-brasil-nao-conhece/

Obrigado.
Gabriel Ferraz, pianista e musicólogo
Idealizador do