sexta-feira, 4 de julho de 2025

Bons exemplos de gestão da Politica Nacional de Cultura Aldir Blanc.. Que tal um selo de reconhecimento por parte do MINC?

 Setor cultural contribui com editais da PNAB Itacaré (BA)


Agentes culturais de Itacaré participaram, entre os dias 3 e 15 de junho, de consulta pública online sobre demandas e apoios que o setor mais precisa. O levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), com o apoio técnico do Instituto Tijuípe, recebeu 67 contribuições.
 
“Foi muito importante conhecer as necessidades de quem faz a cultura de Itacaré. Os resultados apontaram caminhos que serão agora trilhados pela gestão pública e pelo Conselho na elaboração dos editais da PNAB Itacaré”, afirma o secretário municipal de Cultura, Genilson Souza.
 
A consulta online foi uma das atividades de escuta pública realizadas pela prefeitura para orientar os próximos passos para aplicação de recursos do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Itacaré deve receber cerca de R$ 230 mil do governo federal para investir em projetos e ações na cidade.
 
“Tivemos encontros presenciais em Taboquinhas, em 27 de maio, e na sede, no dia 3 de junho. Neles, pudemos explicar a PNAB e as pessoas participantes apresentaram suas maiores preocupações para que os recursos beneficiem o máximo de agentes culturais possíveis”, explica o secretário municipal adjunto de Cultura e presidente do CMPC, Diego de Bidal.
 
Principais resultados
 
O levantamento digital trouxe como destaque a enorme importância recebida pela Cultura Popular como área prioritária para investimento. Junto com a altíssima aprovação de haver apoio a Pontos de Cultura, reforça a importância de haver edital específico voltado a esse segmento.

Já Artesanato e Capacitação e Formação, que tiveram menos apoio na Lei Paulo Gustavo e no primeiro ciclo da PNAB, foram áreas que também tiveram alto volume de citações – inclusive com manifestações diretas nas perguntas abertas.

Também é importante ressaltar que, apesar de haver maior apoio a projetos e eventos que deem espaço a mais de um artista/grupo, há alto índice de respostas que indicam que esse fomento deve ser igual, o que aponta a necessidade de um possível balanceamento nos processos de seleção.

E ainda foi mostrado altíssimo apoio à manutenção de espaços culturais privados, sendo indicada a manutenção do edital realizado no primeiro ciclo da PNAB.


Veja um resumo do encontro da sede, em 3 de junho: https://www.instagram.com/p/DKfhuwIpGiu/ 

Veja como foi o encontro em Taboquinhas, em 27 de maio: https://www.instagram.com/p/DKNrMJVOMrg/


ALEX SANT´ANNA, como é bom ser sergipano

 🌱 A Mangue Jornalismo publica na seção PONTO DE VISTA um artigo de Patrick Torquato, DJ, produtor musical, gestor cultural e radialista com quase 30 anos de carreira. Ele é mestrando em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele escreve sobre Alex Sant´Anna, músico, cantor, compositor e agitador cultural que recebeu o título de cidadão sergipano. 

“Dono de uma trajetória profissional que muitas vezes se confunde com a própria história recente de Aracaju, Alex é sem dúvidas um dos pilares da música pop sergipana contemporânea, atuando em várias frentes, conquistando espaços e deixando um legado para as próximas gerações sobre como se deve lidar com arte com um instrumento de impacto social e não apenas cultural”, escreve Patricktor4.

📲 *Artigo completo em https://manguejornalismo.org/agenda-mangue-cultural-jardim-secreto-bate-papo-na-seda-freedom-session-caravana-cinemarte-orsse-e-mais/


Só memes criativos contra o pior Congresso da História