Nos artigos publicados pelo blog da cultura neste ano de 2025 sobre os festejos juninos em Aracaju, em Sergipe e em Pernambuco, da autoria de Emanuel Rocha, Silvio Santos e José Teles sobressai o aspecto da desfiguração que os festejos juninos no nordeste vem sofrendo em matéria de identidade cultural e criação ou fortalecimento de vínculos comunitários, dando lugar a exploração comercial pura e simplesmente, todavia, seja na forma mais autêntica ou mais tradicional, seja no formato comercial, os festejos são fontes de geração de riqueza econômica... A matéria abaixo da jornal Correio Brasiliense traz uma pequena, mas importante reportagem nessa perspectiva.
Foto: Pixabay/Reprodução
Mas não ficamos por aqui, dado o caráter formativo e propositivo do blog da cultura, solicitamos atenção além da leitura dos artigos referentes ao ciclo junino publicados neste ano, também ao dos anos anteriores, bem como as iniciativas realizadas com a participação do blog da Cultura, com a chancela da OSC Ação Cultural, como a Caravana Cultural Luiz Gonzaga Vai a Escola que já inspirou uma segunda iniciativa, sendo esta de cunho mais pedagógico e realizada pela segunda vez em uma escola pública, no caso de 2025 na Escola Estadual Neyde Mesquita, localizada no municipio de São Cristóvão. Assim como uma espécie de Fórum Virtual do Forró realizado no ano da pandemia e com discussões bastante pertinentes e ainda atuais..
Estudo do Instituto Locomotiva mostra que quatro em cada dez brasileiros pretendem gastar mais de R$ 200 durante as festas
4 em cada 10 brasileiros pretendem gastar mais de R$ 200 nas festas juninas
Pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro mostra ainda que 81% dos entrevistados pretendem participar de alguma atividade relacionada à festa de São João
Por Caetano Yamamoto* — A temporada de festas juninas é um período de movimentação da economia, com a compra de comidas e bebidas, roupas, adereços e ingressos para festas. É o que mostra a pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro: 41% dos brasileiros que vão a festas de São João pretendem gastar mais de R$ 200. Outros 52% pretendem gastar até R$ 200 e 7% dizem que não devem gastar nada.
O São João aquece “o comércio local e a valorização da cultura regional, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Destaque da pesquisa fica com a região Nordeste, onde 46% pretendem gastar mais de R$ 200, liderando os gastos no país, seguido pela região Sudeste, com 41% de pretendentes, e pelo Centro-Oeste, com 37%. Empatadas em quarto lugar estão Sul e Norte, ambos com 36%.
O levantamento ainda mostra que 81% dos brasileiros pretendem participar de alguma atividade relacionada à festa de São João, destes, 51% vão a festas gratuitas de rua, 41% querem comemorar na casa de amigos ou familiares e 37% vão celebrar nas igrejas e quermesse. Aqueles que vão em festas juninas pagas também somam 37% — 21% em clubes e centros culturais e 16% em escolas.
Já nas festas gratuitas, quem lidera em participação é a região Norte, com 57% de pretensão de participar nas festas de rua. Nas casas de amigos quem lidera é o Sudeste, com 45% de intenção. Empatados, Centro-Oeste e Sudeste ficam em primeiro lugar no Brasil quando as festas são em igrejas e quermesses, com 46% cada.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
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