sexta-feira, 18 de julho de 2025

Grande Dia! 18/07/2025 - Um ridiculo tirano de tornozeleira eletrônica e um estadista brilhante lutando como um Davi contra outro ridiculo tirano.

'Postagem recomendada para quem quer entender como articular melhor canções, filmes e literatura com o debate politico e existencial  na contemporaneidade' 

 "A América católica e gospel produzindo ridículos tiranos, como também estadistas brilhantes. Para entender a força da religião nas Américas"abordada por Caetano Veloso em "Podres Poderes" , também de forma contraditória, pois "Enquanto os homens exercem seus podres poderes, índios e padres e bichas, negros e mulheres. E adolescentes, fazem o carnaval"

.  Recomendo para o dia de hoje, além da canção de "Apesar de Você", "Vida de Gado", "Kizomba", o filme "Apocalipse nos Trópicos". Este nos ajuda a entender como a religião foi importante na construção de dois ridículos tiranos e na construção do estadista brilhante, embora o foco do filme esteja mais voltado para a construção da liderança dos dois primeiros...

E vamos dar a maior força a Música Popular Brasileira em toda a sua diversidade, pois como afirma Caetano em "Podres Poderes". "Será que apenas os hermetismos pascoais, e os tons, os mil tons, seus sons e seus dons geniais, nos salvam, nos salvarão dessas trevas e nada mais" & "Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo, daqueles que velam pela alegria do mundo, indo e mais fundo. Tins e bens e tais".



E vamos sorrir hoje, como também assistir o filme e ler o livro "Ainda Estou Aqui" para ajudar a  compreender porque #semanistia para Bolsonaro e seu bonde de criminosos golpistas. 


Vale também ler o icônico "Brasil Nunca Mais", relançado recentemente. Este livro foi fruto de uma operação ousada e arriscada de uma ação ecumênica articulada por um cardeal católico, um pastor presbiteriano e um rabino judeu,  com apoio do Conselho Mundial de Igrejas. Aqui a América católica e protestante mostra a sua melhor face... Luís Inácio Lula da Silva é um dos brilhantes líderes que resultaram  desta ação articulada,  como de  milhares de outras nas Américas e em outras parte do mundo. Confrontando o lado sombrio e obscuro do cristianismo. 

Livro Brasil: Nunca Mais completa 40 anos com edição especial

Obra foi escrita clandestinamente nos nos finais da ditadura militar

https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-07/literatura-brasil-nunca-mais-completa-40-anos-com-edicao-especial

Brasil Nunca Mais: 40 anos de memória e luta contra a ditadura
Nesta edição da coluna Vozes de Emaús, Magali Cunha destaca o legado do livro, que revelou o papel das igrejas na denúncia da violência da ditadura e aponta caminhos para uma nova esperança. AQUI

"Eles vão queimar todos os processos! Já fizeram isso antes!" Nos últimos anos da ditadura, uma advogada e um advogado, engajados na defesa de presos políticos, estão decididos a encontrar uma forma de preservar a documentação arquivada no Superior Tribunal Militar. São centenas de milhares de páginas, que revelam os abusos cometidos pelo poder judiciário e as mais terríveis violações de direitos, incluindo tortura, mortes e desaparecimentos cometidos por agentes do Estado. Como fazer isso? Quem pode ajudar? E o que pode acontecer se esse trabalho for descoberto?

NUNCA MAIS é uma série em podcast apresentada pelo Grupo Prerrogativas, produzida pela NAV Reportagens e apresentada por Camilo Vannuchi.


Leia também: 
Quando recebi noticia do mais recente e ultrajante ataque desferido ao Brasil pelos americanos do norte, eu me lembrei de quatro canções que tratam dessa questão do patriotismo fake e da elite do atraso, estes que fazem  o que pode para a maioria dos brasileiros não viverem como filhos abençoados por Deus de um país tropical e bonito por natureza.
Aí me lembrei o quão importante são as canções que ouvimos na infância e na juventude, e que nos levam nesses momentos a nos lembrar quem somos, de onde viemos e os melhores caminhos que devemos seguir como pessoas e como nação.
Canções bem diferentes do que a maioria de nossas crianças, adolescentes e jovens ouvem atualmente nos programas de rádio e de televisão de maior audiência.
Logo, "há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto" proporcionando oportunidade para que canções como as que eu lembrei por conta do ataque mais infame sofrido pelo Brasil nestes último anos, possam ajudar mais pessoas a encontrar respostas ágeis e decididas para a defesa dos valores materiais e simbólicos que mais nos interessam como classe e como nação.
ZdO

Roberto Carlos - Nossa Canção (Áudio Oficial)



Jair Bolsonaro organizou novo 8 de Janeiro contra carteira dos brasileiros

CELSO ROCHA DE BARROS (*)

Jair Bolsonaro é o único presidente brasileiro que conseguiu aumentar impostos depois de deixar o cargo. O imposto Bolsonaro é bem maior e bem menos justo do que qualquer coisa proposta por Fernando Haddad e contribui para reduzir o déficit público americano, não o brasileiro.

A turma que destruiu a praça dos Três Poderes agora quer fazer um 8 de Janeiro na sua carteira, leitor.

Desta vez as "Déboras" querem assinar com batom a sua demissão. Ao invés de roubarem a toga do Alexandre de Moraes, querem roubar a mensalidade da escola do seu filho. Ao invés de esfaquearem o quadro do Portinari, querem esfaquear seu plano de saúde. Ao invés de quebrarem o vaso chinês ou o relógio antigo do Planalto, querem quebrar sua empresa.

Depois de perder no voto e no golpe, Jair agora tenta voltar ao poder como governo fantoche de potência estrangeira.

Os bolsonaristas pediram que o país mais poderoso do mundo deixasse os brasileiros mais pobres por muitos anos até que o Brasil aceitasse deixar de ser um país soberano e uma democracia com Judiciário independente. Afinal só neste caso Jair escapa da cadeia.

No passado, países foram sancionados por violações graves de direitos humanos, como no caso da África do Sul do Apartheid. O Brasil é o primeiro país a receber sanções por ser uma democracia com um Judiciário independente.

O que ofende Trump no Brasil não é nenhum de nossos defeitos, mas o fato de que nossa democracia foi capaz de julgar, e deve ser capaz de prender, um ex-presidente que, como Trump, tentou dar um golpe de Estado quando perdeu uma eleição.

O segundo governo Trump, aliás, é a prova de que o Brasil fez certo em punir seus golpistas. Quando eles conseguem fugir da cadeia, voltam com muito mais ousadia. As tarifas contra o Brasil violam inclusive as leis americanas, mas Donald não se importa.

De agora em diante, se Jair Bolsonaro for inocentado ou anistiado, nada disso terá acontecido pelo funcionamento normal dos Poderes Judiciário ou Legislativo. Jair terá fugido da cadeia durante uma intervenção estrangeira liderada por suas tropas de quintas colunas. Todo defensor da anistia é um soldado nessa tropa.

Quanto a Trump, o sugar daddy dos bolsonaristas, é claro que a defesa de Bolsonaro não foi o único motivo de sua declaração de guerra ao Brasil.

As big techs trumpistas estão tristes porque o STF quer que elas gastem algum dinheiro impedindo que suas redes sociais sejam usadas para tráfico sexual de crianças ou organização de golpes de Estado.

Trump está subindo tarifas alucinadamente de qualquer jeito: acaba de impor 35% ao Canadá para tentar anexá-lo.

Nada disso apaga o fato de que Bolsonaro e seus cúmplices, como Eduardo Bananinha e Paulo Figueiredo, o nepobaby do golpe, trabalharam, com sucesso, para convencer Trump a roubar esse dinheiro dos brasileiros.

Torço para que o governo Lula resolva essa crise e devo falar disso em outras colunas. Mas, por enquanto, a traição dos Bolsonaros só tem um lado bom: quando a direita se preparava para abraçar os golpistas em 2026 com paixão, Trump esfregou em sua cara o que o bolsonarismo sempre foi: um movimento violento, criminoso e que agora se revela como tropa avançada de fascistas estrangeiros mais poderosos.

(*) Servidor federal, é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e autor de "PT, uma História"

FSP 12.07.2025


Bolsonaro alvo da PF: trompetista toca marcha fúnebre para ex-presidente, réu por tentativa de golpe



“Defende meu pai” Explodem os memes com Lula zoando Eduardo Bolsonaro


EMOCIONANTE CLÁSSICO CHILENO CANTADO EM PORTUGUÊS: “O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO” | Cortes 247

URGENTE: POR QUE A PF COLOCOU UMA TORNOZELEIRA EM BOLSONARO?


Leia mais:

Ler a canção brasileira e os filmes por dentro e no entorno para compreender melhor o Brasil e os brasileiros...

CULTURA

Nem romântica, nem ingênua: o sentido oculto de “Baby”, sucesso de Gal Costa escrito por Caetano

Tomada como uma música de amor juvenil, “Baby” traduz, com certa melancolia, um embate brasileiro de natureza histórica entre projetos de governo inconciliáveis entre si





FAFÁ VIRALIZA E CAI NA GARGALHADA; EDU KRIEGER FAZ A PARÓDIA 'OFICIAL' DA TORNOZELEIRA | Cortes 247

OS MELHORES MEMES DE BOLSONARO DE TORNOZELEIRA - A CAMINHO DA PRISÃO | PLANTÃO




Nenhum comentário: