segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Não existe excomunhão para quem "vota em comunistas".

 NÃO EXISTE A TAL EXCOMUNHÃO PARA COMUNISTAS


"Em todo ano eleitoral surge nas redes sociais postagem que diz: 'de acordo com o Decreto Contra o Comunismo, emitido pelo Santo Ofício, em 01/07/1949, estão excomungados automaticamente (latae sententiae) os leigos e clérigos que, de algum modo, favorecem o comunismo e seus partidos'. Junto vem uma lista de inúmeros partidos políticos brasileiros que, em tese, são proibidos de ser votado. Muitas vezes a mensagem é ainda acompanhada de um vídeo antigo do Padre Paulo Ricardo (vale ressaltar que o vídeo foi apagado do canal oficial do próprio padre, mas infelizmente até hoje é repostado indevidamente nas páginas de terceiros).

Que fique claro, a postagem é FALSA, mentira, enganação, manipulação, terrorismo eleitoral/religioso para conduzir católicos a votar em determinado partido ou político. Não existe excomunhão alguma para quem vota em qualquer partido brasileiro. Não existe a tal excomunhão para comunistas. Aliás, vale se perguntar, existe ainda no Brasil algum partido que seja realmente comunista, como falava Pio XI ou Pio XII mais de 70 anos atrás? Por pior que sejam os partidos atuais. Só na cabeça de quem vê comunismo em tudo, até nos últimos Papas.

O atual Código de Direto Canônico prevê a excomunhão dos apóstatas, ou seja, aquelas pessoas que rejeitam totalmente a fé em Cristo. Aderir, portanto, ao ateísmo, seja por ideologia política ou qualquer outro motivo, te excluí da comunhão. Mas isso nada tem a ver com o voto, com votar em X ou Y político ou partido. Ninguém é excomungado por votar. Ninguém.

A Doutrina Social da Igreja afirma que dificilmente existirá um partido político que atenderá todas as exigências do Evangelho, sendo assim, sempre será obrigação do católico avaliar cada candidatura para, de forma livre e consciente, levando em conta o Evangelho e a DSI, escolher naquele momento, para o seu contexto político, social ou geográfico, quem receberá seu voto. Agindo assim não haverá nem mesmo pecado, que dirá excomunhão.

Portanto, se alguém falar em excomunhão com você, desminta. O pai da mentira é o demônio".

Créditos: Páginas Apostolado Joseph Ratzinger - Caritas In Veritate e Katholicos

Complemento: <https://refletindo7.blogspot.com/2015/04/a-excomunhao-dos-comunistas.html?fbclid=IwAR1dT7u7vD7ImhGnOPswmSBf3Xep78DfdIxH_J0Yc1VE55JQZlAj2vcV4MY  >. Acesso em: 28 jul. 2022. 


Nenhum comentário: