CARAVANA CULTURAL LUIZ GONZAGA VAI A ESCOLA


Acima: Joaquim Antônio (Casaca de Couro)

Caravana Cultural Luiz Gonzaga vai à Escola.  

3Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
16/5/2012
Formidável!! A Ação Cultural é selecionada em outro edital de projetos culturais. Desta vez foi a seleção para projetos destinados a celebrar o centenário de Luiz Gonzaga. 

Segundo o site da Fundação Nacional de Artes (Funarte) foram inscritos quase 600 projetos de todo o Brasil, dos quais 20 projetos foram selecionados em duas categorias: até R$50.000,00, na qual a Ação Cultural foi contemplada, e acima deste valor, até R$100.000,00.

Por região geográfica, Sergipe e Pernambuco se destacaram no nordeste com dois projetos selecionados em cada estado. Em geral, os projetos selecionados apresentam uma grande diversidade de linguagens artísticas e formatos: Audiovisual, exposições, oficinas, shows musicais, dança, teatro, artes integradas, rádio, livros e etc..

Vale destacar, dentre os premiados, a presença de Lua (espetáculo de Antônio Nóbrega), um dos artistas brasileiros mais reconhecidos pelo talento e compromisso com a produção artística ancorada na tradição cultural nordestina.

Reunião da equipe de produção da Caravana Luiz Gonzaga - Local: Teatro Lourival Batista.
Reunião da equipe de produção. Local - Rua Goiás - Siqueira Campos
A CARAVANA JÁ PARTIU… NOITE DE LANÇAMENTO
Acima: Professor José Augusto - Local: Museu da Gente Sergipana.  foto: Alejandro Zambrana
Abaixo: Zezito de Oliveira


O nome dele era Luiz porque nasceu no dia de Santa Luzia, 13 de dezembro de 1912, Gonzaga porque o padre era devoto de São Luiz Gonzaga, e Nascimento porque nasceu no mesmo mês de Jesus (…) A gente poderia dizer que existe o Nordeste antes e depois de Luiz Gonzaga.”

Essa foi uma das histórias contadas pelo professor e pesquisador José Augusto de Almeida no lançamento da Caravana Luiz Gonzaga Vai à Escola. O evento aconteceu na última sexta no Museu da Gente Sergipana e foi uma mostra da Caravana que pretende levar música, dança, fotografias e histórias do Rei do Baião à dez escolas da Região Metropolitana de Aracaju.

Durante a abertura o idealizador do projeto, Zezito de Oliveira, fez uma viagem até a sua infância para ressaltar como pode ser importante educar também pela arte. “Quando eu era criança uma memória forte que tenho da minha escola era uma apresentação de bonecos e uma apresentação musical de um grupo de jazz”.

Para Zezito , às vezes, essa forte memória até incomodava. “Eu me perguntava por que, em alguns momentos, eu lembrava mais disso do que dos conteúdos das matérias. Talvez pelo fato do que marque bem as pessoas é a arte, a música. Precisamos pensar mais na educação pela arte. ”

Histórias do Velho Lua e lançamento do site
Durante o evento também foi lançado e apresentado o Blog da Caravana pelo webdesigner Jefeson Melo e com ilustrações de Maxi Ferreira. O blog funcionará como um diário de bordo da Caravana e tem como objetivo dar suporte de informações para professores e alunos.

No pátio interno do Museu foi montado parte da exposição fotográfica itinerante com banners sobre várias fases da vida de Luiz Gonzaga selecionadas “a dedo” pelo colecionador José Augusto de Almeida.

E se depender do conteúdo da palestra de José Augusto, boas histórias do Rei do Baião estão garantidas para os alunos das escolas públicas. O pesquisador mostrou vídeos, contou histórias de várias fases de Luiz Gonzaga e da Serra do Araripe onde o sanfoneiro nasceu. 

No público presente estava também a garotada das oficinas de dança do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, vinculado a Ação Cultural – Instituição realizadora da Caravana. Crianças e adolescentes cheios de energia dos bairros Eduardo Gomes e Conjunto Jardim estavam na expectativa da próxima etapa do lançamento.

DA PLATÉIA PARA O PALCO
Isso porque os jovens saíram da condição de platéia para serem destaques, pois era o momento das apresentações de dança. Um desses meninos é Iago Bezerra, de 12 anos, que se vestiu com uma roupa que lembrou a indumentária de Luiz Gonzaga. Iago conta que achou interessante se apresentar e na oficina de dança do Ponto de Cultura já fez muitos amigos. A coreografia que Iago e seus amigos do bairro Eduardo Gomes apresentaram foi “Cartinha a Luiz” , coordenada pelo professor Carlos Henrique, e trabalhou vários fragmentos de músicas.

O segundo grupo, formado pelas meninas da oficina do Conjunto Jardim, apresentou “O despertar das meninas”, coreografia criada pela professora Cristiane dos Anjos, que tinha como trilha a música “Xote das Meninas” . Depois da apresentação quem não parava de bater fotos de celular com suas colegas era Kelly Stefani, de 14 anos, “gostei muito de dançar, antes conhecia Luiz Gonzaga só de nome”. Próximo a Kelly, estava seus pais cheios de orgulho. “É importante levar cultura para a educação”, disse o pai Laércio Ferreira.

ARTE NAS ESCOLAS
Presente no evento estava também um dos acordeonistas mais bem conceituado no estado, Evanilson Vieira, o “maestro” da orquestra Sanfônica de Aracaju. Evanilson destacou que o projeto é uma provocação para a música ser levada às escolas.

“Esse trabalho é importante porque o jovem gosta de Luiz Gonzaga, mas para gostar ele precisa primeiro conhecer. Outra coisa importante é que existe a uma lei que estabelece música nas escolas e projetos como esse pode servir de provocação para que o poder público cumpra essa lei”.

E a Caravana Luiz Gonzaga já está empolgando o coordenador pedagógico da Escola Júlia Teles de Nossa Senhora do Socorro, Emanuel Braga. “Iremos trabalhar Luiz Gonzaga como conteúdo transversal com vários professores. Queremos dar continuidade às ações da Caravana”, afirmou. E uma das ferramentas que possivelmente poderá ser utilizadas é uma Cartilha que vem sendo elaborada pela equipe da Caravana com sugestões para trabalhar as músicas de Luiz Gonzaga nas escolas.

CASACA DE COURO E PRÓXIMA PARADA…
A noite do lançamento foi encerrada com a apresentação da Banda Casaca de Couro, de figurino inspirado em Luiz Gonzaga, com um repertório clássico do Rei do Baião e outras músicas não tão conhecidas do grande público. A animação de casais que se arriscaram no passo do forró contagiou o espaço.

A próxima parada da Caravana Luiz Gonzaga está prevista para o dia 12 de setembro na Escola Estadual Petrônio Portela, no Conjunto Augusto Franco. A expectativa já é grande.

O projeto Caravana Luiz Gonzaga vai à Escola é realizado pela Ação Cultural e foi contemplado no prêmio Funarte do Centenário de Luiz Gonzaga e teve como apoiadores no Lançamento o Instituto Banese, Banco do Nordeste, Centro de Criatividade, secretarias de Estado da Educação e Cultura, Fundação Aperipê e SEBRAE.
(Thiago Paulino)

Abaixo: Meninas da Oficina de Dança do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania.
 foto_ Marco Vieira



LEIA TAMBÉM:

SANFONA AFINADA... A AULA VAI COMEÇAR. Aqui

LANÇAMENTO DA CARAVANA CULTURAL LUIZ GONZAGA. Aqui

Leia mais:

http://www.overmundo.com.br/overblog/caravana-cultural-luiz-gonzaga-vai-a-escola-1

  Caravana Cultural Luiz Gonzaga. Diário de Bordo(1)  

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
4/11/2012 · 6 · 1
Boa Tarde em São Cristóvão! A Caravana Luiz Gonzaga agradece a acolhida, deixando e levando saudades.

Foi com bastante alegria que a trupe da Caravana Luiz Gonzaga aportou nesta terça-feira (30 de Outubro) na Escola Gaspar Lourenço (Apicuns) e no Espaço Cultural do Convento do Carmo (centro histórico) para realizar mais um dia de difusão cultural e formação educacional, utilizando como tema a vida e a obra musical de Luiz Gonzaga.

Vale destacar a bela paisagem e as excelentes instalações do espaço cultural construído pelos frades carmelitas para acolher os romeiros da Festa de Senhor dos Passos, local também utilizado para outras festas e eventos culturais da comunidade.

Outro fato que deixou a equipe da Caravana bastante satisfeita foi a simpatia e a atenção dispensada ao projeto pelo professor Serginho e pela diretora Georgina.

De igual modo, os alunos do Gaspar Lourenço tiveram uma participação impecável, muito atentos durante a palestra e na exibição da sequencia de imagens e áudio.

Nesta apresentação da Caravana Luiz Gonzaga, fomos prestigiados também com a presença do Padre Soares - Paróquia São Pio X (Aracaju), do subsecretário de movimentos sociais, Chico Buchinho, do professor e proprietário da Escola de Música Santa Cecilia (Aracaju), Sr. José de Deus Santos, da Sra. Eliene Marcelo, responsável pela recepção aos turistas que visitam a cidade patrimônio histórico da humanidade e do jovem Denisson, acadêmico do curso de História da UFS (Universidade Federal de Sergipe).

Outro motivo de alegria é ser São Cristóvão a cidade natal de Zezito de Oliveira, idealizador do projeto e coordenador de produção da Caravana Luiz Gonzaga. A cidade mantém tradições e possui um conjunto arquitetônico bastante inspirador para o florescimento de iniciativas culturais, a exemplo do Festival de Arte de São Cristóvão, um dos eventos mais importantes para cultura brasileira nas décadas de 70 e 80 do século XX.

Da mesma forma, o verde e as águas que ocupam a paisagem é um patrimônio que precisa ser reconhecido e garantido pela população da cidade, inclusive por seu potencial econômico de gerar emprego e renda para seus habitantes.

A expectativa é que a nova administração, a ser empossada em 01 de janeiro de 2013, compreenda que o patrimônio cultural e natural de São Cristóvão tem o potencial de melhorar a autoestima da sua população, prevenir o uso do crack e outras drogas pesadas, diminuir os índices crescentes de criminalidade e violência e, especialmente, de aumentar as oportunidades de emprego para a juventude sancristovense .

A Associação Cultural (Ação Cultural), sediada em São Cristóvão, colabora com estes objetivos participando da comissão organizadora do movimento de retomada do Festival de Arte de São Cristóvão, realizando a oficina de artes cênicas no Conjunto E. Gomes, que beneficia diretamente cerca de 30 crianças e adolescentes. Além disso, a Ação Cultural promove a realização da Caravana Luiz Gonzaga, que contempla 04 escolas sediadas no município e tem por meta atingir diretamente 500 alunos de escolas públicas da região.
(Zezito de Oliveira)



A caravana nas escolas Valnir Chagas(Aracaju) e 24 de Outubro (Aracaju).

Escola Valnir Chagas

O amor as paisagens da natureza, o som da sanfona que conquistou o Brasil vai novamente adentrar o espaço de duas escolas públicas de Aracaju. O projeto “Caravana Luiz Gonzaga vai à Escola” esteve na terça-feira (23) na instituição de ensino Valnir Chagas com apresentação musical e exposição fotográfica.

Já na quarta-feira (24) a vida de obra de Luiz Gonzaga será motivo de celebração na Escola 24 de Outubro, no Bairro 18 do Forte. “Nada melhor do que um projeto como esse para comemorar o aniversário da escola. Sou um apaixonado por Luiz Gonzaga e é importante os alunos verem e entenderem a trajetória de Luiz Gonzaga”, disse o professor Jerônimo de Andrade Leite, que dirige a escola desde 2009.

OCUPANDO ESPAÇOS – O diretor Jerônimo acredita que é importante olhar a escola como um espaço comunitário que deve ser ocupado com boas atividades. “As escolas devem ter mais experiências positivas e precisa ser mais explorada com coisas boas”, afirmou.

E quem vai ocupar a Escola 24 de Outubro será o trio Casaca de Couro que após a palestra do pesquisador José Augusto de Almeida apresentará um repertório cantando a vida de Luiz Gonzaga através da obra do sanfoneiro pernambucano. Outro destaque também vai para apresentação da coreografia “Cartinha de Seu Luiz” dançada pelos jovens do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania. A coreografia é baseada em vários fragmentos de músicas conhecidas de Luiz Gonzaga como “Xote das Meninas” e “Triste Partida”.

Para professora Lucivânia Silva Santos a música e a dança foi um dos pontos altos da passagem da Caravana Luiz Gonzaga pela Escola Valnir Chagas. “Despertou bastante o interesse deles. Na sala de aula os alunos já haviam produzido um livrinho e redações sobre Luiz Gonzaga”, afirmou Lucivânia que dá aulas de redação e língua portuguesa nas escolas.

O projeto Caravana Luiz Gonzaga vai à escola é uma realização da ONG AÇÃO CULTURAL com patrocínio da Funarte e pretende passar em 10 escolas de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro até dezembro de 2012.
(Thiago Paulino)

Caravana Leva o Rei do Baião à Escola Antônio Fontes Freitas.

A Caravana Luiz Gonzaga chega nessa próxima terça feira (16) na Escola Antônio Fontes Freitas, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro. A exposição com 30 fotos contando a vida e obra de Luiz Gonzaga será montada durante a tarde na instituição de ensino. No turno da noite haverá palestra com o pesquisador José Augusto de Almeida e apresentação do trio Casaca de Couro.

Para o professor Gilvan Rosa que dá aula de história na escola esse tipo de projeto é sempre boa surpresa. “Infelizmente não temos muitos projetos desse tipo nas escolas. Mas vai ser importante para que os alunos se reconhecerem na própria cultura e como sujeitos da sua história”,afirmou.

O público da escola que terá acesso a Caravana será de adolescentes e adultos do supletivo. “Para eles será novidade porque geralmente essas turmas não tem oportunidade de ver exposições e projetos como esse. Isso porque geralmente eles trabalham o resto do dia”, afirma o professor.

INTERAÇÃO - Segundo Gilvan Rosa a interação dos alunos com a Caravana será uma boa oportunidade de trocar e adquirir novas experiências. Esse intercâmbio ajudará os alunos a fazer atividades que vão além da sala de aula. “Já vinha trabalhando nas aulas de história algumas coisas sobre Luiz Gonzaga desde o começo do ano e a interação com a Caravana será muito boa. No próximo ano quero fazer um projeto que discuta sobre os 20 anos do Forró Siri”.
(Thiago Paulino)

A Caravana Luiz Gonzaga com o pé na estrada.

Reunião com professora da Escola Antônio Fontes Freitas



Caravana Luiz Gonzaga vai passar amanhã na Escola Petrônio Portela no Augusto Franco.

A aula de quarta feira a noite vai ser diferente na Escola Petrônio Portela, localizada no Conjunto Augusto franco, Zona Sul de Aracaju. A instituição vai ser a primeira a ser visitada pela “Caravana Luiz Gonzaga vai à Escola”, projeto realizado pela Ação Cultural e contemplando pelo prêmio Funarte em homenagem ao centenário Luiz Gonzaga.

Por volta das 14h uma exposição de aproximadamente 30 fotos de várias fases da vida de Luiz Gonzaga será aberta com um cenário que remete ao interior: mural que lembra casa de taipa, esteiras de palha. As fotos retratam a família, momentos de Era de Ouro das Rádios, o sanfoneiro com sua roupa em homenagem aos vaqueiros e imagens do local onde o Luiz Gonzaga nasceu.

Durante a noite o pesquisador e apaixonado pela obra do Rei do Baião, José Augusto de Almeida, fará uma palestra contando diversos fatos da vida do sanfoneiro e sua importância na música brasileira. Após a palestra adolescentes das oficinas do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania farão apresentação de dança. A noite será fechada com um repertório especial selecionado pelo trio Casaca de Couro com belas músicas do Rei do Baião.

Expectativa – cerca de 100 alunos do turno da noite estarão também assistindo e conhecendo a Caravana. A professora de português da Escola Petrônio Portela, Fátima Viana, acredita que o projeto terá uma boa receptividade pelos alunos. “Acredito que eles vão gostar. A gente fez uma gincana cultural uma vez e a resposta foi muito legal. Eles participaram bastante e apresentamos a dança de São Gonçalo. Se dizem que Sergipe é o pais do forró nós precisamos conhecer Luiz Gonzaga. O forró é a nossa cultura e precisamos valorizar”, destaca a professora.

Pedagoga responsável pelo turno da noite a professora Acácia Maria Santos acredita que o projeto da caravana merece apoio porque auxilia aos alunos a fazerem novas leituras de mundo. “O contato com elementos da obra de Luiz Gonzaga contribuirá para a formação dos nossos alunos e poderá suscitar o interesse pelas manifestações culturais nordestinas mais autênticas. Luiz Gonzaga é um ícone da cultura brasileira, não apenas da nordestina, seja pelo repertório, pelo estilo implantado, pelo que ele representou para o Nordeste, apresentando a realidade do nosso povo às outras regiões do Brasil”, afirmou.
(Thiago Paulino)

Como foi?

Muito feliz por ter estado ontem (12 de setembro de 2012) na Escola Estadual Petrônio Portela, no Conj. A. Franco, realizando o primeiro itinerário da Caravana Cultural Luiz Gonzaga Vai a Escola, após a realização do sensacional lançamento que ocorreu no dia 31 de Agosto no Museu da Gente Sergipana.

A razão maior disso tudo é poder estar contribuindo para unir arte e educação, cultura e cidadania com qualidade pedagógica e estética , ajudando escolas, artistas e grupos culturais na busca de laços, vínculos e pontos de convergência que possam fortalecer estes encontros e alianças.

Outro motivo de grande alegria foi o fato da escola está situada próximo ao Complexo Cultural “O Gonzagão”, local de realização das Semanas Luiz Gonzaga durante os anos de 2007 e 2008 e uma das iniciativas que serviram de inspiração para a elaboração do projeto da Caravana Luiz Gonzaga.

Também contamos com a presença da Dona Genilda, fundadora e presidente da quadrilha Asa Branca e alguns componentes, uma das duas sediadas no local, e que também estiveram presentes na noite de lançamento no Museu da Gente.

Na fala de abertura registramos a ausência/presença do professor José dos Santos, patrono da biblioteca da escola. A ausência se deve a morte prematura do profissional que ocorreu há cerca de três anos , com a idade de 54 anos, e a presença por causa da importância que o professor dava ao convite realizado as escolas da região, quando da realização das Semanas Luiz Gonzaga e pelo fato da Caravana Luiz Gonzaga Vai a Escola, ser um sonho também compartilhado com ele e que vai se tornando realidade.

Na ocasião, também foram lembrados aqueles que estão contribuindo para a realização da iniciativa, a Fundação Nacional de Arte – Ministério da Cultura, patrocinador oficial e os apoiadores locais, Fundação Aperipê, Museu da Gente Sergipana/Instituto Banese, Banco do Nordeste, Sebrae, Centro de Criatividade e Secretaria de Estado da Educação.

Por último a colaboração da articuladora local, professora Fátima Viana e a da direção, professora Célia e equipe técnica e funcionários da escola. A equipe do projeto, foi lembrada nas pessoas de Ana Lúcia e Irene Smith, assistentes de produção.

E como no dia do lançamento, a palestra do professor José Augusto e as apresentações artísticas das meninas do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania e do Trio Casaca de Couro deixaram um gosto de quero mais.

A diretora da escola, professora Célia, solicitou que voltássemos outras vezes aquela unidade de ensino com ações semelhantes e que não esquecêssemos das outras escolas que não foram contempladas este ano com a Caravana Luiz Gonzaga.

Dito e feito, nesta perspectiva, já estamos elaborando um segundo itinerário para o próximo ano e com o sucesso da edição 2012, acreditamos que obteremos sucesso na obtenção dos novos recursos financeiros necessários para tal empreitada.

Dentro de mais alguns dias, estaremos publicando as datas das nove escolas restantes da edição 2012 e para mais informações sobre a Caravana Luiz Gonzaga e sobre dicas de utilização da vida e da obra musical de Luiz Gonzaga em sala de aula, recomendamos que acessem o blog: 
(Zezito de Oliveira)
Roda de quadriha improvisada na apresentação da caravana no IFS - Foto: Alejandro Zambrana



Abaixo: Exposição Fotográfica - foto: Zezito de Oliveira

https://www.youtube.com/watch?v=QekrUbsOHYU&t=142s

PESQUISA PARA A PROSPECÇÃO DE ADESÃO DE ESCOLAS A “CARAVANA CULTURAL LUIZ GONZAGA VAI A ESCOLA”.


Nome da Escola:.............................................................................................................
Endereço:........................................................................................................................
E-mail e telefone:............................................................................................................
Nome do diretor (a):........................................................................................................
1 – A escola realiza iniciativa ou projetos pedagógicos integrados referenciados na cultura sergipana, regional ou brasileira?
( )SIM ( )Não
Em caso positivo: Quais a(s) disciplina(s) envolvidas?
2 – Informe o(s) nome do(s) projeto(s) e do(s) professor (es) responsável (eis), além de telefones e e-mail de pelo menos dois dos principais envolvidos com o projeto ou com a iniciativa. (professores, alunos ou agentes culturais).
3 – A escola dispõe de alunos envolvidos com a promoção de iniciativas culturais dentro da escola ou na comunidade do entorno? Em caso positivo. Cite os nomes, a série e a turma (de um a cinco).
4 – A escola se relaciona com a produção cultural do entorno? De que maneira isso acontece?
5 – A escola tem interesse em receber a Caravana Cultural Luiz Gonzaga?

 Informativo Díário de Bordo - Caravana Luiz Gonzaga vai à Escola. Leia AQUI

LUIZ GONZAGA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Texto que serve de base  para a elaboração da cartilha "Conhecendo o Nordeste com Luiz Gonzaga" Quem for utilizá-lo pode escrever para o e-mail zezitodeoliveira@gmail.com e informar como foi ou como está sendo utilizado.  Acesse AQUI


Nenhum comentário: