FÓRUM DE LITERATURA DE SERGIPE

O Fórum de Literatura tem como objetivo melhor posicionar a cadeia produtiva da literatura sergipana de forma coletiva no debate com os órgãos públicos, com relação a aplicação dos recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.

domingo, 19 de março de 2023



Click em cima dos títulos abaixo para acessar as outras publicações sobre o Fórum






VÍDEO 3 "A IMPORTÂNCIA  DO FÓRUM DE LITERATURA"


Fórum de Literatura de Sergipe
1 - Objetivo
Melhor posicionar a cadeia produtiva da literatura sergipana de forma coletiva no debate com os órgãos públicos, com relação a aplicação dos recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. 
2 - Histórico
 Até o presente momento o Fórum de Literatura realizou três reuniões  presenciais, e sete virtuais,  por meio de plataforma de vídeo conferência e dezenas de conversas em texto e áudio no grupo  whatsapp 
As reuniões  presenciais foram realizadas na Escola do Legislativo e no Museu da Gente Sergipana. Estas contaram com uma média de participação em torno de 10 pessoas. Já as reuniões virtuais contaram com uma média de 5 participantes.. O grupo do whatsapp conta com a presença adicionada de 30 pessoas.
3 - Perfil literário e cultural  dos participantes do fórum.
Os participantes mais ativos no Fórum de Literatura são escritores iniciantes ou com experiência média de cinco anos no campo da publicação.   A maioria escreveu um ou dois títulos. Um pequeno número foi contemplado  no edital da Lei Aldir Blanc 1 e no edital de publicações da SEDUC. Os gêneros literários são diversos - poesias, crônicas, romances, literatura infanto-juvenil, literatura de cordel e literatura de não ficção. Alguns integrantes do Fórum de Literatura também atuam com outras atividades ligadas ao universo da literatura como: Promoção de saraus, contação de histórias, produção e publicação de blog e canal no youtube especializado em literatura sergipana, revisão, edição, vídeo-poema, organização de festival multicultural e etc. Há também àqueles que atuam com outras linguagens, artes cênicas, audiovisual e etc..
4 - Produto principal lançado pelo Fórum de Literatura até o momento, junho de 2023.
Até o presente momento o principal produto lançado é o documento PROPOSTAS DA CADEIA PRODUTIVA DA LITERATURA PARA OS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO.
Este documento foi apresentado na oitiva (audiência pública) realizada pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP)no dia 08 de Março de 2023 no Museu da Gente Sergipana. Em seguida o documento foi entregue no dia 16 de maio, em reunião conjunta – Fórum de Literatura e Academia  barrocoqueirense de letras e artes (ABLA) , com a secretaria  de cultura da Barra dos Coqueiros, município integrante da região metropolitana de Aracaju.
Por último,  o documento foi protocolado na FUNCAJU-GP - Gabinete da Presidência FUNCAJU em 30/05/2023, recebendo o número 50.050/2023.

5 - Interação do Fórum de Literatura com outros coletivos de arte e cultura

Bate papo virtual na edição 374 do Ensaio Secreto em 30 de janeiro de 2023 com o tema “A importância do fórum de literatura” . A organização foi do coletivo Ensaio Secreto no Instagram
Roda de Conversa no dia 19 de março de 2023 no espaço cultural Doca com o tema  "Políticas públicas e formação de público local". A organização foi do  coletivo Incorporea XYZ
Roda de Conversa presencial na edição 381  do Ensaio Secreto em 20 de Março de 2023, intitulada “literatura e a construção da felizcidade” em alusão ao 168º aniversário da cidade de Aracaju. O local foi o espaço cultural 1AGallery. A organização foi do coletivo Ensaio Secreto.
Live no facebook no dia  01 de junho de 2023 com o tema “artistas da Barra dos Coqueiros discutem a lei Paulo Gustavo”, organizada pela Academia barrocoqueirense de letras e artes. (ABLA) 
Reunião virtual em 04 de junho de 2023, com agentes culturais do município de Socorro integrantes do Grupo Visão Cultural (GVC) com o tema “Preparação para a oitiva (audiência pública) referente aos editais da Lei Paulo Gustavo”.


Documento preparado pelo fórum de literatura,  com base nas conversas presenciais e reuniões virtuais realizadas em janeiro e fevereiro de 2023,  e apresentado na oitiva de  literatura promovida pela  FUNDAÇÃO de CULTURA e ARTE APERIPÊ de SERGIPE  (FUNCAP)  no dia  08 de Março de 2023 no Museu da Gente Sergipana.
 
Diagnóstico rápido dos editais da Lei Aldir Blanc
*A Lei Aldir Blanc (LAB) 1 foi extremamente relevante em relação à contemplação de projetos de artistas nas diversas áreas culturais, principalmente no período pandêmico.

*É importante ressaltar que a referida Lei foi além das questões financeiras, pois

proporcionou sonhos, esperanças, alento emocional. Mesmo em nossas prisões residenciais e interiores, fomos capazes de criar e tecer ideias. Foi uma verdadeira terapia.

*Por outro lado, a divulgação da LAB 1 para muitos realizadores culturais de Sergipe, só era vista nas mídias de âmbito nacional, não existiu a contento, uma divulgação local do processo.

*Essa situação levou a falsa compreensão, como por parte de um escritor, que pensou ser a LAB 1 voltada exclusivamente para propostas no campo do audiovisual, fora os que nem tiveram conhecimento da própria LAB 1.

*Os prazos de inscrições e de entrega das obras foram curtos, deixando os artistas

meio desesperados. Isso criou uma ansiedade terrível com implicações no ato criativo.

*Por outro lado, para contemplar um número mais alto de contemplados muitos editais tiveram valores pequenos, o que trouxe prejuízo a quem quis produzir um produto final melhor elaborado.


 SUGESTÕES PARA O EDITAL DA LEI PAULO GUSTAVO (LPG)
1.1 Ampliar o percentual de recursos destinados para a área da Literatura pela LPG, considerando a necessidade de atender ao ciclo completo de:

1 – Publicação. 2 - Formação de Público. 3 - Divulgação. 4 - Circulação.

 Sendo que: 1 - Publicação, como indicado, fomento a publicações.

2 - Divulgação, se refere ao fomento em formato jornalístico da divulgação em diversos meios, internet inclusive, acerca de livros impressos , ebooks, áudio livros e eventos diversos ligados a literatura.

3 - Formação de Público, significa atividades relacionadas a oficinas , rodas de conversa e saraus literários.

4 – Circulação, significa o fomento a feiras, festivais literários e similares.

 1.2 – É necessário garantir maior acessibilidade ao edital, o qual deve ser publicado contendo uma linguagem para fácil entendimento dos artistas, escritores e realizadores culturais das diversas linguagens e expressões culturais . Considerar a realidade da região ou território para a redação do edital.

1.3 – O site do Mapa Cultural é muito complexo, especialmente para quem não possui habilidades tecnológicas, o que torna necessário fazer revisão do formato para simplificar as inscrições.

1.4 - Ampliar o conceito de livro que vem sendo aplicada nos últimos editais, garantindo o protagonismo cultural do setor e/ou paridade com outros setores, visando o norte de projetos editoriais contemporâneos, afinados com as demandas culturais tecnológicas irrefreáveis, garantindo assim um melhor aproveitamento da verba de fomento e um produto competitivo no mercado literário. Assim sendo, este fórum entende o livro, já assimiladas e além das definições tradicionais, como uma plataforma midiática de acesso, conexão de conhecimentos e transversalidade com outras linguagens artísticas e didáticas. Por exemplo: edição de livro sobre música popular sergipana e demonstração de célula rítmica em vídeo disponível em plataforma, acessado pelo disponível em qrcode. Livro didático com conteúdo extensivo de video aulas acessadas por qrcodes. Livro com link em qrcode para acesso ao audiolivro. Propõe também ampliar o conceito de publicação de livros para além do tipo escrito-físico, considerar o fomento a publicação de ebook, audiolivros, incluindo nestes dois casos, livros já publicados, livros em braile e livros para pessoas com baixa visão, atendendo o quesito ‘acessibilidade’ presente essencialmente no uso das verbas públicas destinadas à editais. Considerando o público de necessidade especial e atentos às formas de consumir literatura das juventudes, ao qual as tecnologias e meios digitais são os caminhos predominantes para acesso de conhecimento, lazer e serviços.

 1.5 - Edital que possa direcionar recursos para realização de oficinas de escrita literária com saída de campo para laboratório de personagens e descrição de lugares.

 1.6 – Observar o percentual de livros destinados como contrapartida. Houve prefeituras que colocaram no edital a necessidade de destinação de 30% do total de livros publicados para isso. A proposta que trazemos é de 10%, sendo que a lista dos locais onde os livros serão distribuídos, deverá ser publicada no mapa cultural e na seção de noticias do site do órgão gestor e por outros meios que favoreçam o conhecimento público.

1.7 – O dinheiro liberado para publicações considere as diferenças para a produção de um livro de literatura (poesia, contos, romances e crônicas) e de outros livros baseados em projetos de pesquisas do campo da história, antropologia e etc , o que inclui mais tempo e custos para revisão, fotos, diagramação e etc. Sendo assim, a proposta é que livros oriundos de projetos de pesquisa recebam o valor do prêmio acrescido de 20% . Também considerar a necessidade de aplicação de um percentual maior de 20% para os livros infanto-juvenis, face aos altos custos do ilustrador, design gráfico, tipo de papel e etc..

 1.8 - Abrir processo de seleção pública para a contratação de profissionais, mediante análise de formação escolar/acadêmica, como também na experiência prática, solicitamos que a equipe seja formada por profissionais que dominem os aspectos técnicos e específicos de cada linguagem, incluindo a literatura. Estes profissionais deverão orientar na elaboração e inscrição dos projetos no mapa cultural, também deverão orientar os realizadores de cultura na produção do currículo cultural e do portfólio e na prestação de contas..

1.9 - Que seja colocado como critério classificatório, porém não eliminatório, de avaliação de propostas/projetos para o edital, aqueles com abordagem de aspectos ligados à memória histórica e cultural sergipana, visando estimular o conhecimento e a valorização de personagens, acontecimentos, lugares de memória, etc.., que estão/são marginalizados e/ou invisibilizados pela cultura hegemônica já posta como universal e central.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Documento proposta do Fórum de Literatura e Grupo Visão Cultural para o edital da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Socorro - Sergipe


À SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO

LITERATURA EM SOCORRO

LEI PAULO GUSTAVO

GVC - Grupo Visão Cultural / Fórum de Literatura de Sergipe

1 - Introdução – Quem somos

O GVC - Grupo Visão Cultural é um coletivo socorrense, existente há três anos, formado por pessoas residentes em Nossa Senhora do Socorro, atuantes nos diversos campos das artes e manifestações culturais do município, comprometidas em expandir, preservar, apoiar e divulgar toda e qualquer manifestação artística e cultural, com o propósito de manter viva nossas histórias e tradições, contudo, apoiando e incentivando novos movimentos artísticos e culturais criados e empreendidos pelos nossos jovens.

Destacamos em nosso grupo GVC, pessoas atuantes na área da literatura, em seus diversos aspectos e gêneros literários, com atividades como a escrita, rodas de leituras, bibliotecas comunitárias, contação de histórias, recitais e saraus poéticos. Sendo todas estas, atividades que visam    através do estímulo ao hábito da leitura, contribuir de forma substancial com a cultura e o desenvolvimento da nossa sociedade.

Em reuniões frequentes, onde de forma democrática dialogamos buscando formas de expandir e intensificar nossas atividades, encontramos na Lei Paulo Gustavo - Lei 195/2022, razões para nos apresentarmos a autoridades municipais responsáveis pela execução da Lei Paulo Gustavo, com base no seu regulamento através de editais, chamamentos públicos, prêmios ou quaisquer outras formas de seleção pública relativas aos recursos de que trata esta Lei Complementar.

Fórum de Literatura de Sergipe

1 - Objetivo

Melhor posicionar a cadeia produtiva da literatura sergipana de forma coletiva no debate com os órgãos públicos, com relação a aplicação dos recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. 

2 - Histórico

 Até o presente momento o Fórum de Literatura realizou três reuniões  presenciais, e sete virtuais,  por meio de plataforma de vídeo conferência e dezenas de conversas em texto e áudio no grupo  whatsapp 

As reuniões  presenciais foram realizadas na Escola do Legislativo e no Museu da Gente Sergipana. Estas contaram com uma média de participação em torno de 10 pessoas. Já as reuniões virtuais contaram com uma média de 5 participantes.. O grupo do whatsapp conta com a presença adicionada de 30 pessoas.

3 - Produto principal lançado pelo Fórum de Literatura até o momento, junho de 2023.

Até o presente momento o principal produto lançado é o documento PROPOSTAS DA CADEIA PRODUTIVA DA LITERATURA PARA OS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO.

Este documento foi apresentado na oitiva (audiência pública) realizada pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP)no dia 08 de Março de 2023 no Museu da Gente Sergipana. Em seguida o documento foi entregue no dia 16 de maio, em reunião conjunta – Fórum de Literatura e Academia  barrocoqueirense de letras e artes (ABLA) , com a secretaria  de cultura da Barra dos Coqueiros, município integrante da região metropolitana de Aracaju.

Por último,  o documento foi protocolado na FUNCAJU-GP - Gabinete da Presidência FUNCAJU em 30/05/2023, recebendo o número 50.050/2023.

2 – A Literatura na Lei Paulo Gustavo

A Literatura é contemplada pelo benefício da Lei Paulo Gustavo - Lei 195/2022, quando citada em seu § 9º do Art. 8º “Incluem-se nas atividades abrangidas pelos instrumentos de seleção previstos no § 1º deste artigo as relacionadas a artes visuais, música popular, música erudita, teatro, dança, circo, livro, leitura e literatura, arte digital, artes clássicas, artesanato, cultura hip-hop e funk, expressões artísticas e culturais afro-brasileiras, culturas dos povos indígenas, culturas dos povos nômades, culturas populares, capoeira, culturas quilombolas, culturas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, coletivos culturais não formalizados, carnaval, escolas de samba, blocos e bandas carnavalescos, e qualquer outra manifestação cultural”. 

3 – HISTÓRICO E ATUALIDADE DA LITERATURA EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO.

Em um espaço de tempo há sessenta anos atrás, não  há registro de escritores(as) publicados na biblioteca do município; a não ser, o livro da escritora Silvana (ESFINGE DA DOR) e o de Luís Bacelar (COMO VENCER ATRAVÉS DA FORÇA DA SUPERAÇÃO). Sem deixar de mencionar o escritor cordelista Jaci Farias com suas publicações independentes. 

E mesmo tendo uma Academia de Letras (ALS-ACADEMIA DE LETRAS SOCORRENSE), com três anos de existência, aproximadamente,  não existem ações de incentivo ao surgimento de novos escritores(as). 

Acreditamos que existam escritores(as) não identificados no meio desta que é a segunda maior população do Estado Sergipe.  

Também, não se nota interesse do poder público municipal em produzir, cursos, palestras, seminários ou feirinhas literárias nas comunidades. Apenas nas escolas é que se nota um grande anseio dos estudantes em empreender atividades literárias, mas que não encontram apoio para continuarem.

 Assim, se faz necessário a criação de mecanismos que possam despertar o interesse da juventude e de todos que possuem inclinação para a literatura. Quem sabe talvez, a gente possa um dia, através de publicações,  rodas de leituras  e outras iniciativas no campo literário, descobrir novos talentos que venham tirar Nossa Senhora do Socorro dessa obscuridade literária.

4- PROPOSTA DE EDITAL

Segundo dados do MINC através do portal  https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo/central-de-conteudo/municipios_d.pdf/view. Acesso em 16 de julho de 2023, Nossa Senhora do Socorro receberá um total de R$1.625.712,16  (um milhão e seiscentos e vinte e cinco mil, setecentos e doze reais e dezesseis centavos). Desse montante será destinado a apoio às demais áreas da Cultura que não o audiovisual, conforme Art. 8º da LPG, o valor de R$468.692,82 (quatrocentos e sessenta e oito mil, seiscentos e noventa e dois reais e oitenta e dois  centavos).

1 - Desse total qual o valor que defendemos para ser destinado a literatura?.

Defendemos 20% do valor R$468.692, 82, o que totaliza R$ 93.738, 56  para a literatura.

Sendo que este valor será distribuído em três dos quatro eixos que compõe o ciclo completo da literatura, conforme consta no documento 1. 0 com sugestões para os editais de Literatura das Leis Paulo Gustavo  e Aldir Blanc 2, em anexo.  

1 – Publicação, se refere ao formato impresso, como também e-book e áudio livro. 

2 - Formação de Público, se refere a atividades relacionadas a oficinas , rodas de conversa/leitura e saraus literários.

 3 - Divulgação. se refere ao fomento em formato jornalístico da divulgação em diversos meios, internet inclusive, acerca de livros impressos , ebooks, áudio livros e eventos diversos ligados a literatura 

4 – Circulação, se refere ao fomento a feiras, festivais literários e similares.

Dos quatro eixos acima ,  propostos no documento 1.0  do Fórum de Literatura para os editais da Lei Paulo Gustavo, defendemos em editais da Lei Paulo Gustavo para Socorro até o eixo 3. Ficando o eixo 4, circulação, para os editais da Lei Aldir Blanc 2, considerando os custos mais altos para feiras, festivais literários e similares.

Em termos quantitativos propomos a divisão do valor total para literatura, da seguinte maneira

Eixo 1 – 50.000 correspondente a distribuição de R$10.000,00 mediante seleção por meio de edital púbico de seleção para cinco autores de livro em formato impresso ou audiolivro

Eixo 2 – R$30.000,00 correspondente a distribuição de R$3.000,00 para dez produtores/realizadores de saraus ou oficinas literárias , mediante regras de seleção pública

Eixo 3 – R$13.738,56 correspondente a produtores de conteúdos de comunicação direcionados a área da literatura, de acordo com a divisão abaixo:

Jornal/Revista - R$3.000 (um contemplado)

Blog – R$2.738,56 (um contemplado) 

blog –Lives – R$1.500,00 X 2 contemplados = R$3.000,00

Podcast – R$2.500,00 X 2 contemplados = R$5.000,00

Das inscrições

Poderão se inscrever no edital: Escritores, Professores, e integrantes da cadeia produtiva da literatura,  apresentando como comprovação do exercício das atividades: certificados, folders, matérias de jornais, sites, material de divulgação, portfólio, vídeos,  e declarações emitidas por grupos e coletivos de literatura, livro de presença de eventos literários. Serão aceitos Pessoas Jurídicas de Direito Privado, sem Fins Lucrativos; Pessoas Jurídicas de Direito Privado, com Fins Lucrativos; Microempreendedor Individual e Pessoas Físicas, com sede e foro no estado de Sergipe com pelo menos 02 (dois) anos e que apresentem expressamente em seus atos constitutivos - finalidade ou atividade de cunho artístico e/ou cultural relacionado a atividade literatura.

Critérios de Avaliação


Na análise do projeto técnico pela Comissão de Seleção, serão considerados os seguintes aspectos, pontuados de 01 a 05 com os respectivos pesos.

I         Qualidade e Viabilidade Técnica – peso 03

II        Visibilidade e retorno social da proposta (contrapartidas sociais) – peso 01

III       Realização de atividades para assegurar mecanismos de estímulo à participação e protagonismo de pessoas idosas, de negros, de indígenas, de povos tradicionais, inclusive de terreiro e quilombolas, de populações nômades, de pessoas do segmento LGBTQIA+, de pessoas com deficiência e de outras minorias, por meio de ações afirmativas - peso 01

IV       Currículos de proponentes, grupos e demais profissionais envolvidos que comprovem atividades de literatura ou relacionado, de no mínimo dois anos em atividades – peso 03

V        Visibilidade de territórios de vulnerabilidade social que façam parte do mapa da violência – peso 01

VI          Realização de atividades que contemple alunos e professores de escolas publicas ou universidades públicas ou privadas que tenham estudantes do programa Universidade para todos (Prouni) – peso 01

VII          Realização de atividades que contemple profissionais e equipamento de saúde - peso 01

VIII         Realização de atividades que contemple coletivos culturais e de associações comunitárias ou de atividades de espaços públicos de sua comunidade – peso 02

IX -  Apresentação de propostas destacando a abordagem de aspectos ligados à memória histórica e cultural de Nossa Senhora do Socorro, com destaque para personagens, acontecimentos e lugares de memória que estão/são marginalizados e/ou invisibilizados pela cultura hegemônica. – peso 02

 4 – MAPEAMENTO DE ESCRITORES DA CIDADE DE NOSSA SENHORA DO  SOCORRO. REALIZADO POR INTEGRANTES DO FÓRUM DE LITERATURA DE SERGIPE E GRUPO VISÃO CULTURAL

 1 - Luis Carlos R. Bacelar, escritor do município com livro publicado (COMO VENCER ATRAVÉS DA FORÇA DA SUPERAÇÃO)  e-mail: mvbassa@gmail.com REDES SOCIAIS: @mvbassa / Facebook: MVBassa Luis Bacelar / YouTube: MVBassa/ @grupovisaocultural / Mapa Cultural de Sergipe.

2 - Jaci Alves Dias de Farias (Jaci Farias)

E-mail: jacifarias.poeta@gmail.com

Redes virtuais

Facebook Jaci Farias

Instagram @jacifarias63

Principais realizações

Obra publicada em 2020

"NA Pandemia Amor e  Solidariedade" (literatura de cordel)

Obra publicada em 2021

"Com Ensinamento e Dor 2020 Passou" e eu vi, eu tava lá. (literatura de cordel)

3 - Nome: Simone Santos de Jesus Cruz

E-mail:  simonemuryllo@hotmail.com

Redes virtuais: @simonemuryllo

Principais realizações

Professora de Língua Portuguesa há dezessete anos no Colégio Estadual Jorge Amado no Conjunto João Alves, Socorro, SE. Onde participa, de maneira interdisciplinar,  de diversos projetos com o objetivo de difundir a Literatura, a cultura e as artes no ambiente escolar e fora dele, bem como a sensibilização dos alunos para as práticas de leitura e escrita e seus usos sociais no ambiente em que estão inseridos.

Coautora em dezenas de Antologias Poéticas. Ama ler e escrever nas horas vagas.

Atualmente,  está desenvolvendo um projeto de mestrado sobre Literatura de Cordel e Letramento na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Sergipe,  Campus Socorro.

4 - Nome (escritor e/ou iniciativa): Pescando Memórias (biblioteca comunitária)

E-mail: institutoc.e.desergipe@outlook.com

Redes virtuais: @pescando_memorias (Instagram)

Principais realizações (até três):

- Maratona da Leitura (anos de edição de 2017 à 2023)

- Campanha doe um ovo de chocolate e incentive a Leitura (anos de edição 2021/2022/2023)

5 - Nome: Josevânia Sobrinho Santos (Vânia Sobrinho)

Escritora.

Email: josevaniass@hotmail.com

REDES SOCIAIS:  @josevass/ Facebook: Josevânia Sobrinho Santos/ YouTube: Josevânia Sobrinho Santos/ Grupo Visão Cultural/ Grupo Sarau Sergipano de Mulheres/ Grupo Conexão Femimina

(feminina.se@gemail.com)

Criadora da Coluna Biografia de Cada Dia, (Textos Biograficos) .

6 - Nome: Gil Robson de Oliveira Santos

E-mail:  gilrobsonpessoal@gmail.com

Principais realizações

Participações em antologias com textos em versos.

Produção de textos acadêmicos nas áreas do letramento em meio digital.

7 - Nome: Marcos José Batista Silva

Redes vrtuais: https://instagram.com/marcoszesilva?igshid=MzNlNGNkZWQ4Mg==

https://youtube.com/@MARCOSSILVA-vs8je

https://www.linkedin.com/in/marcos-silva-638430142

Principais realizações: Organizador da Casa Cultural em 2018 e 2019.

Membro correspondente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes.

Membro do GVC - Grupo Visão Cultural.

Tenho uma obra pré pronta para concluir e lançar.

8 - JOSE RENILSON SOUZA SANTOS

renilson13@hotmail.com

9 - Nome: Silvana Menezes da Silva

Livro publicado ESFINGE DA DOR

 Nossa Senhora do Socorro (SE), 02 de agosto de 2023

 

Assinaturas

 Luis Carlos R. Bacelar

(coordenador do Grupo Visão Cultual) 

José de Oliveira Santos

(coordenador do Fórum de Literatura de Socorro)