blog da Cultura

informações sobre ações culturais de base comunitária, cultura periférica, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

LUTO - Morre Sérgio Mendes. Um dos maiores responsáveis pela popularização da bossa nova no exterior.


 
Uma das principais referências da música brasileira nos anos 1960, em especial nos EUA e Europa. Depois de Tom Jobim e João Gilberto, era o nome mais representativo da geração de classe média que fez história na cultura brasileira. Se não fosse o golpe de 1964, o Brasil cantado pela bossa nova não seria apenas uma expectativa. Lembro do meu pai mais uma vez. Assim como no momento da morte de João Gilberto. Também lembro do menino que fui, com o respeito pela bossa nova que tinha, assim como pelo samba jazz, mas que não era muito chegado a um som burguês, de classe média, alienado. Mas o tempo passou e o sentimento de hoje é VIVA A BOSSA NOVA! Também.....

Zezito de Oliveira

TV Cultura 
  · 
O músico foi o brasileiro com mais gravações emplacadas no Top 100 das paradas dos EUA. Ao todo, foram 14 músicas, como Mas Que Nada, que chegou ao 47º lugar em 1966.
#TVCultura #SergioMendes #Íconedamusica 

Da Redação
06/09/2024 12h34
    

O músico Sergio Mendes, consagrado como um dos maiores nomes internacionais da música brasileira com o sucesso de sua versão de “Mas Que Nada” (originalmente composta por Jorge Ben) nos EUA, morreu aos 83 anos. As informações foram divulgadas pelo TMZ e pelo jornal O Globo.

Mendes vivia há seis décadas com a esposa, a cantora Gracinha Leporace, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além de casal, os dois eram parceiros musicais. Eles decidiram morar no país norte-americano, onde Sergio realizou duas turnês ao lado de Frank Sinatra, por conta da instabilidade no Brasil após o golpe militar de 1964.

O músico foi o brasileiro com mais gravações emplacadas no Top 100 das paradas dos EUA. Ao todo, foram 14 músicas, como Mas Que Nada, que chegou ao 47º lugar em 1966, e Olympia, que alcançou a 58ª posição em 1984.

Sergio Mendes ganhou um Grammy, dois Grammys latinos, e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música "Real in Rio", do filme "Rio" (2011).

Em 2020, o documentário "Sérgio Mendes: Na Chave da Alegria" contou a história do artista, que começou a carreira como pianista clássico antes de ingressar no jazz e na bossa nova.



Por Mauro Ferreira

Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'. Faz um guia para todas as tribos

Som exuberante de Sergio Mendes foi a mais completa tradução do suingue brasileiro para os Estados Unidos
Principal embaixador pop da bossa nacional nos anos 1960, pianista fluminense também estourou em escala mundial com balada romântica em 1983 e revitalizou a discografia ao se unir ao rap em 2006.
06/09/2024 13h27  

Sergio Mendes (1941 – 2024) morre aos 83 anos, em Los Angeles (EUA), no país onde fez nome, fama e fortuna com som pop tropical calcado na bossa do Brasil — Foto: Katsunari Kawai / Divulgação
Sergio Mendes (1941 – 2024) morre aos 83 anos, em Los Angeles (EUA), no país onde fez nome, fama e fortuna com som pop tropical calcado na bossa do Brasil — Foto: Katsunari Kawai / Divulgação

♫ OBITUÁRIO

♪ O som exuberante de Sergio Mendes foi a mais completa tradução da bossa brasileira para o idioma pop norte-americano. A partir de 1966, o pianista, arranjador e compositor fluminense – nascido em Niterói (RJ) – conquistou os Estados Unidos, e por consequência o mundo, com um suingue nacional tipo exportação.

O estopim para o estrelato foi gravação turbinada do samba Mas que nada (Jorge Ben Jor, 1962) que deu início ao reinado de Mendes com o conjunto Brasil’66.

É por isso que a notícia da morte de Sergio Santos Mendes (11 de fevereiro de 1941 – 6 de setembro de 2024), veiculada na manhã de hoje, entristece o universo pop em escala planetária. Sergio Mendes sai de cena aos 83 anos, em Los Angeles (EUA), no país onde fez nome, fama e fortuna.

Em atividade profissional desde 1961, ano em que integrou o Sexteto Bossa Rio, Sergio Mendes foi pela primeira vez aos Estados Unidos em 1962 como integrante do elenco do lendário show que apresentou oficialmente a bossa nova aos Estados Unidos no palco do Carnegie Hall em Nova York (EUA).

O artista voltou ao Brasil logo depois do show, mas, atento aos sinais de desgaste da bossa nova no país natal, decidiu retornar aos EUA e ficar por lá a partir de 1964, ano em que o samba Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962) ganhou o mundo na voz de Astrud Gilberto (1940 – 2023) em gravação feita em 1964 para álbum do saxofonista de jazz Stan Getz (1927 – 1991) com João Gilberto (1931 – 2019).

Nos Estados Unidos, Sergio Mendes deu forma à própria bossa com um toque latino e seduziu o público norte-americano em 1966 com o álbum Herb Alpert presents Sergio Mendes & Brazil’66, alavancado pela já mencionada abordagem do samba Mas que nada. Desde então, Mendes se tornou uma espécie de embaixador brasileiro da bossa nova e, por extensão, do samba-jazz e do jazz latino.

Dois anos após o estouro de Mas que nada, Mendes conseguiu emplacar outro grande sucesso mundial em 1968, abordando com suingue próprio a canção The fool on the hill (John Lennon e Paul McCartney,1967), lançada pelos Beatles no ano anterior. O mesmo ano de 1967 em que Sergio Mendes injetara bossa na canção The look of love (Burt Bacharach e Hal David, 1967), destaque do álbum Look around (1967) em abordagem repetida ao vivo pelo músico em março de 1968 na cerimônia do Oscar. Estava consolidada a escala internacional de Sergio Mendes.

Nos áureos anos 1960, a discografia de Sergio Mendes com o grupo Brasil’66 tinha repertório bilíngue em inglês e português. Além das canções norte-americanas e britânicas, havia músicas de compositores brasileiros como Edu Lobo, Gilberto Gil e, claro, Tom Jobim (1927 – 1994). Aliado aos vocais de Lani Hall (de 1966 a 1968) e Gracinha Leporace, parceira de música e vida, o balanço vibrante do pianista era o denominado comum desse variado repertório.

Sergio Mendes atravessou os anos 1970 sem repetir o sucesso da década anterior, mas a agenda internacional nunca ficou vazia. No que diz respeito aos discos, o artista voltou a ficar sob os holofotes mundiais em 1983, ano em que já tinha finalizado álbum de acabamento pop, mas decidiu reabrir o disco para incluir aliciante balada, Never gonna let you go (Barry Mann e Cynthia Well), que lhe chegara aos ouvidos na voz de Joe Pizzulo, cantor norte-americano de ascendência italiana.

A decisão foi sábia. Gravada pelo pianista com a voz de Pizzulo, a balada virou hit planetário e alavancou o álbum Sergio Mendes (1983).

Em discografia de altos e baixos comerciais, cabe destacar o álbum Brasileiro (1992), trabalho revigorante que marcou o encontro de Sergio Mendes com Carlinhos Brown.

Foi nesse álbum Brasileiro que apareceu a música Lua soberana (Ivan Lins e Vitor Martins, 1992), amplificada no Brasil em 1993 na trilha sonora da novela Renascer, na gravação original de Mendes, e revivida neste ano de 2024 nas vozes das cantoras baianas Luedji Luna e Xênia França em gravação feita para a trilha sonora do remake da novela.

Mais tarde, 14 anos após o disco Brasileiro, Sergio Mendes ganhou outra injeção de ânimo na carreira ao se unir ao rapper norte-americano will.i.am no álbum Timeless (2006).

O revival do samba Mas que nada, em esquema novo com o grupo Black Eyed Peas, revitalizou a bossa de Sergio Mendes, pianista que, partindo das águas fluminenses da Baía de Guanabara, exportou o suingue brasileiro para o mundo e se tornou, ele próprio, sinônimo de balanço pop e brasileiro.

Nesse sentido, o som tropical de Sergio Mendes se configurou de fato atemporal, ainda que seja evocativo de uma época, os anos 1960, em que o mundo se voltou para a bossa do Brasil.

José teles
A  TV anuncia a morte de Sérgio, com apresentadoras demonstrando um quase total desconhecimento da carreira do pianista. Sérgio Mendes foi superstar com o Brasil 66, com Mas Que Nada, de Jorge Ben, e derrubou os Beatles das paradas tocando Beatles, no caso The Fool on The Hill, também com o Brasil 66.
 Uma das apresentadoras disse que Sérgio Mendes estourou por causa do Black Eyed Peas, com quem regravou Mas Que Nada. Outra comentou que ele, depois de Carmem Miranda, foi o único brasileiro a ter muito sucesso divulgando nossa música no exterior. Deixando de fora Eumir Deodato, João Gilberto, Astrud Gilberto e Tom Jobim.
Mas se deve dar o devido desconto às jornalistas.  Embora não sejam tão jovens, não tinham nascido quando Sérgio Mendes chegou às paradas mundiaia, o que aconteceu há 58 anos.  Ele esteve no auge na década de 60. Nos 70, a fórmula que criou, com samba jazz, pop, bons arranjos, e um piano suingado, tornou-se repetitiva. Mas mesmo quando não fazia mais o mesmo sucesso continuou a gravar discos, que vendiam bem, e a fazer extensas turnês.
Retornou às paradas em 1984, com o álbum Neve Gonna Let You Go, foi reaparecendo na mídia nos anos 90, até voltar ao topo com a citada parceria com a Black Eyed Peas. Embora sem repetir o feito dos anos 60, continuou a fazer sucesso, mediano é certo, até o final.
Leia em telestoques.com sobre a visita de Sergio Mendes ao Recife, em 1995, no ápice do manguebeat, e a esnobada que levou de Chico Science.

https://telestoques.wordpress.com/2024/09/06/sergio-mendes-universalizou-a-bossa-nova-com-formula-criada-por-ele/

https://telestoques.wordpress.com/2024/09/06/sergio-mendes-veio-ao-recife-conhecer-a-musica-pernambucana-e-foi-esnobado-por-chico-science/

Sergio Mendes & Brasil 66 - The fool on the hill (1968)



Sérgio Mendes - Maracatudo (feat. Gracinha Leporace, Jean Kidula, Maracatu Nação Pernambuco)



Certa vez, Mendes resumiu sua filosofia musical dizendo que, quando pensava em música brasileira, as primeiras palavras que lhe vinham à mente eram 'alegria, celebração, festa. Acho que está no espírito do povo em geral.'
Ele morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos: https://bbc.in/4cQp98M



GA

NHEALMOFADAFB
petlove.com.br

Suas Páginas e perfis

AÇÃO Cultural
Mudar para a Página
Criar promoção

Aniversários

Thiago Jose Dos Santos e outras 8 pessoas fazem aniversário hoje.

Contatos

  • Online
    Antônio da Cruz
  • Online
    Sandra Beiju
  • Online
    Solange Leal Pereira
  • Online
    Carolina Vilani Pereira Pinto
  • Online
    JF Alencar
  • Online
    Cremildo Almeida Melo Júnior
  • Online
    Alex Sandro R Gomes
  • Online
    Dudu De Morro Agudo
  • Online
    Valéria Pisauro
  • Online
    Eduardo Freitas
  • Online
    Cássinho Dias
  • Online
    Carlos Roberto Carvalho
  • Online
    Tánia Tânia Santos de Jesus
  • Online
    Flavio Bob Damacena
  • Online
    Fatima Nunes
  • Online
    José Bragheto
  • Online
    João Batista Conrado

Bate-papos em grupo

  • Online
    Administradores da com TdL
  • Online
    Fatima, Irene Caiapó e outras 15 pessoas
  • Online
    Maira, Isabel e outras 14 pessoas
Criar bate-papo em grupo

Postado por AÇÃO CULTURAL às sexta-feira, setembro 06, 2024
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Lives 2024 da Ação Cultural

Lives 2024 da Ação Cultural
clique na imagem

Frutos da Lei Paulo Gustavo

Frutos da Lei Paulo Gustavo
clique em cima da imagem para ler as postagens

#cinerealidade2024

#cinerealidade2024
clique na imagem para acessarr as postagens sobre a retomada do Cine Realidade

MEMÓRIA DA AÇÃO CULTURAL - 20 ANOS

MEMÓRIA DA AÇÃO CULTURAL - 20 ANOS
clique na imagem

#abril1974+50

#abril1974+50
série de postagens sobre o cinquentenário da revolução dos cravos em Portugal

#1964+60

#1964+60
#1964+60 - Série de postagens sobre a luta pela memória em defesa da democracia e contra a ditadura militar instalada em 1964.

Blog parceiro

Blog parceiro

Pesquisar este blog

Refundação da Ação Cultural

#acaocultural Refundação da Ação Cultural

A Ação Cultural é uma organização da sociedade civil pioneira no trabalho com dança moderna, audiovisual, cineclube e hip-hop, junto e mistu...

Arquivo do blog

  • ►  2025 (144)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (40)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (34)
    • ►  janeiro (13)
  • ▼  2024 (671)
    • ►  novembro (44)
    • ►  outubro (52)
    • ▼  setembro (50)
      • Artistas e intelectuais lançam manifesto por voto ...
      • Cultura Viva e o transbordamento de fronteira - en...
      • Doces lembranças da minha infância. Lelê Teles e P...
      • IGREJA, ELEIÇÃO E CONTRADIÇÃO? Pe. José Soares - ...
      • Atores são pagos para sair às ruas e espalhar fake...
      • 🇧🇷 Curso de extensão: CineEducação: Reflexões so...
      • CINECLUBE REALIDADE NA BASE, NEM SEMPRE COM EDITAL...
      • A cultura e juventude precisa ser levado mais a sé...
      • A jornalista Natália Urban que nos deixou ontem ao...
      • Uso de celulares nas escolas traz mais prejuízos d...
      • SE NÃO AGORA, QUANDO? O FASCISMO SE ESPALHANDO E E...
      • Papa Francisco por Padre Zezinho e pelo Prof.º de ...
      • brasil paralelo e universidades públicas
      • SOBRE A INSTRUÇÃO NORMATIVA MINC Nº 17, DE 17 DE...
      • HOJE 21 DE SETEMBRO É O DIA DA ARVORE, ANDAVA MEIO...
      • O que os candidatos a prefeito e vereador de Araca...
      • Neste dia em que comemoramos o aniversário do nasc...
      • Os Doze de Osasco: Uma História de Cultura e Resis...
      • Dos oitos deputados federais e três senadores por ...
      • 21 de Setembro - dia da árvore
      • E como foi que chegamos a um nível tão baixo de ca...
      • Renovadora e perseguida: Maria Nilde Mascellani - ...
      • A 4ª Sessão do Cine Realidade no Bairro Industrial...
      • Agência Pública & Eleições 2024. Vamos investigar...
      • Que doideira, um bocado de candidatos a vereador n...
      • Boulos apresenta seu plano de governo para enfrent...
      • Canções clamores em forma de oração para tocar men...
      • Sergipe só tem 20% da vegetação nativa, o estado d...
      • Shows de Gusttavo Lima consomem até 50% de orçamen...
      • Em Teresópolis (RJ) dinheiro da lei de incentivo s...
      • Candidatos prometem criar empregos e revitalizar o...
      • A China que eu vi, vivi e senti constrói um novo m...
      • Queimadas: o agronegócio acende o fósforo
      • A lotação da Bienal do Livro de São Paulo neste pr...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 - ABRAÇANDO E AGRADECENDO A P...
      • A esquerda no divã - Mais excelentes análises sobr...
      • O mergulho da familia brasileira nos jogos on-line...
      • Eis o Manifesto das Periferias de São Paulo
      • Silvio Almeida e as acusações de assédio....Dossi...
      • LUTO - Morre Sérgio Mendes. Um dos maiores respons...
      • Quem conhece Alina Paim? Escritora sergipana prest...
      • Cinema e educação Por Gildo Alves Bezerra *
      • O ano é 2024. (20 anos de fundação da Ação Cultur...
      • PERDEMOS A NOÇÃO DE GRAVIDADE POLÍTICA. NOTINHA. ¨...
      • As excelentes análises do canal Normose sobre o jo...
      • De Sergipe para o mundo a peça Billie Holiday, a c...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 - Chaui: Intelectuais, militâ...
      • Após ser ovacionado por 10 minutos no Festival de ...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 em SP e no restante do Brasi...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 - Neste domingo, 8 de Setembr...
    • ►  agosto (64)
    • ►  julho (56)
    • ►  junho (79)
    • ►  maio (58)
    • ►  abril (67)
    • ►  março (76)
    • ►  fevereiro (74)
    • ►  janeiro (51)
  • ►  2023 (543)
    • ►  dezembro (45)
    • ►  novembro (36)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (53)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (41)
    • ►  maio (44)
    • ►  abril (28)
    • ►  março (44)
    • ►  fevereiro (41)
    • ►  janeiro (43)
  • ►  2022 (354)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (25)
    • ►  setembro (30)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (32)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (27)
    • ►  fevereiro (18)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2021 (83)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (15)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (3)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (15)
  • ►  2020 (240)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (43)
    • ►  junho (22)
    • ►  maio (27)
    • ►  abril (26)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2019 (161)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (26)
    • ►  janeiro (23)
  • ►  2018 (194)
    • ►  dezembro (17)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (27)
    • ►  julho (30)
    • ►  junho (27)
    • ►  maio (14)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (7)
  • ►  2017 (40)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2016 (63)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2015 (144)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (27)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (24)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2014 (191)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (40)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (32)
    • ►  fevereiro (21)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2013 (534)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (16)
    • ►  agosto (45)
    • ►  julho (82)
    • ►  junho (62)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (90)
    • ►  março (80)
    • ►  fevereiro (37)
    • ►  janeiro (31)
  • ►  2012 (301)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (25)
    • ►  outubro (41)
    • ►  setembro (22)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (13)
    • ►  junho (42)
    • ►  maio (48)
    • ►  abril (17)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (29)
  • ►  2011 (158)
    • ►  dezembro (37)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (10)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2010 (48)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (5)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (6)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2009 (12)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2008 (43)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (4)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (20)

Translate

O QUE É E O QUE FAZ AÇÃO CULTURAL

  • O QUE É E O QUE FAZ A AÇÃO CULTURAL
  • DANÇAS CIRCULARES
  • LIVRO AMABA/PROJETO RECULTURARTE
  • AGENDA DE EVENTOS DA AÇÃO CULTURAL 2015
  • PROJETO ECARTE
  • FÓRUNS POPULARES DE CULTURA
  • FÓRUM DE LITERATURA DE SERGIPE
  • AGENDAS E GUIAS CULTURAIS DE SERGIPE
  • PONTO DE CULTURA: JUVENTUDE E CIDADANIA
  • CINECLUBE REALIDADE
  • CARAVANA CULTURAL LUIZ GONZAGA VAI A ESCOLA - 2012 e 2013
  • MOVIMENTO PRÓ FESTIVAL DE ARTE DE SÃO CRISTÓVÃO
  • LIVES DA AÇÃO CULTURAL
  • ESTATUTO DA JUVENTUDE, CF 2013, JMJ, JORNADA DE LUTAS DA JUVENTUDE E ETC..
  • RÁDIO WEB DA AÇÃO CULTURAL - CANÇÕES QUE FAZEM UM PAÍS.
  • PROJETO JORNADA ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE
  • O BRASIL QUE QUEREMOS

Seguidores

Arquivo do blog

  • ►  2025 (144)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (40)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (34)
    • ►  janeiro (13)
  • ▼  2024 (671)
    • ►  novembro (44)
    • ►  outubro (52)
    • ▼  setembro (50)
      • Artistas e intelectuais lançam manifesto por voto ...
      • Cultura Viva e o transbordamento de fronteira - en...
      • Doces lembranças da minha infância. Lelê Teles e P...
      • IGREJA, ELEIÇÃO E CONTRADIÇÃO? Pe. José Soares - ...
      • Atores são pagos para sair às ruas e espalhar fake...
      • 🇧🇷 Curso de extensão: CineEducação: Reflexões so...
      • CINECLUBE REALIDADE NA BASE, NEM SEMPRE COM EDITAL...
      • A cultura e juventude precisa ser levado mais a sé...
      • A jornalista Natália Urban que nos deixou ontem ao...
      • Uso de celulares nas escolas traz mais prejuízos d...
      • SE NÃO AGORA, QUANDO? O FASCISMO SE ESPALHANDO E E...
      • Papa Francisco por Padre Zezinho e pelo Prof.º de ...
      • brasil paralelo e universidades públicas
      • SOBRE A INSTRUÇÃO NORMATIVA MINC Nº 17, DE 17 DE...
      • HOJE 21 DE SETEMBRO É O DIA DA ARVORE, ANDAVA MEIO...
      • O que os candidatos a prefeito e vereador de Araca...
      • Neste dia em que comemoramos o aniversário do nasc...
      • Os Doze de Osasco: Uma História de Cultura e Resis...
      • Dos oitos deputados federais e três senadores por ...
      • 21 de Setembro - dia da árvore
      • E como foi que chegamos a um nível tão baixo de ca...
      • Renovadora e perseguida: Maria Nilde Mascellani - ...
      • A 4ª Sessão do Cine Realidade no Bairro Industrial...
      • Agência Pública & Eleições 2024. Vamos investigar...
      • Que doideira, um bocado de candidatos a vereador n...
      • Boulos apresenta seu plano de governo para enfrent...
      • Canções clamores em forma de oração para tocar men...
      • Sergipe só tem 20% da vegetação nativa, o estado d...
      • Shows de Gusttavo Lima consomem até 50% de orçamen...
      • Em Teresópolis (RJ) dinheiro da lei de incentivo s...
      • Candidatos prometem criar empregos e revitalizar o...
      • A China que eu vi, vivi e senti constrói um novo m...
      • Queimadas: o agronegócio acende o fósforo
      • A lotação da Bienal do Livro de São Paulo neste pr...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 - ABRAÇANDO E AGRADECENDO A P...
      • A esquerda no divã - Mais excelentes análises sobr...
      • O mergulho da familia brasileira nos jogos on-line...
      • Eis o Manifesto das Periferias de São Paulo
      • Silvio Almeida e as acusações de assédio....Dossi...
      • LUTO - Morre Sérgio Mendes. Um dos maiores respons...
      • Quem conhece Alina Paim? Escritora sergipana prest...
      • Cinema e educação Por Gildo Alves Bezerra *
      • O ano é 2024. (20 anos de fundação da Ação Cultur...
      • PERDEMOS A NOÇÃO DE GRAVIDADE POLÍTICA. NOTINHA. ¨...
      • As excelentes análises do canal Normose sobre o jo...
      • De Sergipe para o mundo a peça Billie Holiday, a c...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 - Chaui: Intelectuais, militâ...
      • Após ser ovacionado por 10 minutos no Festival de ...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 em SP e no restante do Brasi...
      • #CULTURAELEIÇÕES2024 - Neste domingo, 8 de Setembr...
    • ►  agosto (64)
    • ►  julho (56)
    • ►  junho (79)
    • ►  maio (58)
    • ►  abril (67)
    • ►  março (76)
    • ►  fevereiro (74)
    • ►  janeiro (51)
  • ►  2023 (543)
    • ►  dezembro (45)
    • ►  novembro (36)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (62)
    • ►  agosto (53)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (41)
    • ►  maio (44)
    • ►  abril (28)
    • ►  março (44)
    • ►  fevereiro (41)
    • ►  janeiro (43)
  • ►  2022 (354)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (25)
    • ►  setembro (30)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (32)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (27)
    • ►  fevereiro (18)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2021 (83)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (15)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (3)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (15)
  • ►  2020 (240)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (43)
    • ►  junho (22)
    • ►  maio (27)
    • ►  abril (26)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2019 (161)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (26)
    • ►  janeiro (23)
  • ►  2018 (194)
    • ►  dezembro (17)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (27)
    • ►  julho (30)
    • ►  junho (27)
    • ►  maio (14)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (7)
  • ►  2017 (40)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2016 (63)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2015 (144)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (27)
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (24)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2014 (191)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (40)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (19)
    • ►  março (32)
    • ►  fevereiro (21)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2013 (534)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (21)
    • ►  setembro (16)
    • ►  agosto (45)
    • ►  julho (82)
    • ►  junho (62)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (90)
    • ►  março (80)
    • ►  fevereiro (37)
    • ►  janeiro (31)
  • ►  2012 (301)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (25)
    • ►  outubro (41)
    • ►  setembro (22)
    • ►  agosto (19)
    • ►  julho (13)
    • ►  junho (42)
    • ►  maio (48)
    • ►  abril (17)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (25)
    • ►  janeiro (29)
  • ►  2011 (158)
    • ►  dezembro (37)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (10)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2010 (48)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (5)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (6)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2009 (12)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2008 (43)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (4)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (20)

Quem sou eu

Minha foto
AÇÃO CULTURAL
Aracaju, Sergipe, Brazil
A Ação Cultural é uma organização da sociedade civil pioneira em Sergipe no trabalho com dança moderna, audiovisual, teatro, cineclube e hip-hop, junto e misturado, voltado principalmente às crianças e adolescentes e jovens residentes na periferia de Aracaju e Região Metropolitana. Foi criada no ano de 2004 por artistas e produtores culturais emergentes, além de educadores envolvidos com atividades de ação cultural. Se organiza buscando empoderar agentes e grupos culturais que atuam na periferia realizando de forma colaborativa reuniões, pesquisas de diagnóstico, oficinas de elaboração de projetos, produção de artigos/release, divulgação on-line, organização de portfólios, promoção de fóruns de debates, oficinas e mostras artísticas. Mais informações: insta @acaoculturalse e email - oscacaocultural@gmail.com
Ver meu perfil completo

Acessos

LINKS SUGERIDOS

  • AGÊNCIA DE NOTICIAS BRASIL DE FATO
  • BLOG DO JORNALISTA THIAGO PAULINO
  • BLOG DO PRODUTOR CULTURAL INDEPENDENTE
  • BLOG DO TEÓLOGO LEONARDO BOFF
  • CULTURA E MERCADO
  • ERNESTO NAZARETH 150 ANOS - IMS
  • FREI BETTO
  • http://blogoosfero.cc/comculturanacamara
  • http://consorciocultural.blogspot.com
  • http://opluralismo.blogspot.com.br/
  • http://porvir.org/
  • http://projetoecarte.blogspot.com
  • http://www.cese.org.br
  • http://www.jblibanio.com.br/
  • http://www.marcelobarros.com/
  • http://www.overmundo.com.br
  • http://www.polis.org.br/polisdigital/
  • IHU - UNISINOS
  • ITAÚ CULTURAL
  • PROGRAMA VAI - SP
  • RÁDIO BATUTA IMS
  • RÁDIO BRASIL ATUAL
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
  • RÁDIO E TELEVISÃO CULTURA - SP
  • RÁDIO USP
  • RÁDIO WEB JORNAL DO BRASIL AM
  • RÁDIOS EBC
  • REDE BRASIL ATUAL
  • www.observatoriodaimprensa.com.br

Postagens populares

  • ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL
    ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL - VERSÃO REVISADA E ATUALIZADA EM ASSEMBLÉIA GERAL REALIZADA EM 29 DE JUNHO DE 2024 CAPITULO PRIMEIRO DA...
  • CENA INDEPENDENTE Lucas Santtana defende rádios públicas como projeto nacional
    (foto . Pedro Cup ertino) Um dos nomes mais aclamados pela crítica na contemporaneidade, o irreverente Lucas Santtana se dest...
  • Veta Dilma!!
    Veta Dilma: chegou a hora! ASSINE A PETIÇÃO À Presidenta Dilma Rousseff: Estamos fazendo um apelo à V. Ex.ª, pedindo-lhe que tome medidas im...
  • A influência de Fernando Pessoa na música e na cultura brasileiras
    Cultura Nádia Faggiani e Gilberto Costa - Repórteres do Radiojornalismo e da Agência Brasil ...
  • ZÉ VICENTE. Quem é este cantor?
    ALI ADIANTE Zé Vicente Tantos caminhos andados tantos shows realizados tantos olhares brilhantes tantos abraços trocados tant...
  • Festa junina na escola e qualidade na educação
    Crianças da EC 18 de Taguatinga dançam com os pais e as mães. 1 EdQue · Brasília, DF 1/7/2007 ...
  • Financiamento cultural sem comprometer a autonomia
    Plataformas de crowdfunding começaram a se espalhar pelo Brasil desde o início deste ano. A ideia nada mais é do que a reinvenção contempo...
  • Especial ECA 21 Anos
    As contribuições do ECA à noção de direito à educação Salomão Barros Ximenes Salomão Barros Ximenes é advogado e coordenador de pro...
  • Modelos de projetos para celebrar o Dia da Consciência Negra
      https://www.educacaoetransformacao.com.br/projeto-dia-da-consciencia-negra/ Nesta postagem selecionamos para vocês algumas sugestões de  ...
  • Playlist - Contra a intolerância religiosa - canções brasileiras de matriz afro.
    Há diversas formas de prevenir/combater a intolerância religiosa. O nosso   cancioneiro popular fornece uma bom acervo de canções. A esc...

Marcadores

  • Abilio-Neto
  • ação cultural
  • Ainda Estou Aqui
  • Análise de Conjuntura
  • antirracismo
  • Arte e Teologia da LIbertação
  • Arte na Escola
  • Brasil
  • campanha da fraternidade
  • Carnaval
  • CEBs
  • CF2024
  • Chico Alencar
  • Chile e Allende
  • cine-circular
  • cine-realidade
  • cineclube
  • comunicação alternativa
  • contracultura
  • crônicas-musicais
  • Cuba
  • Cultura em Sergipe
  • cultura-periférica
  • Dia-de-Santos-Reis
  • Dom Hélder
  • Ecologia
  • educação-popular
  • educação-pública
  • eleições 2024
  • Escola Pública
  • FASC
  • Festival de Arte de São Cristóvão
  • Flores do Jardim
  • FOLIT
  • FórumdeLiteratura
  • Glossário
  • guerra-cultural
  • Igreja
  • Indústria Cultural
  • IPES
  • JMJ
  • jornada-ecologica
  • Jornada-Mundial-da-Juventude
  • Juventude
  • Lei Aldir Blanc
  • Lei Paulo Gustavo
  • Leis de Fomento
  • Literatura
  • LIves da Ação Cultural
  • Livro-Amaba-Projeto Reculturarte
  • Luiz Gonzaga
  • memória histórica
  • militares
  • MPB
  • mulheres
  • Narcizo Machado
  • Natal
  • Observatório Ação Cultural
  • outras midias
  • paixão-de-cristo
  • Papa Francisco
  • Paulo-Freire
  • play-list
  • play-list-consciência-negra
  • Politica
  • politicas-culturais
  • Programa VAI
  • revolução-dos-cravos
  • São Romero
  • sarau
  • sarau-arte-na-garagem
  • sarau-multicultural
  • Sergipe
  • Teologia da Libertação
  • trabalho de base
  • Violência nas Escolas
  • viver de arte

Translate

Translate

Total de visualizações de página

944,536

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tema Simples. Tecnologia do Blogger.