Resultado:
Quitanda Soluções Criativas: 18 anos de ações de impacto social
Para continuar lendo o card, acesse: AQUI
Em 2025, a Quitanda Soluções Criativas chega à maioridade, com a consolidação de 18 anos de atividades de alcance nacional e global. A agência de impacto social criada no Ceará em 2007 desenvolve tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis.
Promovendo elos entre os mais variados perfis de público e conectando gestores, produtores, artistas, empresários, profissionais da educação e de outros tantos segmentos, a agência é marcada pelo pioneirismo ao criar métodos e fluxos que vêm inspirando outras instituições e até se consolidando como políticas públicas junto a parcerias com diferentes instâncias de gestão municipal, estadual, federal e internacional.
Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda guia suas ações por meio de pilares como a transformação social e a democratização do acesso à cultura e às artes a partir de uma ressignificação da cultura como agente de desenvolvimento social.
A agência estrutura suas atividades a partir de serviços de consultoria, concepção de projetos, produção, captação e mobilização de recursos, pesquisas e estudos no campo cultural, monitoramento e avaliação de projetos, assessoria em comunicação e marketing cultural.
Ao longo de 18 anos, a empresa vem trabalhando em diversos projetos nas áreas de cultura, educação, meio ambiente, sustentabilidade, além de outros negócios sociais. Com seus projetos, a Quitanda Soluções Criativas quer contribuir e perpetuar os empreendimentos culturais e sociais, fazendo com que eles tenham impactos positivos na vida das pessoas. Portanto, os programas que já passaram e estão em desenvolvimento atualmente têm em seu cerne os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, que visam a diminuição da desigualdade de oportunidades.
A Quitanda Soluções Criativas tem como marca o ineditismo ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com oferta de cursos técnicos e de pós-graduação com os Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vida de milhares de artistas e plateia com os festivais ELOS, Giro das Artes e Acordes do Amanhã. E com programas como Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+, Ceará Criativa e LAB Cidades Criativas, a instituição deixa um legado de arte e cultura por diversas cidades do Brasil.
Nos últimos anos, a agência conquistou ainda mais alcance global por meio de eventos de impacto a exemplo da realização do Festival Hola Rio, na Espanha, e da direção da Casa G20/Embaixada Cultural, no Rio de Janeiro, com ações de diplomacia cultural que agruparam as maiores e mais importantes potências econômicas do mundo.
O Programa Vai em São Paulo tem esse escopo , ou seja, os seus objetivos tem esse alcance ou extensão. Assim como tem a PNAB e a Lei Rouanet.
No caso do VAI, fomos o responsável pela apresentação da proposta ao então vereador Magal da Pastoral de Aracaju no ano de 2004, sendo aprovado na câmara de vereadores o VAI Aracaju.
Infelizmente, o então prefeito Marcelo Deda e o que lhe sucedeu, Edvaldo Nogueira, não conseguiram ter visão de longo prazo para perceber o alcance ou a extensão do VAI. Não fosse assim, a produção artistico-cultural em Aracaju estaria em outro patamar.
Mas a PNAB atende e amplia o que é proposto no VAI, inclusive por causa do tamanho do orçamento. E por isso esperamos de quem ocupa o lugar que outrora foi de Deda e Edvaldo uma outra compreensão. O atual secretário de cultura municipal, Paulo Correa, que trabalhou nas duas gestões , tanto de Déda, como de Edvaldo, pode ajudar a atual prefeita Emilia Correa não perder mais uma janela de oportunidades para o nosso desenvolvimento cultural, que é também econômico e cidadão...
Para saber mais sobre o VAI SP e o VAI ARACAJU, clique AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário