terça-feira, 13 de agosto de 2019

Como o governo de Sergipe espera melhorar os indicadores de avaliação sem investir em biblioteca e audiovisual nas escolas?


O estado atual  das bibliotecas escolares  e dos equipamentos de audiovisual em nossas escolas,  podem servir  como  um bom indicador do quão limitada é a  concepção de educação em nosso estado.

Os cursos de biblioteconomia e de comunicação/ audiovisual  da UFS, precisam pensar urgentemente em ações de pesquisa e extensão voltados  a essa questão. A começar pela realização de um bom diagnóstico, tanto sobre a estrutura material, como a respeito da visão e  importância das bibliotecas escolares, por parte de gestores e técnicos da  Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), assim como dos gestores e professores que estão no chão da escola.

Também no caso do  estado dos recursos audiovisuais ( datashow, caixa de som, computadores,  extensão e espaço de exibição), bem como  a maior ou  menor  utilização por parte dos professores e o espaço ou local de exibição, o qual preferencialmente deve ser climatizado e com vedação para luz externa.


Zezito de Oliveira – Professor de História na rede pública; especialista e pesquisador em arte educação;  blogueiro, agente/produtor/assessor de projetos em iniciativas culturais de base comunitária ligados a Osc Ação Cultural. Contato: zezitodeoliveira@gmail.com



A escola estadual Chácara das Corujas, no Grajau, na zona sul de São Paulo; dados do Censo Educacional retratam situação de abandono de escolas em todo o país (Rivaldo Gomes/Folhapress) - Fonte: Revista Veja



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