sábado, 22 de julho de 2023

5º e último dia do Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base - Fortalecer verdadeiramente as CEBs é sinal de um real comunhão da CNBB com o Papa Francisco...

15° INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE 

Neste dia 22/07 (sábado), as 15h, direto de Rondonópolis  transmitiremos a Celebração de Encerramento do 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base e a Benção de Envio para os(as) participantes que retornarão para os seus regionais. 

Acontecerá no Centro de Eventos da Paróquia Santa Terezinha (CEST).

Acompanhe pelas redes sociais das CEBs do Brasil e da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. youtube

Felizes os convidados para este momento de reavivamento das CEBs e para os que virão. Tantos os que estão em Rondonopólis, como os que estão vibrando em sintonia fina com o 15º. "Se é pra ir pra luta eu vou, se é pra tá presente eu tou, pois na vida da gente o que vale é o amor". E agora,  o próximo retorna ao lugar onde nasceu os intereclesiais, o Espirito Santo... 

Isso porque não há melhor maneira de construir uma igreja em saída, presente nas periferias geográficas e existenciais, samaritana e portadora de uma genuína alegria do evangelho...

 O que requer dos bispos no Brasil uma profunda reflexão e mudança no modelo de formação do clero e do laicato..

Afinal, se é pelos frutos que conhecemos as árvores, como se surpreender com o afastamento e/ou esfriamento de milhares de católicos, em decorrência de um séquito formado por padres limitados intelectualmente, insensíveis a realidade de exclusão e exploração dos pobres, omissos quanto as causas estruturais da nossa violência endêmica, vaidosos, preocupado com belas vestes litúrgica e belos trajes civis, quando fora do altar, bajuladores dos poderosos, carreirista dentro do clero, colocando o poder hierárquico acima do poder serviço. Enfim, a que ficou reduzido o ser católico no Brasil,  diz muito que este caminho trilhado pela igreja no Brasil e em outros lugares do mundo precisa ser revisto. E quem diz também é o Papa Francisco....















Mensagem do Padre Luis Mosconi ao 15º Intereclesial
Queridas e queridos missionários das SMP
Participando do 15º Intereclesial CEBs: PAZ e BEM.
Sim, sou eu, Luís Mosconi, escrevendo direto da minha diocese de origem (Itália). Que alegria saber vocês participando do Intereclesial. Vocês sabem muito bem, as SMP (Organização das Santas Missões Populares) nasceram no jardim das CEBs, como diz o canto do Pureza. 
De fato, foi com um grupinho de lideranças das CEBs, durante um curso de formação das CEBs no IPAR (Instituto de Pastoral Regional) em Belém, que começamos tocar no assunto de um novo jeito de SMP.  Foi em novembro de 1989. Que linda caminhada de lá para cá. Inesquecível! Obrigado Senhor. 
Desejo de todo coração uma ótima participação aí, partilhando, sonhando, acreditando, caminhando sempre, sofrendo, pulando de alegria... Antes de viajar à Itália, começo de junho passado, com alguns da equipe ligada à secretaria nacional das SMP, escrevemos com a vida um sonho bonito: como compromisso do Sínodo chegando em sua fase final, preparar, formar, organizar, enviar UM MILHÃO DE MISSIONARIOS LEIGOS/AS, mexendo em todas as dioceses da América Latina. 
Não seria uma iniciativa das SMP, mas da direção do CELAM (Conselho Episcopal da América Latina e Caribe) nós das SMP daríamos toda a nossa simples colaboração, sobretudo no processo formativo, envolvendo toda a Igreja da América Latina. 
Seria uma maneira bem concreta de traduzir o Sínodo em um projeto concreto, bonito, viável, urgente. Que tal? 
Aqui estou eu, longe nos quilômetros, perto com coração missionário ardendo. 
Obrigado por todo o bem que recebi nessa bela caminhada das SMP. Lembranças a todos os missionários/as presentes aí.  
Grande abraço
Pe. Luís Mosconi

𝟏𝟓° 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐄𝐂𝐋𝐄𝐒𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐄𝐂𝐋𝐄𝐒𝐈𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐄 𝐁𝐀𝐒𝐄
Pastorais da Juventude (PJ, PJMP e PJR) presentes no 15º Intereclesial das CEBs, em Rondonópolis-MT.
As juventudes como presente e futuro das bases da Igreja do Brasil se fazem presentes em todos os lugares e se importam com o chão em que caminham.
Nada se faz sem as juventudes e nada se decide sem sua participação.
Tudo com as juventudes, nada sem elas!!!  



Publicado em julho-agosto de 2023 - ano 64 - número 352 - pp.: 4-13

15º Intereclesial das comunidades eclesiais de base
Por Marilza José Lopes Schuina*
 
As comunidades eclesiais de base – CEBs – são a expressão mais concreta de uma Igreja sinodal e em saída para as periferias, como nos pede, insistentemente, o papa Francisco. No contexto do Sínodo sobre a sinodalidade da Igreja, conhecer de perto a riqueza e a criatividade da caminhada das CEBs pode fecundar nosso processo de conversão sinodal. Neste artigo, antes de apresentar o 15º Encontro Intereclesial das CEBs, grande objetivo deste texto, desenvolvo breve reflexão sobre as origens, as características e a preciosidade da caminhada das CEBs, bem como sobre a fecundidade singular dos encontros intereclesiais.


Perguntas desconfortáveis ao novo guardião da fé católica. Entrevista com Dom Víctor Manuel 
   

Agradeço a atenção de dom Víctor Manuel Fernández (e seu recente bispo auxiliar dom González que ajudou a marcar a entrevista) para responder a perguntas incômodas que certamente excedem a possibilidade de ter soluções “mágicas”, nem mesmo para um ou vários papados. Mas vejo que o novo cardeal pratica aquela máxima do Papa Francisco: “o tempo é mais importante que o espaço” e como são importantes os processos, porque essas mudanças evangélicas são profundas, mesmo que demorem anos.

A entrevista é de Guilherme Jesus Kowalski, publicada por Religión Digital, 14-07-2023.




Nenhum comentário: