quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Encontro discute ações integradas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes & Sergipe apresenta um dos piores resultados do país na Prova Brasil

Clipping SE - A Crianca e o Adolescent​e na Midia em Sergipe
Projeto Infância em Foco (Instituto Recriando/Rede Andi       Brasil):

Encontro discute ações integradas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Com o intuito de elaborar e planejar ações integradas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado de Sergipe, foi realizada na manhã de ontem, 08, uma reunião que contou com a presença de representantes de municípios sergipanos, dentre conselheiros tutelares e de direito, coordenadores de Creas e Cras. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenador do Comitê Estadual de Enfrentamento á Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, Danival Falcão, informou que as ações planejadas durante a reunião também são focadas no 18 de maio, o Dia Nacional de Combate à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes. “São ações continuadas e nós precisamos trabalhar em rede. Para o 18 de maio temos que fazer uma campanha com grande alcance e para isso toda sociedade civil, governos e entidades precisam estar reunidas e em constante diálogo”. Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Luis Eduardo Oliva, o evento serviu como um alerta aos agentes públicos dos municípios sergipanos e para toda a população para a extrema gravidade da violência sexual contra meninos e meninas. “É um crime estúpido contra crianças e adolescentes. Chamamos todas essas pessoas para que possamos melhorar o trabalho através de ações específicas, além das que já existem”, afirma. Além disso, ele acrescentou que alguns municípios já estão aptos a participar de editais para a linha de financiamento de recursos que serão investidos nas ações de enfrentamento à violência sexual contra o público infanto-juvenil.
(Jornal Correio de Sergipe, p. Geral A5; Jornal da Cidade, p. Cidades B2 – 09/02)

Sergipe apresenta um dos piores resultados do país na Prova Brasil

Sergipe, ao lado do Rio Grande Norte, teve o pior desempenho do país na prova Brasil, que avalia o desempenho dos estudantes. Os dados correspondem aos anos de 2010/2011 e são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados nos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental e na terceira série do Ensino Médio, os estudantes respondem a questões de matemática, com foco em resolução de problemas e de português, com foco em leitura.  Em Sergipe, os alunos do quinto ano obtiveram na prova de português o desempenho de 85,4% abaixo do básico esperado. Já na prova de matemática, também no quinto ano, o desempenho foi de 87,5% abaixo do básico esperado. O Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é quem calcula o desempenho dos estudantes nas provas. Segundo o órgão, para obter o resultado abaixo do esperado, o aluno não sabe realizar operações básicas de matemática e apresenta incapacidade de compreender a essência de um texto. Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), o baixo rendimento dos alunos de Sergipe está relacionado ao programa de aceleração do ensino. “O aluno não esta sendo bem formado e se trona fruto do aligeiramento do conhecimento que é passado de forma deficiente para eles. Quando o aluno não compreende o que lê, ele é um analfabeto funcional”, diz o diretor do Departamento de Bases Municipais do Sintese, Neilton Diniz.
Fora da escola - Mais de 18,5 mil adolescentes de Sergipe com idade entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Isso corresponde a um percentual de 14,8% da população nessa faixa etária. Entre as crianças com quatro e cinco anos, o índice dos que estão fora da escola é de 12,5%, o que representa 8.749 meninos e meninas com essa idade. A faixa com o menor percentual de crianças e adolescentes fora das salas de aula é dos seis aos 14 anos, sendo que no Estado foram detectados 2,8% (9.971) nessa situação. Os dados são do Movimento Todos pela Educação, dentro do relatório anual “De Olho nas Metas 2011”, que acompanha os indicadores educacionais estabelecidos para o cumprimento de cinco metas até 2022. A taxa de atendimento a crianças de quatro a cinco anos em Sergipe ficou em 87,5%, na de seis a 14 anos em 97,2% e dos 15 a 17 anos em 85,2%. Apesar da quantidade de crianças e adolescentes que ainda estão fora da escola, as taxas de Sergipe ficaram acima das registradas no Brasil e na região Nordeste. Em todo o país são 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos fora da escola. O relatório anual “De Olho nas Metas” mostrou que o Estado de Sergipe tem hoje 93,2% da população de quatro a 17 anos na escola ou creche (2010). O percentual ficou um pouco abaixo da meta para este ano, que era de 93,6%. Outro dado é que 53,3% da população de 16 anos concluiu o Ensino Fundamental em 2009, superando a meta, que era de 44,1%, e 32,4% da população de 19 anos completou o Ensino Médio, quando a meta era 31,0%. O Jornal da Cidade tentou entrevistar algum técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para fazer uma avaliação dos resultados divulgados no relatório anual sobre Sergipe, mas não conseguiu nenhuma fonte disponível para falar com a reportagem.
(Jornal Correio de Sergipe, p. Capa e Geral A4, Felipe Maceió; Jornal da Cidade, p. Capa e Cidades B1 – 09/02)

Nenhum comentário: