terça-feira, 15 de setembro de 2015

Conferência de Politicas Públicas de Juventude. Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?




O ano de 2015, no campo das políticas públicas, é  marcado pela mobilização em torno da Conferência de Juventude.

 A conferência municipal de juventude de Nossa Senhora do Socorro acontece no dia 19 de setembro de 2015, às 14h, na Praça da Cultura (CEU), localizado no conjunto Marcos Freire I, próximo a Igreja São Marcos Evangelista.




“A Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los. Realizada de dois em dois anos, ela é um processo no qual jovens e interessados na temática de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação das pessoas que compõem esta faixa etária e apontar quais são as prioridades de ações e programas a serem desenvolvidos pelo poder público. (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2007)”



Por causa das duas conferencias  de juventude realizadas nos anos de  2008 e 2011, muitas propostas  apresentadas e aprovadas,  foram incorporadas a projetos de lei no congresso nacional e  em programas governamentais.


Para chegar a instância nacional, as conferências acontecem primeiramente nos municípios, e depois nos estados. Os jovens participantes são aqueles envolvidos em atividades escolares, culturais, esportivas, religiosas, sociais, ecológicas, partidárias, comunitárias e etc..


A iniciativa de convocar e organizar a conferência municipal cabe a prefeitura, quando isso não acontece, as organizações da sociedade civil podem fazer isso. No município de Nossa Senhora de Socorro a iniciativa coube a Associação Cultural e Esportiva Piabinhas de Sergipe. A Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, juntamente com  outros agentes culturais, políticos e sociais compõe a comissão organizadora municipal da 3ª Conferência Municipal de Juventude de Nossa Senhora do Socorro, com o tema local “A juventude quer viver a cidade”.


Nas conferências municipais se discute os temas ligados a questão da educação, cultura, trabalho, saúde, mobilidade urbana, segurança e etc., depois são elaboradas propostas e aquelas consideradas mais  importantes são escolhidas por meio do voto e,  alguns jovens também são escolhidos por meio de votação para representar o municipio, estes irão novamente reunir-se em uma outra conferência estadual com jovens de outras cidades, para discutir os temas novamente, votar as propostas mais importantes e escolher os jovens que irão representar o estado na conferência nacional de juventude.  Além disso ,  os jovens também participam de atividades culturais nas conferências, se apresentando e/ou assistindo outros jovens.

 
 

O que motiva integrantes de organizações da sociedade civil do município de Nossa Senhora do Socorro a formar coletivo para organizar  a conferência municipal de juventude.

Isabela Bispo Santana – Produtora Sociocultural, licenciada em História, coordenadora de projetos do Ponto de Cultura Piabinhas de Sergipe e Pescando Memórias " A possibilidade de os jovens participarem da construção de políticas públicas para a juventude, faz com que a sociedade civil organize-se e realize uma conferência municipal, credenciando a transformação social de fato."

José de Oliveira Santos “Zezito” – Professor de História, Assessor de projetos e gestão da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania “Discutir as políticas públicas de juventude no município é muito importante, para alinhar com aquilo que foi conquistado no âmbito federal. Percebo que não conseguimos realizar todo o potencial dos programas federais, por causa da baixa participação da juventude que reside em Nossa Senhora do Socorro, desde o processo inicial de consulta e diálogo até a implementação na  forma  de programas governamentais.”

Luciana Oliveira - Realizadora e produtora audiovisual. Integrante da Cacimba de Cinema e Vídeo e Visagem Audiovisual. É cineclubista e atua no Cineclube Siri e Cineclube Candeeiro "A realização da conferência em Nossa Senhora do Socorro é importante para que a sociedade civil seja mobilizada para a discussão de políticas públicas que venham trazer melhorias e benefícios para a comunidade. Ninguém melhor que a própria comunidade para indicar suas necessidades."

Maíra Ramos Santos - Secretária da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.  “Eu acredito que nós jovens temos que estar presentes em tudo que tem a ver  com as nossas comunidades, pois só quem reside em tais, sabe o que realmente necessita”.

Givanildo  Santos Santana Bispo - Aquicultor, idealizador do projeto Pescando Memórias, cineclubista e professor de capoeira “A conferência é importante para despertar o pensamento crítico da nossa juventude, as poucas oportunidade que tem da juventude participar das políticas públicas do nosso município."
Texto - Zezito de Oliveira. Fotos da reunião da comissão organizadora - Maíra Ramos.  Local - Auditório da Praça da Cultura (CEU) do conjunto Marcos Freire I

Músicas citadas no texto: "Você tem fome e sede de que?" e  "A juventude quer viver a cidade".



Nenhum comentário: