terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que tenho feito pelos nossos “brasileirinhos ”?

José Renilson Souza Santos *

No mundo atual, cada vez mais crianças e adolescentes brasileiros estão mergulhados no mundo das drogas e da prostituição infantil. São o alvo privilegiado da ação criminosa de narcotraficantes e pedófilos.

Contribui para a manutenção e agravamento deste quadro a notória falta de conhecimento específico da área pedagógica que, por meio de palestras, seminários e cursos de capacitação, poderia trabalhar o lado psicossocial destas jovens vítimas.

Hoje, em nosso país, os movimentos que tem por missão e filosofia trabalhar com crianças e adolescentes, a exemplo do escotismo, desbravadores, bandeirantes, policia - mirim e outros, não atingem mais do que 1,82% do universo de aproximadamente 45 milhões de brasileiros jovens.

Diante desta realidade cruel, a varonil nação brasileira limita-se a viver no mundo da ‘cobrança’ aos políticos e poderes públicos. Esquece, porém, que se cada um de nós, dentro de suas possibilidades, fizesse o nosso melhor em prol destes jovens, com certeza seria uma grande ação social e pedagógica na luta contra o crime organizado, que tem, a cada dia, aumentado suas fileiras com os nossos “brasileirinhos” .

É evidente que se trata de uma luta desigual onde, de um lado, estão os referidos movimentos sociais, com seu trabalho inspirado no espírito do voluntariado e, do outro, as organizações criminosas, com toda a sua estrutura suportada por amplos recursos financeiros que suprem as carências das nossas crianças e adolescentes, oferecendo-lhes um mundo “colorido”, porém, com um fim trágico: a morte em tenra idade.

Além dos movimentos supracitados, nós também precisamos levar ao conhecimento de nossos jovens, sua origem, cultura e direitos, com fundamento na ciência histórica. Tal ação terá como fonte de informação as Ong’s, como por exemplo, a Ong Ação Cultural, em Aracaju/SE, que tem entre seus fundadores o agente cultural e professor de História Zezito de Oliveira.

Precisamos, urgentemente, ocupar nossas crianças e adolescentes com atividades sadias e proveitosas para sua vida de hoje e seu futuro como cidadão e profissional. Mas isso só será possível se pararmos de procurar culpados e, dentro do espírito do voluntariado, nos somar e bradarmos que somos mais um a estar do lado do bem e da decência em prol dos nossos brasileirinhos.

"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a. ''

Johann Goethe

*Promotor Nacional de Policia Comunitária

Nenhum comentário: