segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Educação Popular: Marxismos e Pentecostalismos. 2ª Semana





Talvez seja essa uma das mais importantes publicações desse ano... Com mais de 10 mil templos, distribuídos em todos os estados e em quase cem países, a Igreja Universal do Reino de Deus é um gigante neopentecostal. Da réplica do Templo de Salomão, Edir Macedo dirige sua igreja com autoridade inconteste, cortejado por líderes de todas as cores ideológicas. Nesse sentido, a recente unção de Jair Bolsonaro como paladino da fé cristã – celebrada pessoalmente por Macedo – demonstra um projeto de poder iniciado há mais de quarenta anos na primeira sede da Universal, o prédio de uma antiga funerária no subúrbio do Rio de Janeiro.

Neste minucioso e inédito trabalho de apuração jornalística, Gilberto Nascimento traça a história completa da IURD, de seu fundador e de sua vertiginosa expansão...

No Seminário que teremos nesta terça as 18:30h. na CUT-SE sobre "Educação Popular e Movimentos sociais nos anos 80" a IURD é tema...




Na próxima terça as 18:30h. no auditório da CUT-SE e dando sequência a segunda etapa do seminário sobre Educação popular e movimentos sociais nos anos 80, destacaremos a "Teologia da Libertação" e sua influência em diversas práticas de educação popular que se espalhou por este Brasil profundo a fora... O "livrinho" dos irmãos Boff é de 1986 - um ano importante desse movimento eclesial. Os teólogos fazem aqui uma sistematização das melhores sobre os temas-chave da teologia da libertação latino americana... Fundamental no seminário!!!









SOBRE LEONEL BRIZOLA

Bibliografia básica do seminário sobre educação popular e Memória em sua segunda etapa: Educação popular & Movimentos Sociais - os anos 80 em perspectiva... na próxima terça, as 18:30h. na CUT-SE...

O livro mostra Leonel Brizola pelo olhar de historiadores renomados. A razão indignada reúne 10 textos de historiadores sobre Leonel Brizola e aborda duas fases de sua trajetória política. A primeira, compreendida entre 1961 e 1964, se refere ao momento em que Brizola é elevado à prestigiosa posição de liderança das esquerdas, como governador do Rio Grande do Sul e deputado federal. A outra se delineia a partir do início dos anos 1980, quando Brizola refunda o projeto trabalhista e assume o governo do Rio de Janeiro ‒ tendo que lidar com críticas, tanto das esquerdas revolucionárias como de setores conservadores.




Nesta próxima terça seguimos com o seminário sobre Educação Popular onde teremos como tema: EDUCAÇÃO POPULAR & MOVIMENTOS SOCIAIS: OS ANOS 80 EM PERSPECTIVA. As 18:30h. na CUT - SE (Rua Porto da Folha). O filme básico do curso é: "MUDA BRASIL" ( Oswaldo Caldeira, 1985)... Na tradição do documentário político, este filme brasileiro registra os principais momentos de nosso País desde que se começou a discutir as eleições diretas durante o governo militar. Durante seis meses, até o resultado do Colégio Eleitoral, onde Tancredo Neves consagrou-se presidente da República pelo voto indireto, foi mostrado o fim do período autoritário e as primeiras etapas da transição para a democracia. Foram produzidas 23 horas de material filmado, em que se destacam entrevistas e pronunciamentos de personalidades como Paulo Maluf, Ulysses Guimarães, Antônio Carlos Magalhães, Fernando Henrique Cardoso, José Aparecido de Oliveira, Fernando Lyra , Airton Soares, entre outros.
-------------------------------
A QUEM INTERESSAR POSSA:
Alguns títulos de filmes importantes no seminário sobre educação popular e Memória em sua segunda etapa: Educação popular & Movimentos Sociais - os anos 80 em perspectiva... na próxima terça, as 18:30h. na CUT-SE.
- LISTA:
*Greve (João Batista de Andrade, 1979)
*Linha de Montagem (Renato Tapajós, 1982)
*Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984)
*O Evangelho segundo Teotônio (Vladimir de Carvalho, 1984)
*Muda Brasil (Oswaldo Caldeira, 1985)
*A igreja da Libertação (Silvio Da-Rim, 1985)
*A Igreja dos Oprimidos (Jorge Bodanzky, 1986)
*Dedé Mamata (Rodolfo Brandão, 1988)
*Que bom te ver viva (Lucia Murat, 1989)
*O direito achado na rua (CPCE-UnB, 1993).

*Passos de luta - 40 anos do MNU (Amanda Porto e Juliana Dalesio, 2018)



Retomando a leitura. De volta as reflexões sobre movimentos sociais, sua linguagem, seu lugar social... suas história... Um dos temas do curso sobre educação popular e memória em sua segunda etapa. 03 de dezembro. as 18:30h. na CUT-SE.








Nenhum comentário: