terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Emília deixa Funcaju sem titular, não realiza projeto verão e não anuncia nada para cultura.

 

🌱 Depois de 21 dias da nova gestão da Prefeitura de Aracaju, a prefeita Emília Corrêa (PL) anunciou várias ações no transporte, IPTU, saúde, lixo, monitoramento das chuvas, entre outras. Curiosamente, nenhuma no campo da Cultura. Até hoje a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) continua sem titular. Lá, responde de forma interina e cumulativa Fábio Uchôa, secretário de Articulação Política, técnico do Ministério Público e sem vínculo com a cultura.

Na campanha eleitoral, em entrevista para a Mangue Jornalismo , a candidata Emília disse que “a cultura em Aracaju tem sido negligenciada nos últimos anos, com uma gestão marcada por falta de transparência, baixa participação dos artistas locais e cachês desrespeitosos. Esse cenário é inaceitável e precisa ser transformado urgentemente”. 

Mobilizadores da Cultura, como Zezito Oliveira, Thiago Paulino, Roque Sousa, os integrantes do Coletivo de Música Sergipana (Comus), a vereadora Sônia Meie e a deputada Linda Brasil, ambas do PSOL, analisam como muito ruim o começo de gestão sem nenhuma ação na Cultura, sem diálogo. “O cancelamento do Projeto Verão reflete o projeto bolsonarista que vê cultura como ameaça, não como investimento”, disse Linda.

A nova gestão municipal informou que fará uma reforma administrativa e dentro dela está a criação da Secretaria Municipal de Cultura. “Um dos compromissos do programa de governo da prefeita Emília Corrêa é fortalecer a Cultura e os artistas de Aracaju e ela vai persistir nesse caminho”, garante a prefeitura.

📲 Leia a reportagem completa em www.manguejornalismo.org Comente, siga a gente e assine a Catado da Mangue no site.

https://manguejornalismo.org/emilia-deixa-funcaju-sem-titular-nao-realiza-projeto-verao-e-nao-anuncia-nada-para-cultura/

⚠ A Mangue não usa Inteligência Artificial nas reportagens.

📌 Colabore com o jornalismo independente da Mangue. Doe. Pix é nosso e-mail: manguejornalismo@gmail.com 


Nenhum comentário: