A reunião virtual aconteceu no dia 18 de Setembro, com a participação de representação de sete Pontos de Cultura, abordou principalmente a organização e os desafios de eventos culturais como a "Semana do Hip Hop" e as "Teias de Cultura" em São Cristóvão, além de questões relacionadas ao Conselho Municipal de Cultura e ao acesso a financiamentos.
1. Organização de Eventos Culturais e Desafios de Financiamento:Semana do Hip Hop:
- Foi relatado que Claudemir (curuminho) apresentou ao
conselho uma proposta inicial, essa construída pra uma atividade que seria
realizada na universidade “Semana de
Arte e Cultura Periférica”, mais essa proposta apresentada sofreu mudanças após
um dos grupos (participantes )se sentir excluído na construção, resultando em
inscrições de proposta individuais no mapa Cultural.
- Encaminhamento: alertar para o risco de fragmentação, muita gente não ser contratada e de participação sem remuneração, defendendo a retomada da construção coletiva para fortalecer o segmento.
"Teias de Cultura" (Fóruns/Redes):
o Financiamento: Há incerteza sobre a liberação de recursos da PNAB e de previsão no Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Teia Municipal em São Cristóvão. O Estado, no entanto, tem a obrigatoriedade de realizar a teia estadual, devendo destinar 25% de recursos próprios.
o Uso do Fundo Municipal: Sugere-se que o Fundo de Cultura de São Cristóvão seja utilizado para financiar a teia ou fóruns, dada a autonomia do Conselho Municipal para indicar prioridades. Sugere-se que seja levantamento de informações sobre o orçamento disponível do Fundo Municipal..
o Evento vs. Cultura: Criticou-se a priorização de grandes "eventos" em detrimento de atividades culturais contínuas, como capoeira ou hip hop.
o Obrigatoriedade: As teias estaduais são obrigatórias, mas as municipais não. Embora a promoção de formação e qualificação cultural seja um componente fundamental da Politica Nacional Cultura Viva (PNCV) o que pode ser realizado na forma de TEIA ou em outros formatos. A estratégia para este anos, em razão do tempo e do acesso aos recursos da PNAB, é realizar "fóruns" ou "encontros de formação" para alinhar propostas para as etapas estadual e nacional, seguindo o proposto no regimento interno dos Fóruns estaduais e nacional.
Artigo 5º – Os Fóruns Estaduais e/ou Regionais e do Distrito Federal, enquanto etapas preparatórias para o V FNPDC e a 6ª TEIA Nacional, devem organizar seus debates com base no tema central “Pontos de Cultura pela Justiça Climática” e nos três eixos: Eixo 1: Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos;
Eixo 2: Governança da Política Nacional de Cultura Viva e
Eixo 3: Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística. Contribuindo com propostas que serão sistematizadas para o V FNPDC e a 6ª TEIA Nacional.
2. Conselho Municipal de Cultura de São Cristóvão:• Composição e Transparência: Existe uma necessidade de mapear os membros atuais (titulares e suplentes) do conselho, que foi formado às pressas e enfrentou alto índice de desistências.
• Papel da Universidade (UFS): Foi questionada a prática em São Cristóvão de classificar a universidade como "sociedade civil" em alguns conselhos. No Conselho de Cultura, a UFS ocupa corretamente uma vaga como "poder público" (ente governamental), conforme o regimento.
• Eleições: As eleições para o conselho ocorrerão em 23 de setembro, com credenciamento online ou presencial. Curuminho pretende se candidatar à reeleição e Daniel Baumgartner demonstrou interesse em participar do novo colegiado.
• Articulação: A importância de uma representatividade forte no conselho é destacada para defender propostas e garantir o apoio aos fazedores de cultura.
3. Iniciativas e Próximos Passos:
• Projeto "Trança - Rede de Saberes de Base Comunitária": Daniel Baumgartner apresentou um projeto certificado pelo Ministério da Cultura que visa valorizar a identidade cultural local, fortalecer redes e realizar um diagnóstico de fazedores de cultura em Sergipe, buscando a participação de entidades de São Cristóvão através de um formulário online.
• https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPO15Dp9k1Z6uV467n6zAWhkLZHPVCHKYBJqdjEa3xoHhOeA/viewform
• Proposta de Batalha de Rima no FASC:
- Sugerida por Curuminho, com prazo de inscrição até 23 de setembro.
- Encaminhamento: garantir inscrição da proposta coletiva entre os pontos de cultura para dar visibilidade ao Hip Hop dentro do festival.
• Fórum dos Pontos de Cultura de São Cristóvão (Encontrão):
o Contexto: Devido a restrições de tempo, recursos e disponibilidade dos participantes, a proposta inicial de uma "teia municipal" foi ajustada para um "encontrão" ou "fórum" mais simples e de um turno.
o Data Provisória: Sábado, 11 de outubro (período da tarde).
o Objetivos: Permitir que os grupos se conheçam, apresentem suas atividades e discutam propostas a serem levadas para as teias estadual e nacional.
o Metodologia Simplificada: O foco será em apresentações dos grupos e debates em subgrupos para elaborar propostas, sem a complexidade logística de um evento de dia inteiro com almoço.
o Logística: A Biblioteca Municipal é o local preferencial, considerando sua acessibilidade e o controle da secretaria. Busca-se apoio para lanche e, se possível, transporte, mas a premissa é um evento de menor custo e maior participação de lideranças (estimativa de 30 a 50 pessoas).
• Articulação e Colaboração:
o O grupo existente no WhatsApp será o principal canal de comunicação, evitando a criação de novos grupos.
o Será compartilhado o link do formulário do projeto "Trança" para mapeamento dos fazedores de cultura.
o Membros como Danilo (Coletivo Inferninho) se ofereceram para colaborar na organização e com equipamentos para o fórum.
Pontos de Cultura participantes da reunião
1 - Ação Cultural
2 - Barracão Cultural Mãe Maria
3 - Pescando Memórias
4- Coletivo Inferninho
5 - Ilê Axé Alarokê,
6 - Liga de Capoeira de São Cristóvão
Convidado
7 ASSOCIACAO SERGIPANA DE DESENVOLVIMENTO COMUNITARIO E RESGATE DA CIDADANIA - ASDECRAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário