terça-feira, 22 de novembro de 2011

semeando cidadania no Semiarido.


ASA
semeando cidadania no Semiarido.
A dimensão do trabalho da ASA é, reconhecidamente, algo inédito no Brasil e tem servido de referência para outros lugares do mundo. Já estivemos na Nicarágua, Peru, Haiti, entre outros, mostrando para sociedade civil e também para governos como é possível executar uma política pública de forma bem sucedida.
Atuando em 1.076 municípios do Semiárido até o momento, a ASA trabalha, incessantemente, entre outros aspectos, para que as famílias dessa região possam ter acesso à água de qualidade. Essa é uma atuação que pode ser traduzida pelo reconhecimento dessas
famílias e pelos números que atingimos até hoje.
São quase 500 mil cisternas de placas , sendo 360 mil construídas pelo Programa Um Milhão de Cisternas.
O equivalente a  5.760.000 m3  de água descetralizada (capacidade potencial).
Mais de l.700.000 pessoas que tem autonomia para gerir sua própria água.
Quase 12 mil tecnologias de captação de água voltada para produção de alimentos, entre
tanque de pedra, bomba d'água popular, cisterna-calçadão e barragem subterrânea.
Na perspectiva da gestão coletiva do conhecimento, mais de mil experiências exitosas de convivência com o Semiárido  já foram identificadas e sistematizas
.
Nesse contexto, água e produção de alimentos fazem com que a ação da ASA seja fundamental na perspectiva da soberania e segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias.
Toda essa ação é desencadeada com a atuação direta dos agricultores e agricultoras,
fugindo das intervenções assistencialistas e emergenciais tão comuns num passado recente do nosso Semiárido.
Essas iniciativas têm contado com a parceria significativa do governo federal, de alguns estados e municipios, da cooperação internacional, de doações individuais, de empresas e bancos.

Com base nesses  economicamente transformador para as famílias do Semiárido, a ASA se coloca contra a
depreciação da imagem das Organizações Não Governamentais (ONGs). Principalmente, quando as afirmações estão baseadas apenas na atuação questionadora de 'pseudo' ONGs, desqualificando o trabalho desenvolvido pelas organizações sérias e comprometidas, das quais a ASA se considera parte.
A ASA e as centenas de organizações que a ela se referem, se recusam a serem comparadas e confundidas, por quem quer que seja, com organizações que desviam recursos públicos.

asa@asabrasil.org.br

Nenhum comentário: