“quero dar um recado. um recado que me foi dado com muito carinho lá pelos povos da floresta. diga a eles, que dêem um passo atrás. porque são as forças da água, são as forças da natureza que estão reagindo contra eles.”
ref. Sônia Guajajara, Cultura pela Democracia, Rio de Janeio, 11/04/2016
A figura mitica de Lula evoca muito mais que símbolos , como o do politico “pai dos pobres”, popularizado em meados do século XX na figura do ex-presidente Getúlio Vargas. A figura mítica de Lula evoca símbolos ancestrais, tanto positivos, como negativos, guardados no inconsciente coletivo ou àquilo que Carl Jung define como arquétipo.
No principio, a
figura negativa de Lula foi associada a um símbolo arcaico, construído na época
colonial, baseado nas estratégias de
propaganda dos senhores da casa grande, em tentativas de refrear o ímpeto de liberdade por parte dos
negros que buscassem liderar ou se juntar a outros irmãos para se
livrarem do jugo da escravidão. Para
manter a maioria dos escravos da senzala afastados dos “rebeldes”
, estes foram pintados como violentos, sanguinários, desleais, ingratos, inimigos
da fé de Nosso Senhor Jesus Cristo,
feiticeiros e etc...
Foram com símbolos semelhantes a estes, que Lula e seus companheiros (as) foram pintados, quando o movimento sindical no ABC começou a
incomodar patrões e governantes, a
partir dos anos finais de 1970. Com a atualização, os novos “rebeldes” foram pintados como subversivos,
comunistas, agitadores , baderneiros, inimigos da familia e da paz social e
etc..
Na busca de superar essa imagem negativa que o impediu por
três vezes de conquistar a presidência,
Lula cunhou a partir da campanha vitoriosa de2002, a expressão “Lulinha paz e amor”, inspirado no
símbolo do “brasileiro cordial” e com base nisso, realizou um governo pautado pela lógica da conciliação
de classes, “ mãe dos ricos” e “pai dos pobres”, como d’antes nos tempos do
presidente Getúlio Vargas.
Com
isso, o governo Lula conseguiu, com base
nos próprios méritos e de parcelas
importantes da inteligência nacional, superar Getúlio Vargas como o melhor pai
da nação, o que podemos definir como a síntese do pai dos pobre e da mãe dos ricos.
Ocorre
que tinha ou tem uma pedra no caminho, o sucesso obtido com a ampliação do mercado interno de
consumo e com a ação bem sucedida na conquista de novos mercados
internacionais, ficou mais limitado depois de alguns anos, por conta de mais uma
crise do capitalismo internacional , esta última com
inicio em 2008, assim como pelas pressões dos Estados Unidos voltadas para a queda do preço do barril do petróleo no
sentido de enfraquecer as economia
emergentes dependentes, como Brasil e Venezuela. Redução dos preços do barril
de petróleo, inclusive por meio da invasão direta ou indireta a alguns países do
oriente médio “rebeldes”, possuidores de grandes reservas de petróleo.
No caso
do Brasil , os interesses dos Estados Unidos também atuam nos bastidores, para
retomar um maior controle sobre a nossa economia, em especial os poços
do pré-sal. O pretexto mais forte da vez é o combate a “corrupção”. Em 1964 foi livrar o nosso país do comunismo.
Nenhum dos dois são os motivos reais. Embora tenham conseguindo convencer
muitos brasileiros disso .
Enquanto
isso, mesmo no tempo da bonança, setores ligados ao grande capital
internacional, aliado ao grande capital nacional, criaram estratégias de enfraquecimento
do governo Lula, assim como dos outros governos esquerdistas da América Latina.
Dessa
maneira, houve “grandes” ações
estratégicas tanto a luz do dia, como a criminalização de petistas dentro de um
episódio de corrupção, o espetacularizado “mensalão” , assim como “pequenas”, nos subterrâneos das redes sociais, com base na criação de “lendas politicas”
como a de Lula ser dono de uma das
maiores fortunas do país e ter um filho que seria sócio majoritário da OI e da Friboi, entre outras.
Lições
disso tudo, Lula é resultado de uma construção positiva no imaginário coletivo
nacional e para ser derrotado faz-se
necessário usar várias armas negativas neste campo. Mesmo da forma mais vil.
Já o PT
e Dilma Roussef são construções do racionalismo iluminista, porém mais perigosos para as elites, quando associado a
Lula , porque neste tempos pós-modernos,
a síntese do pensamento e práticas medievais com o pensamento e práticas
modernas é quem está dando o tom, para o
bem e para o mal. Não custa lembrar que
um dos mais importantes lideres politicos e religiosos do bem, em nosso tempo, escolheu o nome de Francisco.
Assim também como tomou vulto nos últimos anos, um novo enfrentamento do ocidente cristão contra
o oriente muçulmano, tendo a idéia de Deus na frente e o interesse em tomar os
poços de petróleo como pano de fundo ou disputa cultural como pretexto
aparente para esconder os reais interesses econômicos.
E essa
compreensão ou essas sínteses que mais assustam as elites, por perceberem o
quando a união do que o brasil arcaico e
o brasil moderno tem de melhor, dentro de um propósito virtuoso, contibui para
tornar este país um bom lugar para as maiorias, e isso de forma gradativa. O
X da questão, e estas elites perceberam,
é que a partir de Lula e Dilma, o padrão de consciência e exigência só tendem a crescer , e com isso, a necessidade de
melhor repartir o bolo da riqueza.
Para
distrair ou afastar os pobres em ascensão, nada melhor que trabalhar na
acusação com poucas provas e pouca consistência , a Lula e ao PT, fortalecendo símbolos arquétipos negativos, também ancestrais e guardados em
nosso inconsciente coletivo, com o intuito de tirar o foco das verdadeiras
causas e soluções para os nossos problemas. São símbolo como ladrão, impostor,
vigarista, charlatão, bom de lábia e
etc.. O que as elites sabem ser, com
maestria e dissimulação, desde o tempo dos “homens bons” e dos “pais dos
pobres” dos engenhos coloniais e nas fazendas dos tempos do império e da
república velha. Detalhe “pai dos pobres” é coisa das antigas, não foi Getúlio
e nem Lula quem inventou.
A guisa
de conclusão, a questão do sucesso do
enfrentamento dessa guerra ideológica e midiática, perpretada pelas elites,
passa por essa compreensão. Além de ser amparada na melhoria continua dos indicadores
econômicos e sociais, precisamos conhecer e valorizar os aspectos ligados as
tradições, aos costumes, as crenças, aos velhos e novos hábitos comportamentais,
ou seja, a dimensão da cultura nesta luta, não pode continuar sendo desconsiderada ou colocada em
segundo plano.
P.S.: Ao afirmar que as
acusações ao PT e a Lula são com poucas provas e com pouca consistência,
não quero com isso negar, que algumas pessoas do partido não tenham se envolvido em situações inconvenientes para um partido que sempre denunciou e lutou
contra a corrupção, o que quero dizer é que os erros foram encontrados, as
pessoas punidas e a dimensão dos desvios, são bem mais insignificantes se comparado com a de outros
partidos.
Por outro lado, em termos numéricos a quantidade de petistas
envolvidos com desvio de dinheiro é menor.
Há também que destacar o desnível do tratamento dispensado
pela imprensa e pelo judiciário tratando-se de situações envolvendo dirigentes ou políticos com mandato do PT e
dos outros partidos.
Não á toa, o imbróglio criado nestes últimos dias com a
condução coercitiva e com os grampos da conversa de Lula com a presidente Dilma
Roussef, trata-se da tentativa desesperada de comprovar as mentiras
disseminadas no sub mundo da internet há tempo atrás ou dar alguma aparência de
verdade a essas mentiras.
Adendo
Para as elites deste país, que vive as custas da exploração e da ignorância da maioria da população, O Cunha cumpre o papel de fazer o serviço sujo. Como acontece com os pistoleiros de aluguel que são contratados para matar quem se colocou ou se coloca, como obstáculo a sanha de exploração que existiu e existe em nosso país.
Alguns outros dão a cobertura "legal" e no campo da (des)informação. A novidade é que isso acontecia somente nos cafundós ou nos grotões. Todavia, como as forças que combatem a exploração e a ignorância galgaram espaços maior de poder, além do que era esperado ou previsto pelas velhas elites brazucas, assim, a "pistolagem" também teve que aparecer em um plano mais evidente.
Isso cumpre o desejo de Cazuza, quando exclamou em uma canção. "Brasil, mostra a sua cara". A cara mais feia, a cara mais cruel, a mais insana e desleal.
Cunha é a encarnação real do personagem Antônio das Mortes, de Deus e o Diabo na Terra do do Sol.
Porém, acreditamos que poderemos começar a ter um final diferente do que aconteceu em muitos momentos da nossa história e no filme do Gláuber Rocha.
---------------------------------------------------
O primeiro texto acima começou a ser escrito por volta do dia 30 de maio e concluído em 16 de abril. O adendo foi escrito em 16 de abril. Nestes dias, o papel da arte e dos artistas nas mobilizações pró-democracia, foram evoluindo em uma espiral crescente e tem tido papel fundamental na conquista de uma posição mais favorável para derrotarmos o golpe em curso. Enfrentando assim , o poderio midiático da rede globo e outros veiculos de informação que tiveram, tem e terão papel fundamental, na tentativa de minar as base subjetivas de resistência da nossa população.
Neste sentido, reiteramos e apelamos a esquerda que detém o controle de alguns espaços de poder politico e econômico, dentro e fora do estado. É importante considerar o papel estratégico da cultura e da comunicação, no desenvolvimento da democracia politica, econômica e social. Portanto, faz-se necessário dedicarmos mais tempo, atenção e recursos financeiros, para a arte e a cultura que labuta em favor da maioria pobre ou das minorias marginalizadas e vulneráveis em nosso país.
---------------------------------------------
Quando perguntado por alunos do ensino médio sobre se acredito nos mitos que povoam o nosso imaginário coletivo, notadamente àqueles ligados as nossas tradições ancestrais, respondo que prefiro não ficar preso a dualidade do acreditar e do não acreditar, respondo que gosto e valorizo os mitos e outros conhecimentos tradicionais porque GOSTO de ouvir, em razão de que me divirto, aprendo e me inspiro. Destaco, o quanto os mitos e outros conhecimentos ligados a cultura popular, religiosa ou não, são fontes de inspiração para artistas, arte-educadores e escritores, pesquisadores e cientistas.
Adendo
Para as elites deste país, que vive as custas da exploração e da ignorância da maioria da população, O Cunha cumpre o papel de fazer o serviço sujo. Como acontece com os pistoleiros de aluguel que são contratados para matar quem se colocou ou se coloca, como obstáculo a sanha de exploração que existiu e existe em nosso país.
Alguns outros dão a cobertura "legal" e no campo da (des)informação. A novidade é que isso acontecia somente nos cafundós ou nos grotões. Todavia, como as forças que combatem a exploração e a ignorância galgaram espaços maior de poder, além do que era esperado ou previsto pelas velhas elites brazucas, assim, a "pistolagem" também teve que aparecer em um plano mais evidente.
Isso cumpre o desejo de Cazuza, quando exclamou em uma canção. "Brasil, mostra a sua cara". A cara mais feia, a cara mais cruel, a mais insana e desleal.
Cunha é a encarnação real do personagem Antônio das Mortes, de Deus e o Diabo na Terra do do Sol.
Porém, acreditamos que poderemos começar a ter um final diferente do que aconteceu em muitos momentos da nossa história e no filme do Gláuber Rocha.
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O primeiro texto acima começou a ser escrito por volta do dia 30 de maio e concluído em 16 de abril. O adendo foi escrito em 16 de abril. Nestes dias, o papel da arte e dos artistas nas mobilizações pró-democracia, foram evoluindo em uma espiral crescente e tem tido papel fundamental na conquista de uma posição mais favorável para derrotarmos o golpe em curso. Enfrentando assim , o poderio midiático da rede globo e outros veiculos de informação que tiveram, tem e terão papel fundamental, na tentativa de minar as base subjetivas de resistência da nossa população.
Neste sentido, reiteramos e apelamos a esquerda que detém o controle de alguns espaços de poder politico e econômico, dentro e fora do estado. É importante considerar o papel estratégico da cultura e da comunicação, no desenvolvimento da democracia politica, econômica e social. Portanto, faz-se necessário dedicarmos mais tempo, atenção e recursos financeiros, para a arte e a cultura que labuta em favor da maioria pobre ou das minorias marginalizadas e vulneráveis em nosso país.
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Quando perguntado por alunos do ensino médio sobre se acredito nos mitos que povoam o nosso imaginário coletivo, notadamente àqueles ligados as nossas tradições ancestrais, respondo que prefiro não ficar preso a dualidade do acreditar e do não acreditar, respondo que gosto e valorizo os mitos e outros conhecimentos tradicionais porque GOSTO de ouvir, em razão de que me divirto, aprendo e me inspiro. Destaco, o quanto os mitos e outros conhecimentos ligados a cultura popular, religiosa ou não, são fontes de inspiração para artistas, arte-educadores e escritores, pesquisadores e cientistas.
Zezito de Oliveira - Educador e Produtor Cultural de iniciativas de base comunitária.
Dançando ciranda com Jesus de Nazaré
Jogando capoeira em uma escola da periferia de Aracaju
Brincando com o grupo São João na Roça de Japaratuba-SE.
Admirado com a perfomance dançante de meninos e meninas da periferia, dançando Brasileirinho e Brasil mostra a sua cara!!
Nas estradas brasileiras com a Caravana Arco Iris por La Paz
Saboreando um delicioso pato no tucupi
celebrando o natal com o presépio alternativo no Complexo Gonzagão em Aracaju
Admirando a perfomance teatral de jovens e adolescentes do Conjunto E. Gomes de São Cristóvão.
Percorrendo trilhas na Amazônia (PA). Lugar onde mora Oxóssi, o Curupira, a Caipora e a Matinta Perê.
Visitando ilhas na Amazônia (PA)
Aplaudindo D. Hélder Câmara.
Abaixo, em um córrego na cidade de Pirambu (SE.Lugar onde mora a Iara e a Oxum.
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