sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Um pedaço de memória: AMABA/Projeto Reculturarte. O livro completo está em fase de pesquisa para ser lançado este ano. (5)



Não lembro o dia e nem o ano, mas possivelmente foi no ano de 1993, era um final de tarde quando assisti a um ensaio aberto da banda meninos do B.A, realizado na esquinas das ruas Groenlândia e Costa Rica no Bairro América, em frente a casa do menino maestro prodígio Ito Evangelista e a emoção que senti foi grande. Pela primeira vez contemplava um momento de ensaio público em que o grupo tocava e acompanhava o canto da voz madura de Idelvan (Birro) outro menino prodígio. Tempos de   canções do bloco Olodum como campeãs de sucesso em emissoras de rádio.

Das lembranças sonoras que trago desse dia, são mais fortes as canções Rosa, “ Ai se não me desse o seu amor, o que seria de mim deus meu? O que seria de mim? Ai se não me desse o seu calor. "

Deusa do Amor é outra lembrança especial, “Tudo fica mais bonito quando você está por perto, você me levou ao delírio por isso eu confesso, os seus beijos são ardentes, quando você se aproxima o meu corpo sente"

E por último, a forte canção Protesto Olodum: “Força e pudor, liberdade ao povo do Pelô, mãe que é mãe no parto sente dor e lá vou eu. Nordestópia , na Bahia existe etiópia, pro nordeste o país vira as costas e lá vou eu. “ 

Importante lembrar, eram tempos do governo FHC e não de Lula presidente, quando o nordeste passou a ser considerado fonte de desenvolvimento, criatividade e esperança  para a nação.

Mas essa história de banda não começa no ano de 1993 evidentemente, não como essa que assisti na esquina das ruas formada por instrumentos oficiais. Essa história começa como banda de lata em meados de 1988e será contada com mais detalhes no livro em tela.



 
Dança era pra menina. Banda era pra menino.

"Fiquei na banda afro mirim pouco tempo. Para mim era normal brincar no meio dos meninos, jogar bola. E hoje eu sou mulher, não deixei de ser mulher por causa disso. Mas aí quando entrei na banda, onde só tinha menino , uma menina ficou de  mangação comigo por causa disso. Aí eu peguei e saí da banda. E por eu  ser menina, o adolescente instrutor  que ensinava a tocar também me ignorava, não me dava muita atenção. Por isso fiquei somente na turma de dança mirim, das meninas menores." Depoimento de Jaqueline Andrade dos Anjos, que na época, 1994, contava com 11 anos de idade. 
 


Pequeno exemplo de um fato que ocorreu em  uma   iniciativa socio-educativa-cultural dos anos de 1990, mostrando de forma prática porque se  faz necessário a discussão das questões de gênero nas  escolas  e em iniciativas semelhante ao projeto Reculturarte, tomando como base o que acontece no cotidiano escolar, familiar e comunitário, no campo das relações entre  meninos e meninas, entre  homens e mulheres. Naquele tempo, essa discussão não foi tão fortalecida como tema prioritário. Mesmo assim, muitas meninas e meninos, quando participaram do projeto  conseguiram crescer, evoluir e se relacionam bem com essa questão nos dias de hoje.  Já outros demonstram,  manter resquicios da cultura machista patriarcal que estrutura a sociedade brasileira desde a fundação do Brasil.
A partir dessa declaração,  traremos  o tema relações de gênero no projeto e depois,  como destaque nos encontros de entrevista coletiva, pós entrevistas individuais, previstos para acontecer em março e abril de 2019.
Zezito de Oliveira - Pesquisador e produtor do texto para o livro em tela.


Click abaixo para saber mais:

Por que precisamos discutir gênero nas escolas?





Leia também:

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


Amostra grátis do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte (1). A ser lançado em 2019.

 sábado, 19 de janeiro de 2019


Uma prévia do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019.

  sexta-feira, 25 de janeiro de 2019


O Reculturarte vai à Bahia. Um recorte do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019.(3)

sábado, 2 de fevereiro de 2019


Um aperitivo do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte que está em fase de produção para ser lançado até dezembro de 2019. (4)



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019


Um pedaço de memória: AMABA/Projeto Reculturarte. O livro completo está em fase de pesquisa para ser lançado este ano. (5)

 Mais informações sobre a AMABA/Projeto Reculturarte AQUI

  Como uma forma de pré campanha para divulgação do livro, estaremos publicando semanalmente,  dois ou três parágrafos com passagens bem interessantes dos capítulos já escritos, sempre acompanhado de uma foto do projeto. Importante que haja repasse ou compartilhamento via  zap, facebook, instagram, twitter  e etc...

Nenhum comentário: