Chico Alencar
Encíclica é uma carta postoral escrita pelos papas, há séculos, dirigida a toda a comunidade católica. E, desde Leão XIII (final do século XIX), "às pessoas de boa vontade".
Papa Francisco lançou sábado, na véspera do Dia de São Francisco de Assis, a "Fratelli Tutti" (Irmãozinho/as, todos!") - Sobre a fraternidade e a amizade social.
De forma inédita na história da Igreja, cita um poeta e compositor brasileiro para introduzir, na página 82 (o documento todo tem 117), o tema da relação fraterna: "a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida". Imagino a surpresa e alegria do nosso "poetinha" Vinicius de Moraes, e seu parceiro Baden Powell, com essa linda menção ao seu Samba da Benção*: vão brindar demais, terna e eternamente!
Mais uma vez, esse papa humanista e despojado denuncia que "a história dá sinais de regressão" e condena "as novas formas de egoísmo". A exemplo da encíclica "Laudato Sì" - Sobre o cuidado da Casa Comum, também inspirada em Francisco de Assis, Francisco de Roma e do planeta alerta para a fragilidade da boa política (a do bem comum) diante do globalismo, fincado no "individualismo, no consumismo, na cultura do descarte".
Francisco opõe-se ao "colonialismo cultural" e ao "neoliberalismo da especulação financeira, com sua ganância de lucro fácil como objetivo fundamental".
Mas o central desse documento é o anúncio das possibilidades de uma nova relação humana e social, fundada no reconhecimento da dignidade de todas as pessoas e povos, e na troca fraterna. É o resgate da utopia, do sonho comum de igualdade, liberdade e fraternidade.
Esta encíclica é um chamamento à esperança: "sonhemos com uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos acolhe a todos, cada um com a riqueza de sua fé ou de suas convicções, cada um com sua própria voz, todos irmãos!".
Eu sonho, e busco tornar esse sonho realidade. VAMOS JUNTOS!
* "É melhor ser alegre que ser triste/ alegria é a melhor coisa que existe/ é assim como a luz no coração (...) Fazer samba não é contar piada/ quem faz samba assim não é de nada/ um bom samba é uma forma de oração"...(Vinícius, Baden Powell e Marcelo Peixoto, 1967)
Nenhum comentário:
Postar um comentário