sábado, 24 de outubro de 2020

Periferias nas Eleições 2020 - Roda de Conversa Virtual no Facebook - 4 e 5 de Novembro, às 20 horas

fonte da foto: https://enoisconteudo.com.br/2020/10/20/enois-realiza-serie-de-encontros-com-agencia-mural-sobre-eleicoes/

A roda de conversa com candidatos a vereador será realizado em 04 (quarta-feira)  e 05 de Novembro (quinta-feira), às 20 horas. 

A transmissão será através da página da Ação Cultural, https://www.facebook.com/acaocultur

O conceito PERIFERIA, não está sendo utilizado aqui,   apenas restrito a ideia de território, mas também relacionada à  eixos ou conceitos marginalizados nos debates e ações politicas, os quais foram priorizados nas Lives ou "Ao Vivo" da Ação Cultural, e que também serviram/servem como base conceitual  para  iniciativas culturais realizadas ou apoiadas pela Associação Cultural (Ação Cultural),  desde o ano de fundação, 2004, a partir de uma ação local e de mobilização social e cultural realizada no Conjunto Jardim em Nossa Senhora do Socorro,  municipio localizada na região metropolitana de Aracaju e posteriormente ampliada para outros territórios. 

Memória das lives da Ação Cultural na quarentena

Os convidados do dia 04 (quarta-feira) confirmados , são os seguintes:    Marco Vieira  PC do B (Aracaju)  – Vinicius Oliveira {Bancada Comunitária} - PSOL (Aracaju)  – Cláudia Pereira PT (Aracaju)   - Iza Negratcha PT  (Socorro) - Profº Silvaney PT (Santo Amaro das Brotas). 

Os convidados para o dia 05 de novembro (quinta-feira), confirmados,  são os seguintes: Ângela Melo PT (Aracaju) -  Luciano Acciole PT  (Japaratuba) –  Luiz Torres PT (Barra dos Coqueiros) - Professora Renata  Rede Sustentabilidade - (São Cristóvão)

Os convidados são professores/agentes culturais e artistas/agentes culturais. 

A proposta é conversarmos inicialmente com base nos eixos  que nortearam as escolhas dos temas e dos convidados em  nossas lives anteriores, que são: 

Ação Cultural – Educação Popular – Juventudes – Ação Local e Mobilização Social – Memória como Resistência  - Universidade e Escola Pública na relação com os conceitos anteriores.

Sequência do debate

1º BLOCO - Dessa maneira,  o primeiro bloco de até 5 minutos , será para o candidato discorrer de um a três eixos  apresentados na relação acima.  Nesse caso, o candidato deverá apresentar a sua compreensão sobre os eixos ou conceitos e quais e de que maneira pretende priorizar no mandato.

Mas sugerimos que, para abordagem,  seja escolhido um ou dois no máximo.

APRESENTAÇÃO - Mas antes, os candidatos deverão responder em até 3 minutos,  o que na sua biografia credencia a sua candidatura para representar  trabalhadores (as),  periféricos (as),  negros (as)  e/ou mestiços (as). 

Daí,  teremos  comentários de internautas. Com perguntas para cada um dos candidatos. Das perguntas enviadas, caso tenha mais perguntas para um dos candidatos, sortearemos uma. Os que  não tiverem perguntas enviadas pelo público, responderão a perguntas formuladas pelo mediador do debate.

2º BLOCO - No segundo bloco, cada candidato escolhe um, dois ou três  eixos/conceitos/temas da sua escolha e que pretende priorizar no seu mandato, caso eleito. Sugerimos um ou dois para discorrer. Com 5 minutos 

3º BLOCO - O último bloco será respostas a uma pergunta formulada pelo mediador do debate e mais uma pergunta formulada pelos internautas. Havendo ,mais de uma, faremos sorteio. O candidato que não tiver sido perguntado, responderá a uma pergunta realizada pelo mediador.

Leia também:

No Brasil, tornaram-se território de medo e desigualdades. Transformação exigirá resgatar ideias de Cuidado e Bem-viver. Primeiro 

passo: enfrentar oligopólios dos serviços públicos e adotar nova economia, limpa e comunitária.

As fotografias abaixo estão publicadas por ordem de chegada.



Jornalista, Produtor Audiovisual, Professor de Fotografia, Estudante de Direito e propagador da cultura de paz. Tem 46 anos, é pai de 5 e avô de 6. Em 2019 lançou seu primeiro livro, o Salinas.

 Mãe, historiadora, ativista Social, nascida e criada na periferia de Aracaju. Atualmente resido no Bairro Santa Maria.  Iniciei a minha militância durante a minha juventude na União Sergipana dos Estudantes Secundaristas em defesa dos direitos estudantis e melhorias na política e educação do Estado. 

Nenhum comentário: