sábado, 2 de setembro de 2023

A lembrança de LIve To Tell de Madonna e o segundo livro da trilogia AMABA/Projeto Reculturarte

Foto de apresentação do grupo de dança Reculturarte no Centro de Criatividade - Aracaju, aqui na fase embrionária, 1990/1991. Não temos o ano com precisão..

 Este semana tive vontade de ouvir Live To Tell, uma canção bela e melancólica ao mesmo tempo, como tantas canções de ritmos e origens diversas, inclusive da nossa querida música brasileira.

A vontade em ouvir esta semana eu não sei o motivo, faz tempo que não a ouço, mas sei que os primeiros acordes do arranjo de Live To Tell me remete ao primeiro momento do grupo de dança Reculturarte, inicio dos anos 1990, sob a batuta do professor Henrique e da professora Adriana, em especial desta,  que ficou mais tempo dando aulas e montando coreografias para e com o grupo...

Com o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo esperamos mais uma vez contar com o auxilio desta lei de fomento, assim como se sucedeu com o edital da Lei Aldir Blanc 1 na pandemia, o que tornou possivel a publicação do primeiro volume.

E se não foi possível fazer o lançamento do primeiro volume com pompa e majestade, por causa da pandemia da COVID, a qual quase me levou para o outro plano, assim também como por causa das limitações do orçamento, esperamos no caso do lançamento deste segundo volume fazer uma festa regada a boa comida, a boa bebida e a boa música, incluindo algumas de Madonna, como esta que estamos trazendo aqui em destaque, assim como canções do Olodum, Marisa Monte, Ilê Ayê, do álbum Saltimbancos Trapalhões e outras, cuja lista faremos com a memória das ex-professoras e ex- integrantes do grupo de dança Reculturarte.

E se foi um tempo bom, confesso que vivi, mas também às vezes com cada tipo de situação de sufoco e perrengue... 

E para saber como foi, não deixem de adquirir  o segundo volume, quando estiver disponível. Possivelmente ainda este ano, se tudo correr dentro das expectativas...

O texto abaixo foi publicado no facebook em 03 de dezembro de 2021 na página do livro AQUI


Quando teve inicio a oficina de dança moderna na AMABA, no começo dos anos 1990, perdurando até 1996, de forma quase ininterrupta e depois também, mas não sabemos com que frequência e intensidade, Madonna foi presença cativa, principalmente nos exercicios de alongamento, condicionamento fisico e uma e outra coreografica.

Esta presença forte da Madonna, durou até 1993, a partir daí a oficina de dança fez uma inflexão voltada para os ritmos nacionais, notadamente os da matriz afro, sem desprezar a presença da Madonna e outros artistas internacionais e brasileiros, para o trabalho com os exercicios e bases coreográficas.

Da nossa parte, sempre defendemos esta liberdade de criação e de interação com a cultura pop internacional e a cultura pop brasileira, a qual na década de 1990 esteve bastante influenciada pelo caldeirão cultural oriundo da musica pop baiana, o qual ficou conhecida como Axé Music e que começou ganhar espaço no plano nacional, depois de explodir em Salvador e arredores, Aracaju incluso. A dança na AMABA será objeto de um delicioso capitulo no segundo volume da trilogia AMABA/Projeto Reculturarte.

Como sempre costumamos fazer, traremos uma contextualização da presença da Madonna no cenário cultural dessa década, assim também como pequeno resumo histórico-analitico acerca da entrada da música pop baiana nas paradas de sucesso. Da mesma maneira, sobre a cena da dança em Sergipe nestes anos. Logo, não será apenas um capitulo descritivo.

Sugestões de referências bibliográficas são sempre bem vindas.

O primeiro volume já está a venda. Para adquirir é só entrar em contato com o escritor através das redes digitais, principalmente face ou whatzapp.


https://www.youtube.com/watch?v=Mbo5d3tvpKE

Tradução

Viver Para Contar

Eu tenho uma história para contar

Às vezes fica tão difícil escondê-la bem

Eu não estava preparada para a queda

Cega demais para ver o que estava bem embaixo do meu nariz


Um homem pode contar mil mentiras

Eu aprendi bem a minha lição

Espero viver para contar o segredo que aprendi

Até lá, ele vai arder dentro de mim


Eu sei onde mora a beleza

Eu a vi uma vez, eu sei o calor que ela dá

A luz que você nunca conseguiu ver

Ela brilha por dentro, você não pode tirá-la de mim


Um homem pode contar mil mentiras

Eu aprendi bem a minha lição

Espero viver para contar o segredo que aprendi

Até lá, ele vai arder dentro de mim


A verdade nunca está muito distante

Você a manteve bem escondida

Se eu viver para contar o segredo que eu sabia na época

Será que algum dia terei de novo a oportunidade?


Se eu fugisse

Eu nunca teria força para ir muito longe

Como eles ouviriam

A batida do meu coração?


Será que vai esfriar

O segredo que escondo? Será que vou envelhecer?

Como eles ouviriam?

Quando eles aprenderiam? Como eles saberiam?


Um homem pode contar mil mentiras

Eu aprendi bem a minha lição

Espero viver para contar o segredo que aprendi

Até lá, ele vai arder dentro de mim


A verdade nunca está muito distante

Você a manteve bem escondida

Se eu viver para contar o segredo que eu sabia na época

Será que algum dia terei de novo a oportunidade?

Outra querida canção da Madonna..





Nenhum comentário: