quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Direção da CNBB conclama os outros bispos a dedicarem atenção as eleições dos conselhos tutelares em 01 de Outubro.

 Brasília - DF, 20 de setembro de 2023

"Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam,  porque o Reino de Deus pertence a elas. Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele."

(Mc 10, 14-15)


Dom Luciano Mendes de Almeida - Uma das maiores referências do episcopado brasileiro no trabalho com crianças e adolescentes pobres

V. Exas. Revmas.

Srs. ARCE(BISPOS)

Ref.: Eleições para a renovação da composição dos Conselhos Tutelares

Caríssimos Irmãos no Episcopado,

No dia 1º outubro de 2023, serão realizadas, em todos os Estados e no Distrito Federal, as eleições para a renovação da composição dos Conselhos Tutelares para o próximo quadriênio. A escolha dos conselheiros tutelares ocorrerá por meio de votação popular, em voto direto e secreto. Este voto não é obrigatório; por isso, devemos nos empenhar para garantir a maior participação popular possível.

Conforme a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, do Estado e da sociedade assegurar com absoluta prioridade, às crianças e adolescentes, os direitos à vida, saúde, convivência familiar, liberdade, respeito, dignidade e educação.

O Conselho Tutelar é um órgão que foi criado para zelar pelo cumprimento desses direitos, como prioridade absoluta, e para proteger as crianças e adolescentes de toda forma de violência, opressão, discriminação, exploração, crueldade e negligência. Por conseguinte, tem a competência de encaminhar e receber demandas da sociedade civil, dos tribunais de justiça e das delegacias. Os conselheiros eleitos são verdadeiros guardiões da lei. Por isso, essa função tem imensa relevância na vida da comunidade e das famílias.

O servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida, iluminado pela Palavra de Deus e fazendo referência ao Estatuto da Criança e Adolescente, disse: “A Lei há de contribuir para a mudança de mentalidade da sociedade brasileira, habituada infelizmente a se omitir diante das injustiças de que são vítimas as crianças e adolescentes. O respeito à Lei fará que a opressão e o abandono deem lugar à justiça, à solidariedade e ao amor”.

Convocamos, portanto, todas as pessoas de boa vontade para que se engajem no processo de escolha dos próximos conselheiros, identificando e promovendo as candidaturas que realmente estejam comprometidas com a efetivação da Proteção Integral da população infanto-juvenil.

Que as comunidades cristãs se organizem e animem para buscar informações, na Prefeitura e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, sobre as normas do processo eleitoral do seu município. Para votar com consciência, é necessário levantar informações sobre os candidatos/as, procurando conhecer a história e trajetória profissional e política deles.

Escolhamos, no domingo 01 de outubro, os melhores nomes em vista da defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente!

Cordialmente,

Dom Jaime Spengler

Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre

Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva

Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia

1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife

2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

Leia e assista também:

https://www.youtube.com/watch?v=fZcHIIiAhsc&t=1s


"Pastor, assessor de vereador e candidato a conselheiro tutelar é indiciado por estupro em Nossa Senhora do Socorro |

 Segundo o delegado Paulo Márcio, foi constatado que o assédio teve início há cerca de dois anos, quando o homem começou a se relacionar com a mãe da vítima.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/09/pastor-assessor-de-vereador-e-candidato.html

OS CONSELHOS TUTELARES E A OMISSÃO NOSSA DE CADA DIA

Toninho Kalunga  ex conselheiro tutelar da primeira turma do  Conselho Tutelar da cidade de Cotia/SP.

  Vamos falar sobre compromisso com as crianças e adolescentes? Voce sabia que em 1º de Outubro teremos eleições nacionais para eleger os Conselheiros Tutelares em todas as cidades do Brasil? Se não sabe, você precisa ler isso. E se prepare para se decepcionar. Os candidatos já estão escolhidos e provavelmente você não faz a menor ideia de quem sejam!

 O debate sobre a situação dos direitos das crianças e adolescentes passa, necessariamente, por aquilo que aprendemos com o frei dominicano Zé Fernandes, a chamar de ter uma fé política.

Leia mais 

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/08/vamos-falar-sobre-compromisso-com-as.html




Nenhum comentário: