quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Professor transforma educação de escola de comunidade carente, em SE


 
Nesta terça feira (15) é comemorada o dia do professor. E um sergipano, incansável na arte de transmitir o conhecimento, é o símbolo de uma categoria que merece ser enaltecida. Faz a diferença na educação do ensino público.
É no conjunto Jardins, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju que a escola, Leão Magno Brasil, mostra como levar educação, mas para ela brilhar, um professor nascido e criado na região, se tornou o responsável pela transformação de estudantes.
O professor, Geilzo Nascimento, é todo voltado para o saber e o fato de ter nascido sem muitas condições financeiras o fez estabelecer meta de transformar a educação da sua comunidade. “Nós professores contribuímos para quebrarmos um preconceito que se tem de uma comunidade violenta e que enxerga na educação uma forma de mudança”.
Hoje como diretor da escola Geilzo não abre mão de cuidar de um por um dos seus alunos como se fossem filhos. Faz questão de ouvir os problemas, as dificuldades de cada um e ensina lições.
Com um trabalho de união os resultados não tardaram a aparecer. Há dez anos não se tem notícia de uma carteira quebrada de pichações na escola, sem falar nos destaques que os alunos se tornaram em sala de aula.
Além de gostar de poesias os alunos são agraciados com músicas clássicas nos intervalos. Um detalhe foge dos termos disciplinares da escola, as punições não são dadas com suspensões. “Nós transformamos essa suspensão em estudo obrigatório, ou seja, ao invés de suspender o aluno, ele fica mais tempo na escola, escolhe-se um livro e dele é feito um resumo pelo aluno”.
A história do professor é vangloriada por todos, pois é a maior motivação para a dedicação aos estudos. Sua história na educação é exemplo para cerca de 1400 estudantes que sente orgulho de fazer parte da escola que o diretor é símbolo.
Alguns furtos já puderam ser colhidos, como pais que hoje tem seus filhos formados após passarem pela escola. Coragem e motivação não faltam a esse professor que enxerga no futuro desafios e uma certeza. “Continuarei professor sempre”.
 
Assista a reportagem:
 
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2012/10/professor-transforma-educacao-de-escola-de-comunidade-carente-em-se.html

Comentário

Trabalhei no Leão Magno até 2007 e a despeito das contradições do ex e do atual diretor, não resta dúvida que é um estabelecimento de ensino que evoluiu bastante e me sinto feliz de ter dado uma modesta contribuição neste sentido. O desafio aqui em Sergipe e na maioria dos estados brasileiros é realizar este processo de forma mais participativa e democrática para que isso perdure quando o atual diretor não estiver mais presente. Um exemplo  são  escolas que um dia foram consideradas como modelo de gestão  por causa de uma diretora e que hoje aparece como o contrário.

Professor Zezito

http://www.overmundo.com.br/overblog/o-central-da-periferia-na-escola


 

Nenhum comentário: