quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vida alternativa: A cultura invisível dos malucos de estrada

Share
Fonte: Site Agência Social
Pessoas com dreades nos cabelos, roupas coloridas e chinelos de pneu, vivem perambulando pelos quatro cantos do mundo. Estendem seu pano com artesanatos por onde passam. Em um misto de arte, sonhos, liberdade e desapego, eles tem uma filosofia de vida própria.
Para muitas pessoas são os chamados hippies. Porém esses ficaram nos anos 60 e 70, os atuais preferem ser nomeados como ‘malucos de estrada’ e tem uma filosofia de vida própria, num movimento específico e abrasileirado. “Mas a sociedade nos considera hippies por sermos alternativos”, diz Lucas Costa, 29 anos, que é chamado pela “malucada” de Salsicha. Ele viaja desde os 15 anos e já conhece o Brasil todo.
A maioria deles não tem casa, dorme nas ruas, acorda a hora que quer e se mantem de um trabalho feito pelas próprias mãos. O maior objetivo é viajar, prezam a liberdade de ir e vir, sem se preocupar com o tempo, como é hábito nas grandes cidades.

A filosofia de vida dos malucos de estrada são passadas de pai para filho.
Rafael Lage é artesão, fotógrafo, malabarista e atualmente diretor. Viajou pelo mundo durante 10 anos. Hoje dirige o ‘A Beleza da Margem’, um documentário que mostra a vida do maluco de estrada, a cultura e as retaliações que sofrem no percurso.  A inspiração veio da própria vivência.
“Eu vivi do artesanato e do malabarismo. No momento me considero um hibrido, carrego toda a herança desta vivência, mas me encontro dialogando com comunicação, pesquisa, fotografia, filmagem, produção. Isto me distingue da malucada em geral que costuma ter uma certa resistência a este aparato”, relata Rafael.
As retaliações e o preconceito da sociedade com esse estilo de vida fizeram com que ele colocasse mais um item em sua mochila nômade: a câmera filmadora. E junto com uma equipe de malucos de estrada percorre o mundo para mostrar a realidade e beleza desse grupo alternativo.
“A abordagem da mídia convencional e a visão em geral da sociedade sobre este movimento, tem uma forte tendência a ‘folclorizar’ ou então a criminalizar estas pessoas. Acreditamos que o filme irá aumentar o arsenal de entendimento e adensar o tema.” diz Rafael Lage, sobre o que espera com o documentário.

A Charge bem humorada de Marcio Andrade em homenagem aos malucos de estrada
O ‘A Beleza da Margem” esta em fase de produção e mostra a riqueza cultural e a luta contra a repressão desta ‘sociedade alternativa’, como diria Raul Seixas. O financiamento acontece de forma colaborativa e será lançado pela internet no final de 2013 com livre acesso.
Minha vida é estrada eu não ligo pra nada, só quero cantar
Hosana, 35 anos, é a terceira geração de sua família que esta na estrada e optou por educar seus filhos de uma maneira não tradicional. A alfabetização de seus quatro filhos é feita por ela mesma. Tem uma caixa de sapato com diversos livros que a acompanha para todo lugar. A filosofia de vida é passada de pai para filho. “A gente mesmo ensina o artesanato, a ler, escrever e fazer contas” comenta Hosana.

Geralmente a fonte de renda dos viajantes é o artesanato.
A trilha sonora de suas vidas são ritmos como reggae e rock alternativos. Marcos Rasta compõe suas próprias canções, se apresenta na Avenida São João, Centro de São Paulo. O velho, de bata colorida e barbas longas, fala sobre tudo que vê na rua. “A partir do momento que você saiu da barriga de sua mãe, você já é cultura”, fala com sua experiência. “As pessoas têm que andar nas ruas e conhecer todo tipo de manifestação cultural, não é só na TV que elas existem.”, sugere Marcos.
Até o momento não existe uma pesquisa que retrata os malucos de estrada e sua evolução, mas o sonho, a liberdade e o desapego continuam fazendo a cabeça dessa galera pelas estradas do mundo. De carona ou a pé os “malucos belezas” não precisam de muito dinheiro. “Com o artesanato ganho o suficiente para viver.”, conta Salsicha com um sorriso no rosto queimado pelo sol.

Assista o teaser e colabore com o financiamento do filme.

AQUI

Nenhum comentário: