quinta-feira, 7 de março de 2013

Sertão Vivo


Ação: Sertão Vivo
Objetivo: Oferecer melhores condições de vida e convívio no semiárido
Cidade: Orós – CE
Como ajudar: zvi@uol.com.br
Zé Vicente, José Vicente Filho é cearense da cidade de Orós, mais precisamente do sítio Aroeiras, no distrito de Guassussê e sempre militou na música católica. Atualmente também conquista um espaço importante na área social com o projeto Sertão Vivo, localizado no seu sítio.
Foi nessa Família de lavradores, gente simples, festiva, religiosa, apaixonada pela poesia de Cordel e Luiz Gonzaga, que Zé Vicente foi criado, e mesmo hoje, aos 53 anos e muitas viagens a serviço da arte, mantém-se ligado ao seu lugar, sua gente, suas raízes. Nos intervalos da agenda, lá vai ele, 450 quilômetros de estrada, para a roça, no Sítio Aroeiras-Orós. Com irmãos, parentes, amigos e sua horta, adubada com cartas recebidas de amigos (as) e admiradores (as), as árvores sobreviventes, as quais chamam com os nomes de quem ama.
O Projeto Sertão Vivo tem suas raízes em 1997, quando Zé Vicente, poeta e cantor, convidou artistas amigas e amigos, que vinham visitar o Sítio Aroeiras, seu lugar de origem, para oferecer as crianças e jovens, possibilidade de terem acesso a noções básicas de artes, saúde, construção de instrumentos musicais, usando sucatas e elementos da natureza, hortas e mudas etc.
O objetivo do projeto é oferecer melhores condições de vida e convívio no semiárido, para a comunidade local. “Os moradores precisam cultivar a cultura do encantamento e do cuidado com a natureza, que é a nossa grande e sagrada matriz”, defende Zé Vicente, que na letra de suas músicas assume uma postura ecológica e mística.
A Casa de Artes ou o chamado Centro Sertão Vivo, um local muito simples, com um poço e hoje já arborizado, herança da tia Zefa, irmã da Mãe Suzana, tem sido um espaço de encontros e festinhas familiares, tendo sempre como referência maior o cuidado e convívio com o meio ambiente no semi-árido nordestino.
Tudo conta no processo de amor que transforma o esterco e a sucata, em adubo natural e instrumento musical, para tornar o Sertão mais Vivo e sempre Lindo!
Atualmente o Projeto Sertão Vivo, reúne, além dos familiares de Zé Vicente, o poeta-cantor, idealizador encantado com a arte-vida no sertão, outras (os) artistas, do Grupo de Arte-vida: Eliane Brasileiro (cantora e arte-educadora), Conceição Almeida (teatro e assessora no campo da sócio-economia solidária), Ivo Souza (artista plástico e vídeo-educador), Stênio Pérsico (músico), Rafael Magnata (Mestre de Capoeira Angola e Danças Afro-Regionais), Thiago Barros (Técnico Agrícola), com sua esposa Nena, Ézio Barros e família, Maria dos Anjos e Thaís Barros, esses últimos parentes e responsáveis pelos cuidados e coordenação das atividades locais.
Todos os custos e demais investimentos na Jornada de Arte, como em outras atividades no âmbito do Projeto Sertão Vivo, tem sido de maneira solidária e voluntária, com uma opção clara pela busca de apoios informais, de pessoas e entidades, que oferecem cotas em dinheiro e/ou materiais didáticos e de comunicação e memória, contribuições para alimentação de monitores e lanches dos participantes, brindes (roupas, brinquedos etc.), para o bazar.
Todos os artistas atuam voluntariamente, recebendo passagens, hospedagem e, eventualmente, algum suporte financeiro, para outros custos em viagens.
“A arte, em suas várias expressões, é a bandeira principal, que motiva, reúne e provoca”. Antes do início das atividades, Zé Vicente e Eliane Brasileiro realizaram show na cidade de Dormentes (PE). Uma força da arte solidária, cujos recursos arrecadados foram investidos na Jornada. A dupla contou neste ano com o trabalho voluntário de Dida Tomé, artista plástica, criadora de belíssimos cartões ecológicos cujo trabalho é denominado de eco-ternura; e Carlita Souza, educadora e militante social, vindas do Espírito Santo.
O Projeto Sertão tem como agenda a curto e médio prazo continuar com várias atividades na área da arte-vida, como “Arraial de Arte na Roça”, a Oficina de “Capacitação para jovens Pedreiros”, a Oficina “Cuidando da Saúde”, com massoterapia e plantas medicinais visando à formação do Grupo de Saúde Local, fortalecimento do Grupo de Capoeira Aroeira, que atende crianças e adolescentes da área, a cada final de semana, já com instrutor local. Cada atividade em curso visa capacitação de protagonistas da comunidade local.
O objetivo é continuar encantando gente, numa visão aberta, de diálogo, entendimento, cuidado, comunhão e gratidão, com a mãe terra, cultivando uma mística, ao mesmo tempo ancestral e atual, de admiração e respeito pelas tradições e as fontes da vida, no Sertão deste semi-árido nordestino e muito mais.
É neste sentido que a exclamação do jovem, através do boneco, parafraseando o poeta Zé, traduz bem o clima de encantamento que a Jornada de Arte Na Roça, produz na moçada: “A bosta da vaca é linda!…”
E o testemunho do Ivo Souza, no livro da casa: “… eis que aqui presenciei o milagre dos peixes, subindo os altos do sertão!”.

Saiba mais e como ajudar:
Projeto Sertão Vivo
Município de Orós
Zé Vicente (85)9997.6177
zvi@uol.com.br


O novo CD de Zé Vicente já está nas Lojas Paulinas "Zé Vicente da Esperança",


O novo CD de Zé Vicente      já está nas Lojas  Paulinas Brasil!   "Zé Vicente da Esperança", mais  um  trabalho  a   serviço  da  vida  e  da esperança. Uma das canções chama-se Ciranda do Menino Deus. Ouça/Assista AQUI 

 Zé Vicente fala do novo cd que está por vir! Mais     um    lançamento     da    Gravadora Paulinas-COMEP

 AQUI 
 
Zé Vicente da Esperança, um canto de amor!

Um som pontuado de poemas e cores, das boas coisas de nossa terra, ao ritmo popular e bem brasileiro. É Zé Vicente nos brindando de novo com rimas que falam de amor, esperança, ecologia, diálogo entre raças e tradições religiosas…
Cearense, da roça de Orós, “naturalmente ecológico”, compositor-cantor, poeta popular, arte-educador… Zé Vicente é acima de tudo um artista em sintonia com a caminhada de seu povo e que, por meio da arte, vive em busca da construção permanente de relações de solidariedade, identidade cultural, valores igualitários, respeito à vida no meio ambiente, e ao próximo seja humano ou em qualquer ser vivo.
Hoje, com mais de 30 anos de trajetória artística musical, Zé Vicente lança o CD Zé Vicente da Esperança, seu 13º álbum pela gravadora Paulinas-Comep. “Minha esperança é que esse CD seja de fato um marco na caminhada dos jovens e de todo o povo que busca uma fé madura e comprometida com as transformações sociais nesses tempos de tantos desafios” afirma o cantor.
O álbum traz 14 canções inéditas, músicas com um tom festivo, poesias, rimas e ritmos populares “são músicas populares celebrativas e culturais” como ele mesmo diz.
Cada canção nasce de experiências do compositor, no dia a dia, nas estradas, em movimentos populares, encontros, oficinas e cursos dos quais participa. O som é pontuado de sotaques regionais, das boas coisas de nossa terra, ao ritmo do samba, do baião e maracatu, misturando acordeom, metais, sopro, cordas e percussão. As letras e rimas falam de esperança, ecologia, cidadania, justiça, diálogo entre raças e tradições religiosas. São músicas que trazem grande riqueza cultural e rítmica.
Na primeira faixa do CD o público pode conferir a canção “Samba social”,parceria com o mineiro, Pe. Zé Antonio, um samba alegre, otimista e cadenciado, que promove a cidadania e a justiça em defesa dos direitos sociais, o refrão diz “Defender o direito. Respeitar a justiça. Promover a vida. Eis a nossa missão”. Já na música “Bendição” o ritmo gostoso do baião e a letra em rima exaltam a natureza e o amor do criador por todas as coisas “Bendita e amada seja, na natureza. Toda beleza que com certeza. O Deus da vida assim criou”.
Na faixa onze em “O grito é paz” surge uma balada ,um hino pela paz e pelo respeito às diferenças “De todos os cantos da terra, um só grito se faz ouvir. Em todas a línguas e povos todos hão de perceber… O grito é paz! O grito é paz.”,na interpretação, Emmanuel,irmão do saudoso cantor Jessé, traz passa emoção e brilho.
Neste trabalho, o tempero do regionalismo vem das mãos de Osvaldinho do Acordeon, do arranjador Luiz Antonio Karam, dos músicos participantes Adeíldo Lopes, Ocimar de Paula e Tico Delisa Nos solos,mais duas convidadas: Raquel Passos,cantora capixaba e Ana Paula fsp, do Grupo Chamas. Nos vocais: Maria Diniz, Rita Kfouri, Paulinho Campos e Emmanuel.
Zé Vicente da Esperança confirma como sobrenome sua marca principal na arte. Canta de forma celebrativa a fé, a resistência e a esperança junto ao seu povo. O CD esta disponível em todas as livrarias Paulinas pelo Brasil.
  

Leia também: Beleza e Justiça se abraçam na obra de Zé Vicente. AQUI

Nenhum comentário: