sexta-feira, 22 de março de 2013

Encontro constrói rede de gestores culturais para o Criativa Birô

Fonte:

Teia Cultural Minas - Nº 11 - 21 de março de 2013 - Ano IX - Informativo Regional MINC-MG

www.cultura.gov.br

Futuros centros de apoio ao empreendedor criativo ganham forma e projetam desenvolvimento pela Cultura
Oficina Criativa Birô
A consolidação de uma rede integrada de gestores públicos que irão se reunir periodicamente para troca de experiências e busca de soluções para o desenvolvimento de empreendimentos criativos, nas 13 unidades da federação conveniadas com Ministério da Cultura (MinC), foi um dos resultados do 1 º Encontro de Gestão dos Criativas Birôs.
O encontro, que começou ontem e terminou no final da tarde desta terça-feira (19), teve o formato de oficina e reuniu gestores culturais públicos de 11 estados e do Distrito Federal (a representante do Rio Grande do Norte adoeceu e não pode comparecer). Além dos coordenadores e coordenadoras de Economia Criativa das secretarias de cultura, participaram dos trabalhos a Secretária de Cultura do Mato Grosso, Janete Riva; e a Diretora-presidente da Fundação de Cultura e Comunicação do Acre, Francis Mary de Lima.
Na abertura do encontro, a Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC), Cláudia Leitão, antecipou a importância dessa integração e pediu o empenho de todos. “No Brasil, boas iniciativas desaparecem quando mudam os governantes. Não podemos nos submeter a isso. Para que o Criativa Birô continue, ele tem que ser abraçado pelos gestores públicos, pelos empreendedores criativos, pelo campo cultural e também pelas grandes instituições”, disse.
Oficina Criativa BirôImplementados a partir de um convênio entre o Ministério da Cultura e governos estaduais, os Criativas Birôs são escritórios que funcionarão como centros de apoio aos artistas e pequenos empreendedores criativos na estruturação e elaboração de modelos de negócios. O primeiro será inaugurado em maio, no Rio de Janeiro, estado que já vem desenvolvendo políticas específicas para o segmento criativo. Nos demais já conveniados, serão implantados no segundo semestre de 2013.
A Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da SEC, Luciana Guilherme, lembrou que o próximo encontro da rede de gestores culturais já tem data marcada, obedecendo ao pacto de gestão firmado em Brasília: maio, no Rio de Janeiro. “Haverá a solenidade oficial de inuguração, mas também vamos ter uma agenda de trabalho interna já nas instalações do Criativa. Ou seja, o encontro de hoje é o primeiro de muitos”, afirmou.
Rio Criativo
Oficina Criativa Birô
O segundo dia de trabalho começou com a apresentação do Rio Criativo pela Coordenadora de Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Joana Stallivieri, projeto que iniciou a partir de uma pareceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) para a definição dos conceitos de Economia Criativa. Joana explicou que o Rio Criativo atua em duas frentes. Em uma delas, como incubadora de empresas. “Hoje são 20 vinte empresas incubadas” destacou.  Na outra, como centro de orientação para empreendedores criativos.
Com a inauguração do Criativa Birô, a coordenadora ressaltou que o estado terá um centro de referência. “Um espaço de articulação, de circulação, onde os próprios empreendedores criativos podem buscar qualificação, consultoria, tirar dúvidas sobre questões jurídicas, financeiras ou até sobre planejamento estratégico para o seu negócio.”
Cultura como geradora de riquezas
Luciano Gonçalo, Coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, outro estado que vem avançando em políticas para o setor, salientou que os escritórios de apoio aos empreendedores criativos podem desempenhar uma função estratégica de  desenvolvimento e inclusão. “Com o Criativa Birô, passamos a ser proativos no processo de estímulo ao desenvolvimento econômico das comunidades, não mais apenas coadjuvantes, e nem tendo uma postura passiva de só receber recursos, ou de ficar a espera de alguma política social”, disse. “São espaços que colocam a Cultura como geradora de riquezas, não só aquela que demanda recursos.”
A Secretária de Cultura do Mato Grosso, Janete Riva, disse que o estado precisa de uma estrutura para desenvolver a cultura e comemorou o convenio. “Acabamos de pactuar e estamos ansiosos para iniciarmos os trabalhos, o espaço já está reservado, e  tenho certeza que vai contribuir muito para a cultura do Mato Grosso”, afirmou.
No Acre, foi reservado um espaço nobre para a instalação do Criativa Birô. “É um espaço privilegiado, patrimônio histórico do Estado, que era antiga residência dos governantes,  chamado Casarão”, contou a presidente da Fundação de Cultura e Comunicação, Francis Mary de Lima.
(texto e fotos: Marcelo Leal – Ascom/SEC/MinC)

Mais...

Sefic/MinC divulga esclarecimentos sobre formas de apoio de Pessoas Físicas a projetos culturais
A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) publicou, em sua página eletrônica, uma série de perguntas e respostas esclarecendo o público sobre a maneira como Pessoas Físicas podem incentivar projetos culturais apoiados pela Lei Rouanet. Junto à publicação estão anexados, também, vários links informativos sobre a legislação relacionada à Lei Federal de Incentivo à Cultura. Acesse aqui as informações
 
EDITAIS EM ANDAMENTO

Audiovisual
 

Festival de Cinema Latino-americano de La Plata - inscrições abertas até  5 de julho O Festival chega à sua oitava edição entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro e tem o Brasil como país convidado. Saiba mais: Festival de Cinema Latinoamericano de La Plata - FESAALP

 

9ª edição da Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga - a Mostra acontece na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, e tem inscrições abertas até o dia 5 de abril (para ocumentários em curta ou longa-metragem, desde que sejam relacionados ao tema deste ano - “O Cinema da Paz em Tempo de Guerra”). Para saber mais informações, acesse www.cinedocumenta.com.br.

 

V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital - acontece entre os dias 15 e 21 de junho, na Vila de Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara, Ceará). Podem participar realizadores de todo o Brasil, com inscrições de curtas-metragens de até 15 minutos nas categorias Documentário, Ficção, Animação e Experimental, produzidos em tecnologia digital, com qualquer tema, desde que tenham sido concluídos a partir de junho de 2011. As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 31 de março. Leia mais

 

Circuito de festivais brasileiros no exterior: estão abertas as inscrições de filmes para as edições 2013 dos festivais de cinema brasileiro do Circuito Inffinito, que realiza eventos de cinema brasileiro em várias cidades do mundo, como Madri, Barcelona, Montevidéu, Londres, Miami, Nova York e Buenos Aires. Para se inscrever ou obter mais informações, acesse o site www.brazilianfilmfestival.com.

 

Mostra Audiovisual de Cambuquira seleciona curtas - 8ª edição da MOSCA acontece no município mineiro entre os dias 10 e 14 de julho. As inscrições podem ser feitas até 8 de abril pelo site www.mostramosca.com.br.

 
Festival de Curtas-metragens Silhouette - acontece entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro em Paris, na França. As obras inscritas devem ter sido concluídas após setembro de 2011, e devem ter duração máxima de 59 minutos – com exceção dos documentários, cuja duração deve ser, no máximo, de 35 minutos.   As inscrições vão até 17 de maio e devem ser feitas pelo site Shortfilmdepot. Fonte:
 
Concurso Internacional de Produção de Vídeo: “Minha Cidade, Nosso Patrimônio Mundial”
Inscrições até 14 de junho de 2013. Informações:
 

4º Festival Internacional de Cinema pela Equidade de Gênero  -  acontece entre os dias 7 e 11 de maio de 2013 na cidade argentina de Buenos Aires. Inscrições abertas até o dia 20 de dezembro. Saiba mais sobre o 4º Mulheres em Foco - Festival Internacional de Cinema pela Equidade de Gênero em seu site oficial.

 
Festival Internacional de Cinema de Santiago, no Chile  - inscrições para a 9ª edição, que acontece entre os dias 23 e 31 de agosto de 2013, até 24 de maio de 2013. Leia mais.

 

Fundo Setorial do Audiovisual - As inscrições para a Chamada Pública das linhas de fluxo contínuo do Fundo Setorial do Audiovisual – Prodecine 02 (Linha C: aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens nacionais); Prodecine 03 (Linha D: comercialização de longas-metragens nacionais no mercado de salas de cinema); Prodecine 04 (Linha A, Modalidade Complementação: produção de longas-metragens nacionais independentes), e Prodav (Linha B: produção de obras audiovisuais para o mercado de televisão) – foram prorrogadas até  31 de maio de 2013. Para inscrever um projeto é necessário preencher e finalizar a inscrição eletrônica específica para cada um dos processos de seleção, todos disponíveis no portal do BRDE.

 

Circo, Dança e Teatro

 
II FESTA - Festival de Teatro de Rua de Araçuaí - inscrições abertas até 31 de maio as inscrições para FEstival que acontece de 06 a 12 de outubro de 2012. Acesse o regulamento em http://icarosdovale.blogspot.com.br/

 

BDMG Cultural -  Trilha Cultural BDMG - inscrições até 22 de março. Saiba mais AQUI

 

Culturas Populares

 

Prêmio Culturas Populares - inscrições abertas até o dia 05 de abril. O edital destina-se a Mestres da Cultura Popular e a grupos ou comunidades que desenvolvam iniciativas que destaquem e fortaleçam as expressões da Cultura brasileira. Veja aqui mais informações sobre o prêmio.

 

 
Livro, Leitura e Literatura
 
Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura -  inscrições abertas até o dia 17 de junho. A iniciativa pretende eleger o melhor romance em língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2011 e 31 de maio de 2013. Além de escritores brasileiros, o Prêmio tradicionalmente recebe obras de autores de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal. Para mais informações, acesse www.jornadasliterarias.upf.br. Fonte: Publishnews
 
Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte - irá premiar obras inéditas, de autores brasileiros, nas categorias Conto, Dramaturgia, Poesia e Romance. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março de 2013.  O regulamento está disponível para consulta no Diário Oficial do Município – DOM (www.pbh.gov.br/dom), e no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura).
 
Museus
 
Prêmio Ibram Memórias Brasileiras, - vai selecionar e premiar dez iniciativas de preservação da memória brasileira, com ênfase nos movimentos sociais do Brasil (sindical, rural, estudantil e outros), para apoio a ações de divulgação, preservação e difusão de acervo. Cada prêmio terá o valor de R$ 30 mil. Inscrições prorrogadas para até 28 de março.
 

Prêmio Memória do Esporte Olímpico - inscrições até 9 de maio. Serão premiadas até 12 iniciativas de preservação da memória do esporte olímpico brasileiro, com R$ 35 mil cada uma . Podem concorrer ao prêmio tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas de direito público e privado sem fins lucrativos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo Sistema SalicWeb.

 

Nenhum comentário: