terça-feira, 10 de março de 2015

Comunica SCDC #05 - Circuito Cultura Viva




novo mad mimi head-02
novo mad mimi scdc-09
Na última quarta-feira, 4 de março, o Circuito Cultura Viva colocou o pé na estrada e embarcou pra mais uma série de viagens pelo Brasil para conhecer, dialogar e valorizar os artistas, gestores, fazedores e Pontos de Cultura do Brasil. O percurso passa por oito cidades e quatro estados e realiza debates, encontros e visitas a projetos culturais. Saiba mais.
AgendaMinC-Amapa-07-03-0640  1
Reunião com Pontos de Cultura do Amapá. (Fotos: Eder Jean Furtado)
A circulação começou em São Paulo com uma agenda junto ao Ministro da Cultura Juca Ferreira e midialivristas paulistanos, onde se debateu a Lei Rouanet, a Democratização da Mídia, os Pontos de Mídia Livre, entre outros temas da nova gestão. Confira como foi.
Na quinta-feira, 5 de março, a secretária Ivana Bentes retornou à capital fluminense para acompanhar mais uma reunião do Fórum Permanente de Cultura do Rio de Janeiro, onde debateu com produtores e artistas o planejamento de ações da cultura para as Olimpíadas de 2016. Leia cobertura completa.
photo73624523117802679
Fórum Permanente de Cultura do Rio de Janeiro debateu o papel da cultura nas Olimpíadas 2016.
Ampla mobilização também foi realizada no estado do Amapá, onde Ivana Bentes passou o final de semana em uma agenda de reuniões de articulação institucional com prefeitos e secretários do Estado, roda de conversa com produtores, artistas e fazedores de cultura, debate sobre democratização da mídia e percursos culturais pela região. Durante a circulação conheceu também a centenária Comunidade do Curiaú, quilômbo de mais de 300 anos próximo à Macapá. Leia a cobertura completa da visita ao Amapá.
AgendaMinC-Amapa-07-03-0792
Sebastião Menezes da Silva e Nego Jamaica, líderanças do Quilombolas Curiaú
 
AgendaMinC-Amapa-07-03-0722
Creuza Miranda Silva, da Associcação de Mulheres Mãe Menina do Quilombo do Curiaú.
Em Belém (PA) a SCDC se reuniu com os movimentos culturais da Amazônia para debater as políticas públicas para a cultura na região. O encontro contou com a presença de representantes dos Pontos de Cultura e lideranças de Povos e Comunidades Populares de Matriz Africana. Leia mais.
11038393 685489571574455 8253652594458802897 n
Roda de conversas dos Movimentos culturais da Amazônia com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural em Belém (PA). (Foto: Caio Mota / Cobertura Colaborativa SCDC)
Hoje e amanhã, 9 e 10 de março, o Circuito Cultura Viva acompanha a Caravana MinC em Nova Olinda, Crato e Fortaleza, no Ceará, e na quarta-feira, 11 de março, participa de agendas em Curitiba (PR).
Acompanhe a cobertura pelo Facebook da SCDC.
novo mad mimi scdc-01
A agenda de reuniões continua intensa na secretaria. Na última semana a equipe da SCDC debateu temas como a integração latino-americana do Cultura Viva, os convênios e parcerias com estados e municípios da rede de Pontos de Cultura, a democratização da comunicação e o desenvolvimento de projetos em parceria com o Ministério da Comunicação, a urgente instalação de antenas GSAC em aldeias, a regulamentação da Política Nacional de Cultura Viva, entre outros temas. O agendamento de reuniões e convites para participação de atividades pode ser feito pelo e-mail agenda.scdc@cultura.gov.br
photo114721858287418031
Reunião com a Secretaria de Cultura do Maranhão
 
photo114721858287418033
Videoconferência Programa Iber Cultura Viva
 
photo114721858287418063
Reunião da revisão da Instrução Normativa da PNCV
***

QUESTÃO INDÍGENA

A agenda com os povos indígenas está cada vez mais presente no cotidiano da SCDC. A pauta, inerente para quem lida com a valorização da diversidade cultural e o encontro de singularidades, é abordada dentro da Secretaria como prioridade.
collage indios
Comitiva de representantes Indígenas Do Alto Xingú que participaram da reunião com o Ministério da Cultura. (Fotos: Oliver Kornblihtt / Cobertura Colaborativa SCDC)
Nessa semana, a SCDC participou de uma reunião com a presença do Ministro Juca Ferreira e a comitiva indígena do Alto Xingu. Lideranças das etnias Yawalapiti, Waurá, Awiti e Kamayurá vieram à Brasília solicitar a preservação da memória e das tradições de seu povo com o reconhecimento do Kuarup, tradicional ritual de homenagem aos mortos ilustres celebrado pelos povos indígenas da região do Alto Xingu, no Mato Grosso, como patrimônio cultural imaterial brasileiro e ainda a ajuda na preservação da língua Yawalapiti, hoje dominada apenas por 5 pessoas, sendo que duas dessas participaram da reunião.
11004579 638661592905775 4138716893105187732 o
Povos indígenas pedem reconhecimento do Kuarup como patrimônio imaterial. (Foto: Oliver Kornblihtt / Cobertura Colaborativa SCDC)
Os pedidos foram prontamente atendidos pelo Ministro Juca Ferreira, que ainda afirmou "Temos muito interesse em fortalecer a relação com os povos indígenas" e se comprometeu com uma visita ao Karup. A Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, também se solidarizou com as pautas apresentadas e anunciou o lançamento do edital de Pontos de Cultura Indígena e a realização do II Seminário Nacional de Culturas Indígena no primeiro semestre de 2015. Leia a cobertura completa.
***

EquipeSCDC

11029557 684529981670414 2897897172273227124 n
Reuniões entre a equipe do Gabinete da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. (Fotos: Oliver Kornblihtt / Cobertura Colaborativa SCDC)
Enquanto uma parte da equipe da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura do Ministério da Cultura circula o Brasil junto ao Circuito Cultura Viva, outra se concentra na organização do fluxograma interno. Uma das prioridades da gestão é o atendimento ao usuário de forma ágil e efetiva. Para que isso aconteça, diversas estratégias de comunicação interna estão sendo elaboradas.
novo mad mimi scdc-07

VITÓRIA DOS MAMULENGO

photo114721858287417995
Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. (Fotos: Oliver Kornblihtt / Cobertura Colaborativa SCDC)
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste foi aprovado, com unanimidade, nesta quinta-feira (5/3), como Patrimônio Cultural do Brasil e inscrito no Livro de Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Brasileiro. Com a aprovação do registro, o Teatro de Bonecos passa a ter proteção institucional, ou seja, mais uma garantia de salvaguarda desse bem cultural que já se mantém vivo com a força de seus praticantes.
A SCDC comemora essa conquista, que valoriza e reconhece o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, e parabeniza a todos os envolvidos nesta jornada vitoriosa. Saiba mais.
***

DIA DA MÚSICA

10857365 683232521800160 7668745481507077602 o
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) conecta os Pontos de Cultura ao Dia da Música. O objetivo é incentivar o cadastramento de locais interessados em sediar as atividades do festival que realizará, nos dias 20 e 21 de junho, 100 shows em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de dezenas de outros shows em todo o Brasil.
A proposta dos organizadores do festival é que, além de casas de shows e estabelecimentos do setor no mercado, os Pontos de Cultura também se cadastrem e participem do projeto. Não há nenhuma limitação do tipo de local que pode participar: bares, casas noturnas, escolas, centros de cultura, bibliotecas – basta que o espaço tenha autorização formal para realizar o(s) show(s) e possa receber público externo.
Saiba mais sobre o Dia da Música no portal do evento
Veja como convidar bandas para tocar em seu espaço
novo mad mimi scdc-02
Essa semana a participação de Juca Ferreira e Ivana Bentes no encontro com midialivristas em São Paulo foi destaque na mídia. Confira a cobertura especial feita pelo portal Farofafá:
Captura de tela de 2015-03-06 13 07 04

Mídia índio, mídia perifa, mídia ativista

"Enfim, se a sociedade civil não está ativada e nem mobilizada, e o clima morno do debate indicava isso, pela primeira vez teremos como projeto não só buscar recursos para suas ações, mas reativar as redes e ressuscitá-las para um projeto comum!" Ivana Bentes
Leia na íntegra artigo de Ivana Bentes
Captura de tela de 2015-03-06 13 10 05

Crítica sem utopia = imobilismo

"E nós? Qual a pauta que nós queremos discutir ali? Vamos discutir regulação dos meios de comunicação? Mas o que a cultura pode fazer por isso? Comunicação pública? E o Kiko? Internet, marco civil? Isso basta?" Rodrigo Savazoni.
Leia na íntegra texto de Rodrigo Savazoni
scdc-09  1

COMUNICA DIVERSIDADE

Coletivo Tururu
O vencedor na categoria 25 a 29 anos é um dos fundadores do coletivo Tururu. (Foto: Coletivo Tururu/Divulgação)
O Ministério da Cultura divulgou nesta quarta-feira (4/3) a lista final de premiados no edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude. O prêmio será concedido a 60 jovens que desenvolvem iniciativas de comunicação voltadas à cultura. Ainda este ano, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural lançará um edital de Pontos de Mídia Livre, com vistas a fomentar e estimular inciativas que, como o Comunica Diversidade, possibilitam o exercício dos direitos à liberdade de expressão cultural e à comunicação.
Leia a matéria completa no portal do Ministério da Cultura.
 
A quinta edição do #ComunicaSCDC, informativo digital da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, já está circulando. Os percursos do Circuito Cultura Viva e da Caravana MinC pelo interior do Brasil, são destaques desta edição, assim como articulação com os Povos Indígenas e outros órgãos do Estado. 

Para receber semanalmente, o informativo, basta solicitar a inclusão no mailing da SCDC pelo e-mail comunica.scdc@cultura.gov.br. 

***

Acesse as outras edições do nosso boletim:

Comunica SCDC #01 | Comunica SCDC #02 | Comunica SCDC #03 | Comunica SCDC #04 |

facebook instagram twitter

Nenhum comentário: