sexta-feira, 22 de março de 2019

Play list. Dia Mundial da Água. Papa: acesso a esse bem é um direito humano fundamental


Mariangela Jaguraba - Cidade do Vaticano

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/03), sobre o tema “Água para todos: ninguém deve ser deixado para trás”.

Promovido pela ONU, o Dia Mundial da Água está em sintonia com o eixo central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


“A água é um bem imprescindível para o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência humana. É necessário administrá-la e cuidar dela para que não seja contaminada ou perdida. Percebe-se em nossos dias como a aridez do Planeta se estende a novas regiões, e cada vez mais aumentam as pessoas que sofrem com a falta de fontes de água adequada para o consumo”, ressalta o Papa no texto.

Ninguém deve ser deixado para trás

“Por esse motivo, “ninguém deve ser deixado para trás” significa comprometer-nos a fim de acabar com essa injustiça. O acesso a esse bem é um direito humano fundamental que deve ser respeitado, pois estão em jogo a vida das pessoas e sua dignidade”, afirma ainda Francisco.
Segundo o Pontífice, “o trabalho conjunto é essencial para desarraigar esse mal que flagela muitos de nossos irmãos”. Isso será possível se unirmos “esforços na busca do bem comum, onde o outro com rosto concreto seja protagonista e se coloque no centro do debate e das iniciativas. É quando as medidas adotadas terão o sabor do encontro e o valor de resposta a uma injustiça que precisa ser curada”.
“Ninguém deve ser deixado para trás”, sublinha ainda o Papa,  “também significa tomar consciência da necessidade de responder com fatos concretos, não somente com a manutenção ou melhoria das estruturas hídricas, mas investindo no futuro, educando as novas gerações para o uso e cuidado da água. Essa tarefa de conscientização é uma prioridade num mundo em que tudo é descartado e desprezado, e que em muitos casos não estima a importância dos recursos que temos à nossa disposição”.

Valorizar e defender esse bem

De acordo com Francisco, “as novas gerações são chamadas, junto com todos os habitantes do Planeta, a valorizar e defender esse bem”.
“É uma tarefa que começa com a conscientização das pessoas que sofrem as consequências inevitáveis das mudanças climáticas e de todos aqueles que são vítimas de uma ou outra forma de exploração e contaminação da água por vários fatores. Esse desafio da educação gerará uma nova visão desse bem, produzindo gerações que valorizem e amem os recursos que nossa mãe Terra nos dá”, destaca o Papa.

Água não é mera mercadoria

Francisco recorda na mensagem que “todos somos artífices do futuro e a Comunidade internacional com suas decisões e trabalhos já está investindo no amanhã do nosso Planeta. É necessário elaborar planos de financiamento, bem como projetos hídricos de longo alcance. Essa firmeza levará a superar a visão de transformar a água numa mera mercadoria, regulada exclusivamente pelas leis do mercado”.
O Papa conclui o texto, recordando que “os desfavorecidos da Terra nos interpelam a remediar a falta de água em seus países. Eles também nos pressionam, com suas misérias e limites, para que demos o valor que merece a este bem indispensável para o desenvolvimento de todos os povos”.
Francisco espera que os trabalhos e iniciativas realizados no Dia Mundial da Água beneficiem as pessoas que sofrem por causa da escassez desse bem, e lembrando as palavras de São Francisco de Assis, «a água, que é muito útil, humilde, preciosa e casta», “sirva para o nosso sustento e benefício e também das gerações futuras”.


"Ontem em Aracaju (SE), 21/03,  a noite... 7º ano do pontificado Francisco I. Uma igreja que tem como padroeiro São Francisco de Assis e um pároco que promove há três anos, atividades educativas relacionadas ao dia mundial da água, o que coincide com o período recente dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho. Lembrando que este último coloca em perigo as águas do Rio São Francisco, principal fonte de abastecimento de quem reside em Sergipe.
Mas há aqueles, que consideram ser papel do padre apenas rezar missa, batizar, casar.. . Conforme uma pessoa presente a roda de conversa cujo tema foi " Em que situação se encontram os rios sergipanos."   disse ter ouvido de outra pessoa convidada por esta.. La Nave Va...
Zezito de Oliveira











"A ecologia integral exige de nós uma nova cultura da água". Entrevista especial com Roberto Malvezzi

Resíduos de Brumadinho já matam os peixes do rio São Francisco

Dados da Fundação S.O.S. Mata Atlântica mostram que alguns trechos do Velho Chico já estão com água imprópria para uso da população.


Concentração de ferro, manganês, cromo e cobre está acima dos limites permitidos por lei

‘Rios brasileiros estão por um triz’, revela estudo da SOS Mata Atlântica

 

   

 

 

  




    


Nenhum comentário: