quinta-feira, 7 de março de 2019

O sonho de carnaval na canção "Baianidade Nagô" e nas iniciativas culturais de base comunitária.

 A canção Baianidade Nagô, abaixo em cinco versões diferentes e dois vídeos explicando o seu nascimento, representa uma das melhores criações da música pop baiana.

É uma das canções que às vezes coloco como fundo musical,  ao escrever  capítulos  sobre o livro Amaba-Projeto  Reculturarte, ou às vezes, quando  realizo  leituras para contribuir com  a compreensão de algumas questões mais complexas  que aparecem nas pesquisas e para melhorar a redação do texto.

Na época quando a canção foi lançada, a recepção que tive foi muito boa, por aspectos ligados a beleza da melodia, o andamento tranquilo, até meio “zen”, assim como a letra simples e que nos remetia e ainda remete a questão da alegria de chegada do carnaval, a começar pelo verão, em dezembro.

E melhor  a canção ficou nestes tempos que correm,  com um significado mais legal ou mais bacana para mim, por  perceber a ligação do último verso com alguns momentos de fala dos entrevistados.



"Eu queria que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia a paz vence a guerra
E viver será só festejar."

Em outro momento fiz a ligação somente com uma fala, no momento de publicação desse post, e agora me lembrei de outras duas falas. Deve ter outras, mas estas duas, são bem representativas.

As novas duas falas são estas:  "Para mim, este momento em que o retiro está chegando ao fim, é como se estivesse acabando de viver um sonho." 

Frase dita por um menino participante de um retiro de carnaval em 1995.

"Um dia cheguei na porta da Amaba e vi tudo fechado, aí o meu coração veio de água abaixo, porque tinha vida ali, tinha amizade, e o meu foco estava ali. Olhei para um lado e para o outro, e nada. Como é que uma coisa tão boa assim pode acabar? Lá dentro, eu me sentia alegre e em harmonia. Hoje estou muito triste, procuro a Amaba e não encontro mais, procuro porque me lembra coisas boas, grandes recordações. Certa vez, ao passar em frente, fiquei quase meia hora em pé, em silêncio, olhando para o prédio. Era um dia de manhã bem cedo, poucas pessoas passavam pela rua naquele momento. Depois de algum tempo, os meus olhos se encheram de lágrimas. (Informação verbal)[1].

O fim da banda afro Menino do B.A., descrito de forma emotiva e poética por Valtenisson dos Santos, hoje músico profissional e trabalhador da construção civil.

Por outro lado, deixo a sugestão para a  utilização dessa canção, para quem gosta de utilizá-las como recurso metodológico no campo da educação popular e da educação regular. 

Sugestões de perguntas para nortear.. 1 - O que impede de realizarmos os nossos sonhos, tanto em termos de comportamento/atitude individual, como em termos de questões ligadas a politica, a economia e a cultura em geral.  2 - O que favorece a realização de nossos sonhos, tanto em termos de comportamento/atitude individual, como em termos de questões ligadas a politica, a economia e a cultura em gerla? 3- Em que medida o carnaval representa um espaço para experimentarmos o sonho de um mundo de alegria, paz e felicidade? 4- Quais os países que possibilitam viver um estado de alegria, paz e felicidade com mais permanência? 5 - Quais os fatores que fazem com que isso seja possivel em alguns países, ao contrário da maioria.
Para as perguntas 4 e 5 sugerimos consultar sites que tragam informações sobre os países que possuem maiores indices de felicidade.  Um exemplo,  aqui    


Zezito de Oliveira
24 de fevereiro de 2020

ABAIXO, O PRIMEIRO TEXTO DESSA POSTAGEM


 O sonho de quem já viveu e/ou de quem vive iniciativas culturais de base comunitária espalhadas Brasil a fora, como o projeto Reculturarte. 


"Todos em um só pensamento; QUE não acabe outros projetos desse tipo ou melhor que sejam melhor aproveitados... Pois teríamos pessoas melhores sempre, não é que não haja falhas,  há e sempre houve! Mas o intuíto é poder ressocializar o máximo possível de crianças, jovens e até adultos. "  

José Cosme de Oliveira. Integrante do projeto Reculturarte quando menino e hoje colaborador do projeto do  livro sobre a história da AMABA/Projeto Reculturarte. 2019

"  Já pintou verão, calor no coração
A festa vai começar
Salvador se agita numa só alegria
Eternos Dodô e Osmar
Na avenida Sete
Da paz eu sou tiete
Na barra o farol a brilhar
Carnaval na Bahia
Oitava maravilha
Nunca irei te deixar, meu amor
Eu vou atrás do trio elétrico vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo minha baianidade nagô, ô-ô-ô-ô
Eu queria que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia a paz vence a guerra
E viver será só festejar."

Nenhum comentário: