quarta-feira, 6 de março de 2019

O Carnaval e a Amaba/Projeto Reculturarte. Um pouco do que estará no livro com previsão de lançamento para o ano de 2019.(7)

"A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz."
Ferreira Gullar
 
apresentação da banda afro Meninos do B.A no Festival Infantil, mostra anual das oficinas e grupos culturais do projeto Reculturarte. Concha Acústica da Praça dos Capuchinhos - Bairro América - Aracaju-SE - 1993.
Um fator fundante e inspirador para a   criação da banda afro Meninos do B.A, componente importante do projeto Reculturarte, foi o enorme sucesso  das canções gravadas pelas bandas  e blocos afro-baianos, que dominaram a paisagem sonora na  periferia baiana, de  Aracaju e de  outros estados nordestinos,  desde meados dos anos de 1980 até meados dos anos de 1990. 

 Eram canções que se caracterizaram por duas vertentes, uma mais critica com ênfase nas questões étnicas,  históricas e do cotidiano,    e  outra vertente mais ligada às questões das relações de amor e de amizade , às vezes também destacando o jeito baiano de ser. 

Este ano de 2019, cujo carnaval foi caracterizado  pelos protestos contra o governo Bolsonaro, dois importantes blocos afros, Olodum e Ilê Ayê, comemoram respectivamente 40 e 45 anos de existência. E o mais importante, estes blocos comemoram o aniversário demonstrando muita força e poder, bastante  necessário nestes novos/velhos tempos em que  brasileiros privilegiados ou enganados, acreditam poder voltar a um passado de predomínio do  autoritarismo e da  exclusão, características fortes dos anos de 1970, momento em que os dois  blocos foram criados. 

Já a banda afro meninos do B.A, durou aproximadamente 15 anos,  de 1988 a 2003. Aqui incluindo o período inicial quando  era apenas uma banda de lata.  O inicio, o auge e o fim dessa rica experiência, não apenas artística/cultural, como de aprendizagem para a vida,  estará contada em detalhes no livro sobre a história da AMABA/Projeto Reculturarte.

O  incentivo que  uns oito  garotos do trecho tiveram  para se encontrar afim de  batucar, com o objetivo de preencher o tempo com essa brincadeira,  foram  as bandas marciais das escolas e os blocos afro e bandas do carnaval baiano.  Em especial,  o Chiclete com Banana, o Luiz Caldas, a Banda Mel e o Olodum, esse uma explosão musical do inicio até o final da década de 1990,  e um grande estimulo por causa da base de percussão melódica e ritmica sustentada fortemente no uso de tambores.

“Eram tempos  de uma cultura afro baiana muito forte. Com  Olodum,  Timbalada entre outros grupos de lá, detonando nas rádios. São muitas as músicas que cantavam e que me marcaram. De tantas,  destaco Requebra, Berimbau e Rosa.  Depois de pouco anos,   quando já tocava na banda afro  de instrumentos oficial apoiada pela AMABA, cheguei a dar autógrafos para um bocado de gente. Isso aconteceu  após uma apresentação da Banda Meninos do B.A, encerrando uma programação cujo destaque foi  um  show da banda Timbalada, apresentado  antes de nós. Foi  no Parque da Sementeira em Aracaju. Fazia parte de uma programação do dia das crianças organizada pela Prefeitura de Aracaju.”  
Ildevan Birro – Primeiro cantor da banda Meninos do B.A
 
A criação autoral da Banda Meninos do B.A.


"A maioria das músicas que a banda cantava/tocava eram  as conhecidas que tocavam no rádio. Mas Ito Evangelista, o maestro mirim fundador,  também compôs algumas canções. Ele chegou a compor cerca de cinco que fizeram  parte do repertório   A mais conhecida recebeu o  nome de Madagascar . “Mas qual é a dessa banda. Essa banda é pra gente tocar...”. "

Entretanto, como Ito Evangelista, pouco anos após o   fim da banda que ocorreu em  2003,  passou a apresentar problemas mentais,  as letras e as melodias dessas canções se perderam no tempo.

A letra de uma canção composta por ou outro componente da Banda, será possível publicar por termos tido acesso a um folheto de divulgação da Banda Meninos do B.A.


VEM MORENA COMIGO DANÇAR

Compositor – Junior Baiano

Eu quero que você venha comigo amor

Sentir o novo toque dessa Banda

Seus olhos claramente vão brilhar

Meninos do B.A uma nova esperança



Vem morena comigo dançar

Vem morena que eu quero aprender

No seu corpo se deliciar morena só de prazer

Lê, Lê, Lê amor.  Lê, lê, lê amar (BIS)



Eu quero que você venha comigo amor sentir o novo

O toque dessa  Banda, seus olhos claramente vão brilhar

Meninos do B.A. uma nova esperança

Vem morena comigo dançar.



Vem morena     que eu quero aprender

No seu corpo se deliciar morena, só de prazer

Vem sentir a pureza do mar

Vem curtir o coral com amor



A presença das canções das bandas e blocos afro-baiano no  grupo de dança Reculturarte.


Essa presença forte da cultura afro baiana no coração e nas mentes das meninas do grupo de dança Reculturarte, é contada assim por Jussara Rosa, que encontrou uma forte identificação com as canções e o modo critico de ser de quem curtia aquele som.

“Elas disseram que gostavam de Olodum protesto, da dança afro do Olodum, demonstravam uma postura de militantes com um discurso afiado. Diferente de mim, eu não era militante de nada, era uma aluna do curso de geografia na UFS e me limitava a isso, a estudar.”  
  "

"Lembro de um aquecimento que fiz  com músicas do Olodum, porque as meninas gostavam muito da banda. Aprendi  a gostar do Olodum com elas e trouxe para o conhecimento do grupo o som do Ile Ayê. Buscava desse maneira trabalhar o empoderamento, a afirmação da beleza negra. Auto estima como mola mestra para o aprendizado. Como vocês são lindas, com essas bochechas, esses cabelos, esses lábios. Se  amem! Se gostem!



Jussara Rosa, educadora de dança moderna. 1992 e 1993.

 
Apresentação da Banda Afro Meninos do B.A no Parque da Sementeira em Aracaju - 1994

OS RETIROS/ACAMPAMENTOS DE CARNAVAL DO PROJETO RECULTURARTE.

Por outro, lado,  a banda Meninos do B.A, não se apresentava no carnaval, uma parte dos integrantes se encontravam no retiro/acampamento de carnaval,  pois  o Reculturarte teve um propósito mais amplo e plural. Além da banda afro Meninos do B.A ser  formada por garotos adolescentes ou pré adolescentes,  Aracaju já tinha tido tradição mais forte em matéria de carnaval, porém na  década de 1990, quem dominava a cena era o  PRECAJU, a  prévia antecipada do carnaval baiano, que tomava as ruas de nossa cidade cerca de quinze dias antes da data do carnaval oficial, esvaziando a cidade de foliões nos dias do reinado de Momo. 

Conforme recorda Crécia Maria, que foi educadora mirim da banda, além de integrante do corpo de dança:  “ Os retiros se pareciam mais com um  acampamento de férias do que com um retiro religioso. Era todo planejado antecipadamente pelos educadores. Acontecia  cerca de três vezes por ano, em feriados prolongados, principalmente no período do carnaval e da semana santa, duravam de três a quatro dias."



 Zezito de Oliveira
Foto tirada em Salvador (BA), em um dos lados do paredão do Farol da Barra.  - Da esquerda para a direita: Zezito, Nilson, Everaldo (Vevé) e Crécia. - 17.03.1996

Importante repassar estes "pedaços" ou "recortes"  do livro. Contamos com vocês, leitores do blog, pois pretendemos buscar apoio de pessoas amigas e/ou interessadas e comprometidas com o fortalecimento das iniciativas culturais de base comunitária, por meio do financiamento colaborativo ou crowdfunding. Daí,  fazemos juntos uma espécie de pré campanha. Mesmo que busquemos  o apoio de patrocínio na prefeitura e no estado, não podemos ficar dependente dessa segunda opção. Estaremos publicando mais recortes do livro, quinzenalmente, e depois mensalmente.









 



Leia também:


segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


Amostra grátis do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte (1). A ser lançado em 2019.

 sábado, 19 de janeiro de 2019


Uma prévia do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019.

  sexta-feira, 25 de janeiro de 2019


O Reculturarte vai à Bahia. Um recorte do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019.(3)

sábado, 2 de fevereiro de 2019


Um aperitivo do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte que está em fase de produção para ser lançado até dezembro de 2019. (4)


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019


Um pedaço de memória: AMABA/Projeto Reculturarte. O livro completo está em fase de pesquisa para ser lançado este ano. (5) 

 segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Memória para uso diário. Mais histórias do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte, com previsão de lançamento para o final de 2019.(6)

Mais informações sobre a AMABA/Projeto Reculturarte AQUI

Nenhum comentário: