sábado, 4 de julho de 2020

Memória das lives da Ação Cultural na quarentena.


Para acessar as lives clique em cima dos titulos.

Ficha Técnica

Roteiro, produção e apresentação - Zezito de Oliveira
Arte - Maxivel Paixão
Suporte Técnico - Raoni Smith




Sergipe e a pandemia. o que podemos aprender?

Nesta live vamos conversar sobre a situação do coronavírus, com enfase no estado de Sergipe . E falar um pouco também do que podemos aprender com essa experiencia de viver na situação de pandemia.
Live com: Padre José Soares, Carlos Barbalho e Zezito de Oliveira
 


Nesta live vamos conversar sobre como e porque precisamos fortalecer a auto-organização e o poder local. Trataremos do conceito de auto-organização, poder local e de ações realizadas no Brasil e em Sergipe, no passado recente e no presente. Também iremos ver um pouco como estão os numeros da COVID-19 e a situação de Sergipe com UTIs atingindo a ocupação de 100% nesse momento.

Live com: Jonattha Vasconcelos, Carlos Barbalho e Zezito de Oliveira.





Nesta live da Ação Cultural iremos tratar hoje do tema Juventudes, Paulo Freire e AnimAÇÂO Cultural. Junto e misturado.
Os nossos convidados Simão Neto do Recife (PE) e Cláudia Silva de Pojuca (BA) são professores, arte-educadores populares e militantes da cultura. Todos os dois tem um acumulo bem significativo , tanto por conta da experiência prática, como em razão das pesquisas e estudos teóricos relacionados as temáticas





Essa 4ª live de quinta da Ação Cultural, trará a continuidade da abordagem sobre os resultados da combinação Juventudes, Paulo Freire e AnimAÇÂO cultural.
Dessa vez, com a participação de adultos que participaram como adolescentes e jovens do Projeto Reculturarte, decádas de 1980 e 1990 no Bairro América, e no Projeto Ecarte, nos anos de 2001 a 2006 no Conjunto Jardim.
Rejane Conceição, José Cosme de Oliveira Santos (Nano), Claudionor dos Santos (Kakau)

Canção tema   14 Bis - Linda Juventude



Histórias do Bairro América - Memória como resistência

A 5ª live de quinta da Ação Cultural, 04 de junho, a partir das 20 horas, trará o inicio da abordagem memória como resistência, com o tema: Histórias do Bairro América, com base nas pesquisas e no texto escrito pelos historiadores Antônio Wanderley e Emanuel Rocha para o livro Bairro América, a saga de uma comunidade.



Canção tema - 5 a seco - lua cheia - acústico [OFICIAL]



A 6ª live de quinta da Ação Cultural em 11 de Junho, a partir das 20 horas, trará novamente como abordagem a discussão do eixo: Juventudes, AnimAÇÃO Cultural e Educação Popular, com a participação do Padre Reginaldo Veloso e seu trabalho nos bairros, morros e alagados do Recife.
A pergunta norteadora: Como os meninos e meninas do (*) MAC e do PROAC fazem alegria e constroem sonhos de mãos dadas.


A 7ª live da Ação Cultural nesse sábado, 13 de junho, a partir das 16 horas com Àlvaro Pantoja, tratará do tema “ Educar/Viver com Arte. Paulo Freire e Arte/Educação.



Canção tema: Bola de Meia, Bola de Gude - Milton Nascimento | Videoclipe oficial 





Nessa oitava live da Ação Cultural, iremos tratar hoje, 18 de junho de 2020, do tema “Educação holística para bem viver agora e no pós pandemia”.
Os nossos convidados Maria Tereza Azevedo Barreto de Aracaju (SE) e Márcia Cristine Pereira de Oliveira de Fortaleza (CE), são profissionais do campo da saúde, médica e enfermeira respectivamente, que buscaram se aproximar de conhecimentos ligados ao campo das culturais ancestrais e da educação popular, para preencher as lacunas que a medicina ocidental não dá conta, em especial por não conceber a saúde das pessoas como totalidade.


Canção tema: A Cura




A 9ª live da Ação Cultural em 25 de junho (quinta-feira)em horário especial a partir das 16 horas, apresenta a disputa Forró tradição X Forró comercial com Thiago Paulino e Alberto Marcelino.
Está sendo realizada com base no eixo alma sergipana, alma nordestina, e no tema "a questão da apropriação do forró como máquina de produzir dinheiro, em detrimento do forró como tradição, do forró como cultura". 

canção tema: Gilberto Gil - "O Livre Atirador E A Pegadora" - Fé Na Festa


A 10ª live da Ação Cultural em 28 de junho (domingo)em horário especial a partir das 16 horas, apresenta a o tema “memórias afetivas e culturais dos festejos juninos” com o professor José Paulino e está sendo realizada com base no eixo alma sergipana, alma nordestina.


Canção Tema: Noites Brasileiras





A 11ª live de quinta da Ação Cultural, 02 de julho, a partir das 20 horas, com base no eixo alma sergipana, alma nordestina, traz como tema “A tradição das festas juninas resiste em Sergipe com o fórum do forró e com a obra do pintor Félix Mendes.”


Canção tema: Rogério - Estância, Forró e Folia



Pontos de Cultura,Produtoras Colaborativas e Lei Aldir Blanc



Nesta live iremos conversar sobre pontos de cultura, produtora colaborativa e Lei Aldir Blanc. Como a cultura de base comunitária e educação popular pode ajudar a  tirar nossa gente e o nosso país  dessa enrascada onde foi metido? Live com Cris Alves (BA), João Victor (SE),  Pedro Jatobá(PE-BA) e Luciano Accioli (SE),   agentes culturais com  acumulo bem significativo, tanto por conta da experiência prática, como em razão de pesquisas e estudos teóricos que fazem relacionados a  temática. Assim como participação politica intensa em congressos, fóruns e redes. 


O necessário e atual Dom Távora. O Bispo dos Operários.



A 12º Live da Ação Cultural traz memória de Dom Távora como resistência. o Bispo dos Operários. O tema: O necessário e atual Dom Távora. O Bispo dos  Operários. Com  o  Padre Isaias Nascimento e com o Professor e  Historiador José Vieira.



Essa live tem como eixo: Ação Cultural, Educação Popular e Juventudes. Contaremos com a participação dos professores Wladimir Guimarães, Sérgio Borges e Zezito de Oliveira, e com Levidário Pacheco, participante da oficina do projeto de iniciação ao  audiovisual, Inventar com a Diferença, na Escola Estadual Júlia Teles.

No dia 02 de agosto de 1989 Luiz Gonzaga voava nas asas da Asa Branca.
Hoje, na página do facebook da Ação Cultural, às 16 horas, por meio da Live "Gonzagão na Escola" faremos memória agradecida ao Mestre Lua e ao professor Zezinho ou José Augusto,grande divulgador da história da vida e do legado artistico e cultural do eterno Rei do Baião...
Traremos também no matulão, histórias da Caravana Luiz Gonzaga Vai à Escola, realizada em 2012. Histórias que serão contadas por Zezito de Oliveira, Joaquim Antônio (Casaca de Couro) e Thiago Paulino.
O trabalho de Zé Vicente - lavrador, poeta, arte-educador, músico, cantor e compositor, com ênfase no projeto Sertão Vivo e CD Nativo, é o tema dessa 16ª Live da Ação Cultural. Neste domingo, 16 de agosto de 2020, às 10h30 horas, através da página da Ação Cultural no facebook.


A 18ª Live da Ação Cultural, nesse dia 27 de agosto, quinta-feira, às 20 horas, traz o Professor Dr. José Vieira da Cruz para falar acerca da participação da juventude sergipana no movimento estudantil e cultural na década de 1960.


Nessa 20ª Live da Ação Cultural, do dia 23 de setembro de 2020, às 20 horas, estaremos conversando sobre Economia Solidária contra a Barbárie, com Newton Rodrigues, de Santos-SP e Sidney Porto de Aracaju-SE.
Porque, o Brasil enfrenta a sua pior crise em 131 anos de República, Nunca antes, um governo se mostrou tão capaz de destruir, como está fazendo o atual, inclusive o campo da economia popular sofre e sofrerá ainda mais. E diante disso, o que fazer? Para quem não quer ficar “sentado no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar”, o convite é colar nessa Live da Ação Cultural, assim como nas anteriores e nas seguintes.



O “ao vivo” da Ação Cultural nesse 15 de Outubro, às 20 horas, é uma homenagem ao dia do professor, com transmissão pela página da Ação Cultural no facebook
É dedicada aos educadores geniais brasileiros, os quais segundo José Pacheco, referência da Escola da Ponte de Portugal, são sufocados pela burocracia estatal, e acrescentamos, pelo aumento abusivo da intervenção empresarial na educação brasileira.
Nessa “ao vivo” traremos a memoria e a atualidade de Anisio Teixeira, Paulo Freire e Sistema Ensino Vocacional, o qual funcionou em São Paulo durante a década de 1960, sob a coordenação de Maria Nildes Mascelani, e interrompido pela ditadura civil-militar.
Para abordar o tema contaremos com a presença dos professores Romero Venâncio da UFS, Daniel Ferraz da PUC-SP e Luigy Marks , advogado e ex-aluno e ex - presidente da GVIVE Associação de Alunos dos Ginásio Vocacionais.










Venha embarcar conosco em mas uma ao vivo da Ação cultural!
22 de Outubro (Quinta-Feira) 20 horas.
Tema:Paulo Freire no chão da Escola. A luta entre o sonho e a realidade.
Com as Professoras Maíra Magno (SE) e Rosângela Meireles Grabe (MG).
Não se esqueça de divulgar, contamos com a sua participação.
Nessa 19ª Live da Ação Cultural, do dia 10 de setembro de 2020, estamos novamente conversando sobre Cinema na Escola. Dessa vez com Raul Marx, Maíra Ramos, Willians Oliveira e Zezito de Oliveira.
Aprender a produzir filmes na escola, assistir e conversar sobre estes filmes e a produção de outros locais, inclusive do exterior, será o tema principal da conversa, às 20 horas, na página da Ação Cultural no Facebook.



Venha embarcar conosco em mais uma “Ao Vivo” da Ação Cultural!
Com candidatos a vereador em 04 (quarta-feira) e 05 de Novembro (quinta-feira), às 20 horas.
Os convidados do dia 04 (quarta-feira), são os seguintes: Marco Vieira PC do B (Aracaju) – Vinicius Oliveira {Bancada Comunitária} - PSOL (Aracaju) – Cláudia Pereira PT (Aracaju) - Profº Silvaney PT (Santo Amaro das Brotas).
Não se esqueça de divulgar, contamos com a sua participação.
Venha embarcar conosco em mais uma “Ao Vivo” da Ação Cultural! Com candidatos a vereador (as) que representam periferias geográficas e existenciais, da capital e do interior.
Neste dia 05 de Novembro (quinta-feira), às 20 horas.
Os convidados são os seguintes: Ângela Melo PT (Aracaju) - Luciano Acciole PT (Japaratuba) – Luiz Torres PT (Barra dos Coqueiros) - Professora Renata Rede Sustentabilidade - (São Cristóvão)
Não se esqueça de divulgar, contamos com a sua participação.

Venha embarcar conosco em mais uma “Ao Vivo” da Ação Cultural! Com a primeira parte do tema FASC: Memória, presente e perspectivas . Neste dia 26 de Novembro (quinta-feira), às 20 horas, com a presença do advogado e jornalista Luiz Eduardo Oliva. Eixos: Ação Cultural, Juventudes, Memória como Resistência e Universidade Pública na relação com os eixos acima.


Venham juntos embarcar conosco na sequência do “Ao Vivo” sobre o FASC. Nesse segundo momento, a nossa conversa é sobre o presente e as perspectivas para o longevo Festival de Arte que completará 50 anos em 2022.
Neste dia 28 de Novembro (sábado), às 19 HORAS, contaremos com a presença do historiador e poeta Thiago Fragata e do agente cultural Glauber de Souza .


Venham juntos embarcar conosco no último “Ao Vivo” da Ação Cultural, dessa vez com o tema "Natal antigo em Aracaju" . A nossa conversa será com Francisco Santos, historiador, poeta e gestor cultural no Instituto Cultural Banese.
23 de dezembro, quarta-feira, às 20 horas.




terça-feira, 23 de junho de 2020


segunda-feira, 29 de junho de 2020






Nenhum comentário: