sábado, 9 de fevereiro de 2013

Hoje ando saudosista de um tempo bom.

Post republicado e com acréscimos.  1ª postagem - 01 de Outubro de 2012.

Em decorrência de diálogo no face,  com  uma outra amiga,  no dia de hoje,  9 de Fevereiro de 2013


Compartilhando a conversa que tive neste ano de 2012 com uma amiga no facebook e com um amigo de forma presencial.
  

Seguindo em frente! É natural que o ser humano sinta vontade de retornar experiências de momentos que teve. É o sinal da maturidade de quem vivenciou muita coisa boa no tempo. O bom disso tudo é poder reviver sob outras condições e até com outras pessoas aquilo que sentimos um dia. Lembro de ter falado isso com algumas pessoas, nestes dias de realização da jornada ecológica.

Para saber sobre o que é a jornada ecológica clique AQUI e AQUI
 
Sobre o assunto, vale a pena lembrar a letra de uma composição  do Pe. Zezinho.


 É saudade que a gente tem

É saudade que a gente tem
Pe. Zezinho, scj

Esta fome de felicidade
É saudade do infinito
É saudade do paraíso
É saudade que a gente tem
É saudade que a gente tem

De vez em quando
Quando eu passo por aí
Procurando Jesus Cristo
No semblante do meu povo
Em cada rosto eu torno a ler o que eu já li
Jesus Cristo está presente
E um dia voltará de novo

O homem rico tem saudade
Mas não sabe
Cada novo investimento
Mostra medo e um quimera
O homem pobre que procura igualdade
Também ele tem saudade
Da verdade que ele espera

O homem velho que só fala no passado
Tem saudade, está cansado
e já viveu o suficiente
Aquele jovem que só fala no futuro
Tem saudade, eu quase juro
Do infinito à sua frente

Vou caminhando e meditando esta verdade:
Minha gente tem saudade
do que estava prometido
Esta procura de encontrar felicidade
É nada mais do que saudade
De um valor que foi perdido


OBS: Clicando em Seguindo em frente!! Logo no inicio do texto, você assiste ao clip de uma bela e conhecida música que se insere no contexto da discussão.

Lembrando uma outra conversa que tive com um amigo ligado a produção cultural, dentro do contexto de saudosismo com relação aos  vários estilos ou correntes estéticas ou artisticas.

Viver só lembrando o passado é um tipo de saudosismo que quero bem distante de mim. Porém, trazer o que o passado traz de bom e ligar com aquilo que o presente oferece também de bom é o que me motiva sempre mais.
Neste sentido no campo da cultura, tenho uma relativa aproximação e ás vezes me afasto daqueles setores que tem a cultura popular ou a cultura de raízes como uma obsessão. Gosto da cultura popular, da cultura tradicional, mas gosto da mistura que Villa Lobos fez, gostei muito de ver na semana passada , alguns alunos cantar uma música de Luiz Gonzaga em forma de rap, gosto do mangue beat, gosto da tropicália, enfim gosto da mistura, do caldeirão de raças, ritmos, religião e cores que nos faz ser os brasileiros que somos .
Zezito de Oliveira
Educador e Produtor Cultural

Nenhum comentário: