Programe-se para a mostra América por John Ford
Sábado,10
SESSÃO 7 | 14h30
A MOCIDADE DE LINCOLN - 100 MIN
SESSÃO 8 | 16h30
AS VINHAS DA IRA - 129 MIN
SESSÃO 9 | 19h
MÉDICO E AMANTE - 98 MIN
Domingo,11
SESSÃO 10 | 14h30
O PRISIONEIRO DA ILHA
DOS TUBARÕES - 96 MIN
Mediação: Jornalista e Cinéfilo Ivan Valença
Tema: Imprima-se a verdade
SESSÃO 11 | 17h
JUIZ PRIEST - 96 MIN
SESSÃO 12 | 19h
RASTROS DE ÓDIO - 119 MIN
Terça,13
SESSÃO 13 | 14h
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS - 97 MIN
Mediação: Profª Mestra Maíra Ezequiel, UFS
Tema: No tempo das diligências e a alvorada da linguagem
clássica hollywoodiana como a conhecemos até hoje
SESSÃO 14 | 17h
RASTROS DE ÓDIO - 119 MIN
SESSÃO 15 | 19h20
O PRISIONEIRO DA ILHA
DOS TUBARÕES - 96 MIN
Quarta,14
SESSÃO 16 | 14h
AS VINHAS DA IRA - 129 MIN
SESSÃO 17 | 16h30
O HOMEM QUE MATOU
O FACÍNORA - 119 MIN
SESSÃO 18 | 19h
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS - 97 MIN
Sábado,10
SESSÃO 7 | 14h30
A MOCIDADE DE LINCOLN - 100 MIN
SESSÃO 8 | 16h30
AS VINHAS DA IRA - 129 MIN
SESSÃO 9 | 19h
MÉDICO E AMANTE - 98 MIN
Domingo,11
SESSÃO 10 | 14h30
O PRISIONEIRO DA ILHA
DOS TUBARÕES - 96 MIN
Mediação: Jornalista e Cinéfilo Ivan Valença
Tema: Imprima-se a verdade
SESSÃO 11 | 17h
JUIZ PRIEST - 96 MIN
SESSÃO 12 | 19h
RASTROS DE ÓDIO - 119 MIN
Terça,13
SESSÃO 13 | 14h
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS - 97 MIN
Mediação: Profª Mestra Maíra Ezequiel, UFS
Tema: No tempo das diligências e a alvorada da linguagem
clássica hollywoodiana como a conhecemos até hoje
SESSÃO 14 | 17h
RASTROS DE ÓDIO - 119 MIN
SESSÃO 15 | 19h20
O PRISIONEIRO DA ILHA
DOS TUBARÕES - 96 MIN
Quarta,14
SESSÃO 16 | 14h
AS VINHAS DA IRA - 129 MIN
SESSÃO 17 | 16h30
O HOMEM QUE MATOU
O FACÍNORA - 119 MIN
SESSÃO 18 | 19h
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS - 97 MIN
Mostra A América por John Ford tem exibição gratuita
A mostra,
composta por oito obras, esforça-se em apresentar John Ford como um
diretor capaz de filmes com temáticas diversas, mas alicerçadas na
história norte-americana. A entrada é franca.
O
evento exibe uma coletânea de filmes que recupera as importantes
produções do famoso cineasta norte americano. Considerado um dos
diretores mais premiados na história do Oscar, o americano John Ford
teve seu auge entre as décadas de 30 a 60, e ficou conhecido,
principalmente, pelos seus westerns (faroeste).
John
Ford foi um dos pioneiros a trabalhar com o som, realizando o primeiro
filme inteiramente falado da Fox, “O barbeiro de Napoleão” (Napoleon's
Barber, 1928), atualmente perdido. Conquistou enorme notoriedade e se
consolidou como um dos mais importantes diretores do cinema americano.
Local: Auditório (165 lugares)
O Homem que Matou o Facínora
Informação: 1940 / 119 min. / Preto e Branco
O
advogado Ransom Stoddard (James Stewart) chega a uma pequena cidade do
velho oeste dominada por um pistoleiro violenti chamado Liberty Valance
(Lee Marvin). Para combatê-lo Tom Doniphon (John Wayne) se apresenta
como um caubói determinado. Stoddard volta então a essa cidade para
enterro de seu valente amigo; para restaurar sua imagem vitoriosa, já
que a história de Donephon havia caído no esquecimento; e para trazer à
tona a verdade sobre a morte do vilão Liberty Valance.
No Tempo das Diligências
Informação: 1939 / 119 min. / Preto e Branco
No
tempo das diligências é uma das obras mais aclamadas de John Ford;
considerada uma obra-prima do faroeste. No caminho para a cidade de
Lordsburg viajam em uma carruagem um banqueiro corrupto, um médico
alcoólatra, uma prostituta, a esposa de um oficial, um jogador
decadente, um rígido xerife, um condutor abobalhado, um vendedor de
bebidas e um fora da lei que fugiu da cadeia. Diversos conflitos são
deflagrados enquanto um clima de tensão permeia todo o percurso, pois um
ataque indígena pode acontecer a qualquer momento.
Rastros de Ódio
Informação: 1956 / 119 min. / Colorido
Ethan,
personagem de John Wayne, após anos lutando pelos conferedados,
regressa ao rancho de seu irmão. Enquanto isso, a região está mergulhada
em conflitos com os índios, que de tanto sofrerem com ataques dos
norte-americanos resolvem pagar na mesma moeda. Os Comanches realizam um
violento ataque, assassinando toda a família de Ethan e raptando as
suas duas sobrinhas. Ele inicia uma perseguição implacável aos
assassinos, em busca de sua sobrinha, raptada para se tornar esposa do
líder da tribo.
A Mocidade de Lincoln
Informação: 1962 / 119 min. / Preto e Branco
Neste
filme Ford aborda a juventude se seu ídolo, o ex-presidente do Estados
Unidos, Abrahsm Lincoln, em especial a formação do seu caráter. A
história do filme é simples, narra o apreço de Lincoln pelo Direto e seu
desdobramento na carreira política. A pesar de gozar de certo
reconhecimento, sua fama só viria após um incidente em que dois irmãos
matam um homem em legítima defesa. Após o assassinato, entra em cena a
figura de Lincoln, o homem do direito e da política, impedindo o
linchamento e se tornando advogado de defesa dos acusados.
Juiz Priest
Informação: 1934 / 96 min. / Preto e Branco
O
tema central deste filme é a tolerância, para que o país consiga
superar as diferenças políticas provocadas pela Guerra de Secessão.
Priest, interpretado carismaticamente por Will Rogers, vai suavemente,
falando sobre os outros personagens, muitas vezes falando sozinho, como
se mais nada tivesse a fazer senão nos apresentar o universo social de
Kentucky.
A questão racial é tratada com muita
sutileza, mas Ford, desde o começo do filme, estabelece a importância
da integração interracial, de incorporar os negros em um novo estatuto
social, mas mantém o caráter submisso e subalterno dos negros como mão
de obra barata.
O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões
Informação: 1936 / 96 min. / Preto e Branco
Dr.
Mudd é condenado por ter socorrido um homem com a perna quebrada, fato
corriqueiro para um médico, não fosse esse homem o assassino do
presidente Abraham Lincoln. O médico, é claro, desconhecia essa
importante informação. O real assassino é morto e toda a ira popular
recai sob oito suspeitos de serem cúmplices e que são rapidamente
tomados como culpados que devem pagar pelo crime de assassinato ao
presidente. Dr. Mudd é o único que não é executado, mas é condenado à
prisão perpétua e é levado a Ilha dos Tubarões, localizada no meio do
oceano. Na ilha, o médico se encarregará de combater uma terrível
doença.
As Vinhas da Ira
Informação: 1940 / 129 min. / Preto e Branco
História
clássica, baseada o livro de John Steinbeck, que se passa no auge da
Depressão, no final dos anos 1930. Uma grande família de arrendatários é
expulsa de suas terras no norte e parte para procurar emprego no sul. O
filme gira em torno de três personagens-chave: Tom Joad, Casy, Mãe
Joad. Tom está retornando para a família após um período de quatro anos
na cadeia, Casy é um ex-pregador religioso e Mãe Joad é matriarca
lutadora que não mede esforços para manter sua família. Todos são
lançados à famosa Rota 66 ruma a uma Califórnia idílica.
Médico e Amante
Informação: 1931 / 98 min. / Preto e Branco
O
talentoso médico Arrowsmith (Ronald Colman) abre mão de sua promissora
carreira de cientista para ser médico em Dakota do Sul, cidade natal de
sua esposa. Mas seu trabalho de cientista é resgatado quando ajuda um
fazendeiro e consegue eliminar uma doença que havia afetado suas vacas. A
competência de Arrowsmith como cientista o leva ao mais elevado
instituto de pesquisa de Nova York. Lá é destacado às Antilhas para
resolver um caso de epidemia de peste bulbônica, onde o trabalho de
médico e cientista se mistura. Arrowsmith fica então dividido entre uma
função e outra. O médico controla a doença, mas perde a mulher e os
amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário