sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Arte e Cultura para Melhor Construir o Futuro e Cuidar das Pessoas - Ao Exmo. Sr. Jackson Barreto


Teatro Atheneu  -Divulgação

Aracaju, 27 de novembro de 2014
Ao Exmo. Sr. Jackson Barreto
Governador do Estado de Sergipe
Aracaju, SE


É com imenso prazer que nós dos movimentos sociais, integrantes da Comissão de Cultura, eleita durante a segunda audiência pública “Debater o Processo do Plano Estadual de Cultura e a Implementação do Sistema Estadual de Cultura no Estado de Sergipe”, nos direcionamos ao governador Jackson Barreto para solicitar ampliação das conquistas, alcançadas até hoje, para o desenvolvimento de políticas públicas culturais em Sergipe. As audiência foram realizadas pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Ana Lúcia, atendendo demanda de produtores culturais, técnicos e artistas que lutam pela urgente necessidade da implantação do Sistema Estadual de Cultura de Sergipe, a constituição cultural dos sergipanos.

Temos prazer em dialogar com o senhor em virtude da trajetória de Vossa Excelência, que desde a gestão na Prefeitura de Aracaju, em 1985, defende o direito à cidadania cultural. Quando prefeito, fez uma revolução cultural na capital sergipana, dentro da estrutura da secretaria municipal de cultura, criando divisões para a área do circo, teatro, folclore, cinema e artesanato. Projetos de teatro como ‘Pipiri’ e ‘Embrião’ realizaram, pela 1ª vez, oficinas culturais de teatro na periferia. Além de exibições de filmes de película através do projeto cinema nos bairros etc.

A Arte e a Cultura sergipanas já conquistaram: Museu da Gente Sergipana; Palácio Museu Olímpio Campos; a reforma e inauguração do novo Cine Vitória; reformas do Teatro Atheneu, Gonzagão, Teatro Lourival Baptista, Biblioteca Pública e Centro de Criatividade; Festival Sergipano de Teatro; Semana Sergipana da Dança; além dos editais anuais. Queremos, neste momento, demonstrar nossa enorme anseio diante do compromisso do Governador do Estado em prol de avanços reconhecimento e promoção da diversidade cultural; criação e fruição; circulação, difusão e consumo; educação e produção de conhecimento; ampliação e qualificação de espaços culturais; fortalecimento institucional e articulação federativa; participação social; desenvolvimento sustentável da cultura; e fomento e financiamento.

Portanto, solicitamos a implementação do Plano Estadual de Cultura, do Sistema Estadual de Cultura e a democratização do Conselho Estadual de Cultura. Projetos que se encontram atualmente na Secretaria da Fazenda.

 
Governador Jackson  Barreto em Laranjeiras - Divulgação

Leia mais: 

1ª audiência pública

Show de Bola! A audiência pública sobre o Sistema Nacional e Estadual de Cultura na Assembléia Legislativa de Sergipe.

 2ª audiência pública

Audiência pública sobre o Sistema de Cultura de Sergipe marca gol de placa..

 

Confira as principais ações do Governo de Sergipe na área da Cultura 

 

Políticas Culturais no Brasil: balanço e perspectivas - Lia Calabre (2007).  AQUI

PAÍS RICO É PAÍS COM CULTURA! AQUI

 (Carta Aberta da Sociedade Civil sobre a Crise do MinC-2011)

FASC: A participação da comunidade é fundamental- Zezito de Oliveira (2011) AQUI 

 Observatório Sergipano de Politicas Culturais. Espaço de mobilização, articulação e (in)formação em politicas culturais. AQUI

É a história que nós estamos fazendo" Orestes no Conselho do MIS. (2013) AQUI

 Assembleias e Conselhos Populares já! Estamos no momento de construção de processos de gestão compartilhada, seja na relação com poder nacional, ou até em Museus. Célio Turino.

 Olha o Consórcio Cultural aí gente!(Zezito de Oliveira-2008)  AQUI

 Comentário em destaque

  questão da cultura em Sergipe toma contornos complicados atualmente, sobretudo, pela inviabilização de verbas. Esse problema é histórico, mas está numa crescente justamente numa etapa fundamental do processo de formação de políticas culturais, que é a implementação do Sistema Estadual de Cultura. em Arte e Cultura para Melhor Construir o Futuro e Cuidar das Pessoas - Ao Exmo. Sr. Jackson Barreto

Eliseu Ramos

 

Um comentário:

Eliseu Ramos disse...

A questão da cultura em Sergipe toma contornos complicados atualmente, sobretudo, pela inviabilização de verbas. Esse problema é histórico, mas está numa crescente justamente numa etapa fundamental do processo de formação de políticas culturais, que é a implementação do Sistema Estadual de Cultura.