domingo, 27 de maio de 2018

Bye Bye Brasil ou Yes Brazil.


Ontem eu vi um Brasil nas telas de cinema. Mesmo que os filmes fossem sobre acontecimentos reais que tiveram vez na Espanha e na Dinamarca.

O primeiro, 23-F, O filme, retrata a quartelada promovida por um setor das forças armadas, viúvas do ditador Francisco Franco, contra o governo civil instalado pouco tempo após a morte do ditador, governo instalado com o retorno da monarquia sob a liderança do rei Juan Carlos. O desfecho foi favorável a democracia e ao assistir o filme e seus personagens golpistas grotescos e caricaturais, não tive como não deixar de lembrar dos muitos adeptos do pedido de intervenção militar no Brasil, tipos a moda antiga que ainda entregarão flores para os soldados, caso isso aconteça. 

Já o filme “O atirador” , é mais contemporâneo e retrata o conflito de interesse público cidadão, com os interesses capitalistas privados, associados aos interesses do estado dinamarquês e ao estado americano. O pivô disso tudo. A exploração de jazidas de petróleo descobertas na Groenlândia, com os impactos ambientais decorrentes disso, em termos de aquecimento global, pois trata-se de jazidas embaixo do gelo e em região bem próxima do polo norte. Isso realizado sob a chancela de um governo formado por uma aliança de sociais democratas com ambientalistas.

Impossível não lembrar dos nossos impasses, nas questões governo do PT e hidrelétrica de Belo Monte e da aliança Marina Silva, Rede Sustentabilidade e Banco Itaú.

ZdO
 
14ª FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU
  
“DEMOCRACIA EM CENA”
​A democracia, cujo significado se desenvolveu durante milhares de anos, é o tema escolhido para a 14ª Mostra de Cinema Europeu. O evento coloca em foco este regime politico contemporâneo adotado por grande parte dos países ocidentais e traz obras que abordam memórias relevantes para a Europa.  

Dezessete países participam do evento apresentando filmes documentais e ficcionais que retratam o tema das mais variadas formas. Durante os meses de maio até início de julho, a mostra percorrerá 11 capitais brasileiras, incluindo Salvador, Curitiba e Belém.
A seleção apresenta títulos premiados em diversos festivais internacionais, como o filme espanhol 23F, que conta a tentativa fracassada de golpe de Estado, encabeçado por militares em 1981. O golpe começou com a apreensão do Congresso dos Deputados e terminou com a libertação dos parlamentares. A obra sob direção de Chema de la Penã foi indicada para o prêmio Goya em 2011 e escolhida pela curadoria para abrir oficialmente a mostra em todas as cidades.

O filme alemão Se não nós, quem? ganhou prêmios em festivais populares no país, incluindo uma indicação para o Urso de Ouro no 61º festival de Berlim. O drama dirigido por Andres Veiel traz a história de um casal, Bernward Vesper e Gudrun Ensslin, os dois filhos de pais com papéis importantes no governo Hitler, que se unem para abrir uma editora e darem continuidade a um trabalho iniciado pelo pai de Bernward, um famoso escritor nazista.

Em plena ascensão do fascismo em Portugal, Manoel Teixeira Gomes, escritor de literatura erótica e na época presidente, abandona Lisboa para viver em exilio no norte da África. O drama Zeus dirigido por Paulo Filipe Monteiro, conta a história real do sétimo presidente português e as razões que o fizeram abandonar o cargo após 26 meses de sua posse. A obra ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Bombaim (2016), na Índia.
Esses são apenas alguns exemplos, mas a seleção de filmes narra muitos outros aspectos e propõe velhas e novas discussões sobre o tema. Conhecer o passado e pensar sobre ele, permite uma maior compreensão do presente e  ajuda a refletir sobre as possibilidades de futuro. Em tempos de crises políticas tão significativas no mundo é importante relembrar, observar e debater tal assunto.
Tayná Haudiquet - Curadora


Programação em Aracaju - Entrada R$3.00

SINOPSES



Nenhum comentário: