segunda-feira, 7 de maio de 2018

“Essa ciranda da produtora cultural colaborativa não é minha só.” Lembrando uma famosa canção gravada por Lia de Itamaracá. "Ela é de todos nós".

Mais uma vez, muito feliz com a segunda roda de conversa sobre “produtora cultural colaborativa” entre pessoas que participaram da primeira reunião e das novas presenças , compareceram 11 agentes culturais e sociais.







Mais uma vez, contamos com uma diversidade de saberes, experiências e idades, consideradas como uma riqueza ou diferencial muito importante. Isso foi bem percebido e registrado por Sidney Porto da Cáritas Aracaju , assim como pelos demais presentes.

O local onde fomos recebido desta vez foi a Escola de Arte Valdice Teles. Nossos agradecimentos a Mariana Galvão, diretora da escola, a qual faz parte da rede de equipamentos culturais da Fundação de Cultura de Aracaju (Funcaju).

Da mesma maneira, nossos agradecimentos a Graziele Ferreira , diretora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (Funcaju) e a sua equipe, por ter aberto a primeira porta para a nossa primeira roda de conversa, realizada em 28 de Abril com Pedro Jatobá, pesquisador, ativista ligado a cultura livre e um dos principais agentes multiplicadores da tecnologia social das produtoras culturais colaborativas.

Na reunião de hoje, 07 de maio de 2018, foi destacado a questão da moeda social, para isso utilizamos três vídeos, sendo o maior, registro de uma apresentação realizada por Pedro Jatobá em Porto Alegre, no 17º Fórum Internacional de Software Livre ( 2016). A apresentação denominada “Gestão colaborativa de moedas sociais digitais utilizando a plataforma CORAIS”, está disponível no youtube.

Agradecemos também àqueles que não puderam vir, mas que se preocuparam com o resultado. Houve quem nos enviou a seguinte mensagem, após justificar as razões da ausência. “Estarei rezando e vibrando para que a reunião seja produtiva” .

Com relação a continuidade, ficou decidido a realização de uma outra roda de conversa na próxima segunda-feira, 14 de maio, às 9 horas, com local a ser confirmado, quando teremos a apresentação de uma metodologia conhecida como mapa Canvas, voltada para a realização do diagnóstico e prognóstico das ações de uma iniciativa individual ou coletiva.

Segundo o site: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/canvas-o-que-e-e-para-que-serve/109236/
“O Canvas é um esquema visual que possibilita as pessoas cocriarem modelos de negócios analisando 9 elementos que toda empresa ou organização possuem: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas (HSM, 2017).”
ZdO


Nenhum comentário: