sexta-feira, 25 de maio de 2018

Mostra do Cinema Europeu com o tema “Democracia”.


14ª SEMANA DA EUROPA



 Sabe o que é a Semana da Europa?

 

A Semana da Europa é a melhor oportunidade para brasileiros vivenciarem a experiência de mergulhar no magnífico mundo europeu e suas diversidades, sem sair do Brasil.  Por isso, uma semana é muito pouco e os mais de 20 eventos e centenas de atrações começam em maio e vão até o início de julho, percorrendo 13 capitais brasileiras.


Na 14ª edição, a Semana da Europa vai proporcionar experiências lúdicas e culturais, como a participação de aulas experimentais de idiomas, oficinas de gastronomia, bazar, corrida de rua.


Com o tema “Democracia”, um importante valor para a União Europeia, a Mostra do Cinema Europeu percorrerá 11 cidades, onde serão exibidos 17 filmes dos mais variados países: Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Finlândia, Hungria, Itália, Irlanda, Países Baixos, Portugal, República Checa e Suécia. Raridades que dificilmente entrariam no circuito comercial.


ARACAJU (SE)


CINEMA VITÓRIA


de 26 a 30 de maio

Ingresso: R$3.00


 Confira sinopse dos filmes e ficha técnica..   


Já o tradicional Concerto Clássico Europeu traz a Brasília músicos notáveis, que vêm para o Brasil exclusivamente para executar, ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, um programa cheio de diversidade.


Nesta edição, participam o regente polonês Piotr Sulkowski, diretor geral e artístico da Orquestra Filarmônica de Olsztyn, na Polônia, o violinista italiano Domenico Nordio - um dos musicistas mais aclamados do nosso tempo - e a mezzo-soprano portuguesa Cátia Moreso, considerada pela crítica de seu país uma revelação no canto lírico.


“Esse é o sentido de toda a programação da Semana da Europa. Queremos mostrar aos brasileiros que pode haver união na diversidade e que é possível exercer a democracia representativa mesmo com realidades diferentes”, afirma o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho.


Por que o tema democracia?


A democracia é um dos valores estabelecidos pela União Europeia e compartilhados pelos 28 Estados membros. Procuramos fortalecer esse valor essencial, trazendo a experiência europeia para o povo brasileiro”, explica Cravinho.


Portanto, o tema escolhido este ano, além de ser pano de fundo dos longas-metragens da Mostra de Cinema Europeu, também vai nortear os debates que serão promovidos nos Seminários na UCB e no Café com Política.


Por que fazemos a Semana da Europa?


A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia.                                                   

 

O ato em si tinha como finalidade a prosperidade econômica, mas sem perder de vista o ideal de construir uma Europa unida e pacífica, sob os mesmos objetivos e valores”, afirma Rosa Sánchez-Cascado Nogales, presidente da EUNIC Brasília.

Sabe quem promove isso tudo?


Os eventos da Semana da Europa são promovidos pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) junto com a Delegação da União Europeia no Brasil desde 2004. Na época, começou como um projeto de apenas três institutos – Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília.


Mas o que é EUNIC?


A EUNIC é uma rede global formada por 36 instituições que representam todos os 28 países membros da UE e tem mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo.


No caso da EUNIC Brasil, os integrantes estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e desenvolvimento local. Hoje, existem cinco clusters – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Obs.: Em Aracaju acontece somente a mostra do cinema europeu.


Nenhum comentário: