quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A arte do cuidado pelas pessoas e pela pólis.



Mas Kid Abelha e  Peninha/Caeteno Veloso e Lulu Santos  nos propõe uma espécie de  bálsamo, refrigério e até a cura.


E se formos além do cuidado como forma de amor , não apenas no plano individual, das relação pessoais tão somente. Mas considerando de maneira mais ampla, pensando nos aspectos comunitários, sociais, politicos, econômico e cultural. De quais candidatos e de que programas de governo  nos lembraremos? 

Portanto, votar também é um gesto de cuidado e de amor. E se qualquer forma de amor vale a pena, fundamental lembrar , desde que seja  amor pela vida, pela vida  em abundância. Pelo bem viver. Em forma de amor próprio, de  amor pela cidade e pelo planeta pensado como casa comum, pela pólis, como é o significado original da palavra politica. Como amor de eros, o amor que  representa a nossa busca do prazer e da comunhão  com os outros por meio de nossos corpos.  Além do  amor pelo divino  amor , no caso dos homens e mulheres de fé, porque Deus é amor e onde existe amor, Deus aí está.

Mais amor por favor, gritam os jovens nos muros de São Paulo nestes tempos  de neuroses e paranóias individuais e coletivas. Faça amor não faça a guerra, gritaram os jovens contra a cultura de guerra, opressiva e de exclusão das classes dominante, isso foi nas década de 1970,  nas ruas de Paris, Londres, São Paulo, Recife e Nova York. Grito que até hoje ecoa.

O nosso voto e a nossa participação social ou cidadã, antes e  depois das eleições, podem decidir se estamos buscando o tratamento e a cura, ou se queremos  aprofundar ainda mais o estágio de sofrimento, solidão e dor que  fazem nos sentir tão mal e com a sensação de que o inferno se aproxima cada vez mais de nós, mesmo sem sabermos  ou  querermos.

A cantora Aíla, nos propõe uma saída pela arte, que nós eleitores e candidatos ouçamos com bastante atenção as palavras da canção.

 Todo Mundo Nasce Artista -  Aíla

Todo mundo nasce artista
Depois vem a repressão
"não faz arte" diz a tia
"vê se deixa de invenção! "

Todo mundo nasce artista
Depois vem a castração
E o artista que há em nós
Vai do quarto pro porão

Todo mundo nasce artista
Depois vem a podação
E a vida fica triste
Sem arte, sem emoção

Todo mundo nasce artista
Depois vem a piração
Alcoolismo, suicídio
Doença mental, depressão

E essa doença tem cura! (?)
Existe uma salvação! (?)
Faça arte! faça arte!
Mesmo que sua mãe diga que não (x2)

Compositor: Eliakin Rufino - Outra versão da canção acima.
Portanto que o nosso voto, seja um recado em favor do cuidado e do amor, incluindo pela  arte como  meio e fim.  Que seja em candidatos e partidos que tenham essa compreensão.

Os candidatos e partidos que defendem a vida em plenitude ou em abundância, também precisam reconhecer o quanto cuidar mais e melhor das pessoas é cada vez mais  necessário, pois se muito vale o já feito, mais vale o que será. Até para que não nos deparemos com o aumento das doenças psiquicas ou mentais,  e  das guerras  geradas por causa disso. Incluindo a guerra nas redes sociais.
 



Um comentário:

Fórum Artes Visuais de Sergipe disse...

Muito bom! Ser artista no nosso convívio é um problema. O tolhimento vem mesmo ainda quando criança. Se as pessoas soubessem o quanto a arte cura, certamente nunca reprimiriam um artista no seu nascedouro e em tempo algum.