sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

"Fevereiros" com Maria Bethania apresenta um dos melhores "pedaços" de um Brasil despedaçado.

.

 Vejam Fevereiros! Um Documentário lindo sobre Maria Bethânia, a Mangueira, o Recôncavo Baiano e um país brejeiro que a Menina de Oyá traz em sua voz.
São alguns brasis que insistem em se renovar diante de um Brasil que decepciona diariamente.
Assistir Fevereiros foi lembrar que nosso país é apaixonante... Ainda que governado por quem não gosta de seus sotaques variados, suas religiosidades cheias de "absurdos", seus rostos "feios e pobres" como ironiza Tom Zé e suas ladainhas. 


Jonatha Vasconcelos
Para quem quer saber em qual pedaço de Brasil devemos nos pegar, para atravessar essa tempestade e esse temporal, promovido por homens sórdidos e por esse gente hipócrita e estúpida, causa desse nosso naufrágio enquanto povo, enquanto nação. 
Zezito de Oliveira
Três canções sobre o Brasil nesse comentário tão curto.


------------------------------
O apóstolo Paulo afirma que o amor é mais importante que a fé. Quem quiser, pode conferir a força dos dois, no filme FEVEREIROS, que tem como tema principal a presença de Maria Bethania nas festas sagrada e profana em Santo Amaro e no Rio de Janeiro. Isso ficará evidente com as falas de Caetano Veloso. O filme mostra também como o brasileiro tornou possível a devoção aos santos e aos orixás ao mesmo tempo.
Uma boa aula de Brasil. Um Brasil que querem nos levar.
Resistamos! Assistir o filme e aprender com a a família Veloso é uma boa dica nessa direção.
Zezito de Oliveira
Sinopse e trailer.
"A Mangueira foi campeã do carnaval 2016 com uma homenagem a Maria Bethânia, escolhendo como recorte principal a peculiar religiosidade da cantora, que é devota do catolicismo e do candomblé. O filme acompanhou a construção deste carnaval - desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida - e viajou com Maria Bethânia para o recôncavo baiano, participando de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, Santo Amaro, conhecendo o universo que inspirou o enredo e apontando algumas influências do recôncavo no surgimento do samba carioca. Com Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira, Luiz Antonio Simas, Mabel Velloso e Squel Jorge. "


2 comentários:

Maxivel Paixão disse...


No domingo passado, dia 03 de março, eu e minha esposa Margarette fomos assistir ao documentário “Fevereiros”, em seu último dia de exibição, no Cine Vitória (na Rua do Turista), e posso garantir que o filme foi uma experiência mais que prazerosa, foi uma bênção, um grande presente de Deus, dos Orixás. Um presente, aliás, não só para mim, mas também para Margarette que, encantada com a produção do filme, já teve a feliz oportunidade de conhecer Santo Amaro da Purificação —minha cidade natal — em seus dias de alegria e de sagrada festividade, quando de nossas viagens ao recôncavo baiano.

Para essa afortunada ocasião, aproveitamos para convidar minha mãe, minhas duas irmãs e um irmão, que haviam chegado recentemente da Bahia (assim como eu, eles também são filhos de Santo Amaro) para nos acompanhar na sessão, uma obra que tem tudo a ver com eles também, com nossa história, com nossas origens. Puderam, inclusive, reconhecer amigos e conhecidos atuando naturalmente em meio à narrativa como coadjuvantes. Importante perceber que muitas outras pessoas, simples, humildes, mas que contribuem para a riqueza cultural e artística da cidade, estado e país foram lembradas durante a produção. Foi realmente um grande privilégio ter podido prestigiar aquele lindo filme, expressão audiovisual repleta de singularidades culturais e artísticas daquele povo abrilhantada pela voz da conterrânea Maria Bethânia e de seu Irmão Caetano Veloso.

Senti-me bastante contemplado e ambientado por tão ricas e pertinentes manifestações de nossa gente, de nossas belezas e raízes! Toda essa magia e encanto presentes em cada palavra, verso ou canção traduzem-se como marcas indeléveis que carrego aonde quer que eu vá, como parte imprescindível de mim.

E todo esse sentimento me faz perceber essa forte conexão entre Rio e Bahia, entre Fé e Carnaval, entre Música, História e Folclore. Assim como o Brasil se redescobre em cada uma dessas manifestações, assim também cada um de nós se redescobre ao vislumbrar e reconhecer sua própria história e seu povo sendo retratados por pessoas tão ilustres e talentosas, dedicadas à arte e ao fomento da paz, da cidadania e do amor que integra independente de tons, cores e matizes. Que venham outros fevereiros!

Viva à Maria Bethânia (a Menina de Oyá) e família Veloso, viva a Santo Amaro e à Nossa Senhora da Purificação e ao Carnaval, viva ao Rio de Janeiro e à Mangueira, viva à Iansã e a todos os Orixás! Viva à Arte!

AÇÃO CULTURAL disse...

Maravilha! Viva Maxivel Ferreira, filho de Santo Amaro da Purificação.