quarta-feira, 2 de outubro de 2019

AMABA/Projeto Reculturarte presente no E-book Paulo Freire em tempos de fake news. Lançamento em 15 de Outubro

Passeata "Não matem nossas crianças." Ruas do centro de Aracaju. Foto 1990.

Caros companheiros e companheiras que direta e indiretamente participaram e/ou contribuíram com a AMABA/Projeto Reculturarte. Dirijo-me  também,  àqueles (as) que,  não tendo participado diretamente, guarda uma  grande afinidade e identificação com essa iniciativa.

No próximo dia 15 de outubro, dia do professor,  será lançado o ebook “Paulo Freire em tempos de fake news” . Esse  livro digital é fruto do trabalho de dezenas de cursistas que participaram do curso de educação a distância (EAD) do Instituto Paulo Freire.

Este que escreve,  faz parte deste rol de professores e alguns outros profissionais de diversas áreas , os quais livremente escolheram tema e objeto de estudo que tivessem  relação com o pensamento de Paulo Freire.

O tema e objeto que escolhi  foi : “AMABA/PROJETO RECULTURARTE – O ESQUECIDO CÍRCULO DE CULTURA DA ARACAJU DOS ANOS DE 1980 E 1990.”

Zezito de Oliveira e Antônio Luiz, integrantes da diretoria da AMABA. Foto possivelmente de 1993.

A produção do  artigo, teve como base,  dois dos trinta depoimentos  coletados no segundo semestre de 2018 e no primeiro de 2019. Além de documentos que foram recolhidos em alguns locais, principalmente UFS, arquivo pessoal, arquivo público de Aracaju,  livros e pesquisas na  internet. 

Com a publicação desse artigo, o Projeto Reculturarte passa a entrar no registro documental universitário, se fazendo conhecido de pesquisadores e estudiosos sobre trabalho de base, educação popular e  iniciativas culturais de base comunitária.

O que preenche um espaço vazio e faz justiça a uma experiência histórica diferente, significativa  e criativa,  na Aracaju dos anos de 1990. No caso da AMABA, encontramos o produto de diversas pesquisas universitárias, porém sobre o Projeto Reculturarte muito pouco foi escrito. O que houve foram apenas citações. 

De outra maneira, também fizemos a ligação no artigo,  do que  foi produzido pela AMABA/Projeto Reculturarte, com o que foi apresentado nas aulas e no fórum de debates do curso da EAD freireana.

Por sinal temas e abordagens muitos ricos, os quais também fizeram ligações do pensamento de Paulo Freire com uma serie de questões necessárias e urgentes destes tempos difíceis. Questões  que envolvem as fake news ou noticias falsas, como também os desafios e potencialidades  da abordagem e lutas ligadas aos direitos humanos, educação, meio ambiente, comunicação como direito humano, entre outros.




Sobre o nosso livro AMABA/Projeto Reculturarte, neste final de 2019, pretendemos realizar o restante das poucas  entrevistas que estão faltando. Conto com a colaboração de quem ainda não foi ouvido, inclusive pessoas que participaram indiretamente e/ou por pouco tempo.


Apresentação do teatro de cordel "Promessa de Politicos" - Foto de 1988. Manoel Soares,  com o microfone,  foi presidente da AMABA nesse periodo.

Vale lembrar que já escrevemos a  metade dos capítulos. A meta é fazermos o lançamento  no final de 2020. Para o financiamento lançaremos uma campanha de financiamento  colaborativa na internet, uma espécie de vaquinha virtual. Esperamos contar com a participação de vocês todos e de mais gente,  com afinidade e interesse em estudos e pesquisas sobre o assunto.

Como estamos fazendo outro curso na EAD Freireana, estaremos produzindo um segundo artigo, focalizando a AMABA/Projeto Reculturarte novamente. Dessa vez trataremos da banda afro mirim Meninos do B.A. Esse artigo, caso aprovado estará publicado em outro E-book, no mês de  janeiro de 2020. Aqui,  estaremos utilizando mais vozes que falaram sobre a experiência inesquecível da banda afro mirim Meninos do B.A.

Lembramos que o padrão de escrita dos capítulos do livro não é o mesmo dos artigos. Inclusive,  no livro,  daremos voz a  todos os entrevistados. O  contrário dos artigos onde temos limites de espaço, e também por precisarmos dialogar frequentemente com autores consagrados, no nosso caso, principalmente Paulo Freire.

Enquanto o livro não sai, fiquem ligados na página face dolivro AMABA/Projeto Reculturarte e no blog da Ação Cultural. Tem sempre textos curtos, fotos e links que tem relação com o tema. Compartilhem a vontade.

Além dos artigos, textos curtos,  e outros materiais na página face e no blog, pretendemos produzir um documentário sobre a AMABA/Projeto Reculturarte. Este,  terá o livro como base e será realizado depois do lançamento do livro. Embora, para a campanha de  colaboração financeira via internet, produziremos  alguns vídeos curtos, com entrevistas e material fotográfico.






Nenhum comentário: