Depois de alguns anos como educador, tanto no seio de
associações, seja a extinta AMABA( associação dos moradores do bairro américa e
adjacências), seja a Associação Cultural (Ação Cultural), como em diversas
escolas públicas, fico cada vez mais convencido da urgência de necessidade da incorporação dos conhecimentos teóricos e principalmente práticos, do campo da ARTE , CULTURA, COMUNICAÇÃO E ECOLOGIA INTEGRAL, por parte de educadores e escolas.
Falo isso, considerando estarmos diante de uma verdadeira rebelião das
novas gerações contra o tipo de escola que temos.
No próximo dia 15 de outubro, o Instituto Paulo Freire
estará lançando um ebook coletivo, onde constará um artigo da minha autoria
sobre a experiência desenvolvida na AMABA, nos anos de 1980 e 1990.
O artigo recebeu o titulo de AMABA/PROJETO RECULTURARTE – O ESQUECIDO CÍRCULO DE CULTURA DA ARACAJU DOS ANOS DE 1980 E 1990. E, "apresenta o Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte), realizado nos anos de 1990 em Aracaju, proposta pioneira e inovadora de arte-educação popular, atual e necessária nestes tempos de fake news, individualismo exacerbado e falta de espaços para a socialização criativa e crítica de crianças, jovens e adultos. Os resultados preliminares da pesquisa iniciada em 2018 mostram avanços no campo da construção de sentido, protagonismo cidadão e preenchimento do tempo livre de forma construtiva.”
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O artigo recebeu o titulo de AMABA/PROJETO RECULTURARTE – O ESQUECIDO CÍRCULO DE CULTURA DA ARACAJU DOS ANOS DE 1980 E 1990. E, "apresenta o Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte), realizado nos anos de 1990 em Aracaju, proposta pioneira e inovadora de arte-educação popular, atual e necessária nestes tempos de fake news, individualismo exacerbado e falta de espaços para a socialização criativa e crítica de crianças, jovens e adultos. Os resultados preliminares da pesquisa iniciada em 2018 mostram avanços no campo da construção de sentido, protagonismo cidadão e preenchimento do tempo livre de forma construtiva.”
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acima, grupo de adolescentes acompanhado por este que escreve. Em Salvador (farol da barra). Ano de 1995
Também neste ano de 2019, relatei uma experiência cineclubista em uma escola pública e na qual fui um dos responsáveis. O relato e discussão aconteceu no II Seminário Interdisciplinar de Cinema, realizado na UFS nos dias, 14 a 16 de maio de 2019.
Também neste ano de 2019, relatei uma experiência cineclubista em uma escola pública e na qual fui um dos responsáveis. O relato e discussão aconteceu no II Seminário Interdisciplinar de Cinema, realizado na UFS nos dias, 14 a 16 de maio de 2019.
O artigo recebeu como titulo “O CINECLUBE REALIDADE
COMO JANELA PARA VER A PERIFERIA SINGULAR E DIVERSA.
"O presente artigo relata
como foi implementado o cineclube na Escola Júlia Teles, localizada
no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro, por meio de
parceria com o Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, o qual teve como
objetivo proporcionar diálogo entre os jovens ligados às oficinas dos ponto de cultura
e os de outras realidade semelhantes, moradores de outros territórios,
por meio do suporte fílmico. Apresentar o trabalho realizado pelo Cineclube
Realidade é colaborar para inspirar novas iniciativas com propósitos
semelhantes ou ampliá-las, bem como apontar possibilidades para a experiência
democrática e inclusiva do audiovisual; e aqui, no caso específico do
cineclube, permitir aos seus participantes uma saída dos
limites condicionantes do território e das condições econômicas e
socioculturais por meio do audiovisual. “
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A integra do primeiro artigo será disponibilizada no próximo dia 15 de Outubro, dia do professor e a integra do segundo será disponibilizada no dia 11 de novembro, dia do meu aniversário.
Página AMABA/Projeto Reculturarte no facebook. AQUI
Página Cineclube Realidade no facebook. AQUI
Zezito de Oliveira
Anexos:
SEQUENCIA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE O LIVRO NO BLOG DA AÇÃO CULTURAL.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
Amostra grátis do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte (1). A ser lançado em 2019. Cena de um retiro/acampamento Reculturarte.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/01/amostra-gratis-do-livro-sobre.html
sábado, 19 de janeiro de 2019
Uma prévia do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019. Cena do grupo de dança Reculturarte
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/01/uma-previa-do-livro-sobre-amabaprojeto.html
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
O Reculturarte vai à Bahia. Um recorte do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019.(3)
Cena sobre a viagem a Bahia e texto descritivo analitico sobre a presença da religião na Amaba/Projeto Reculturarte
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/01/o-reculturarte-vai-bahia.html
sábado, 2 de fevereiro de 2019
Um aperitivo do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte que está em fase de produção para ser lançado até dezembro de 2019. (4) Cena da capoeira na AMABA/Projeto Reculturarte
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/02/um-aperitivo-do-livro-sobre.html
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Um pedaço de memória: AMABA/Projeto Reculturarte. O livro completo está em fase de pesquisa para ser lançado este ano. (5) Cena da Banda afro Meninos do B.A.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/02/um-pedaco-de-memoria-amabaprojeto.html
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Memória para uso diário. Mais histórias do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte, com previsão de lançamento para o final de 2019.(6) Quadrinhos sobre as origens do Projeto Reculturarte.
http://acaoculturalse.blogspot.com/2019/02/memoria-para-uso-diario-mais-historias.html
quarta-feira, 6 de março de 2019
O Carnaval e a Amaba/Projeto Reculturarte. Um pouco do que estará no livro com previsão de lançamento para o ano de 2019.(7) O carnaval da Bahia e a influência na Banda Afro Meninos do B.A.
http://acaoculturalse.blogspot.com/2019/03/o-carnaval-e-amabaprojeto-reculturarte.html
A politização do carnaval e a culturalização da politica e da educação de base.(8)
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/03/a-politizacao-do-carnaval-e.html
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