Depois de alguns anos como educador, tanto no seio de
associações, seja a extinta AMABA( associação dos moradores do bairro américa e
adjacências), seja a Associação Cultural (Ação Cultural), como em diversas
escolas públicas, fico cada vez mais convencido da urgência de necessidade da incorporação dos conhecimentos teóricos e principalmente práticos, do campo da ARTE , CULTURA, COMUNICAÇÃO E ECOLOGIA INTEGRAL, por parte de educadores e escolas.
Falo isso, considerando estarmos diante de uma verdadeira rebelião das
novas gerações contra o tipo de escola que temos.
No próximo dia 15 de outubro, o Instituto Paulo Freire
estará lançando um ebook coletivo, onde constará um artigo da minha autoria
sobre a experiência desenvolvida na AMABA, nos anos de 1980 e 1990.
O artigo recebeu o titulo de AMABA/PROJETO RECULTURARTE – O ESQUECIDO CÍRCULO DE CULTURA DA ARACAJU DOS ANOS DE 1980 E 1990. E, "apresenta o Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte), realizado nos anos de 1990 em Aracaju, proposta pioneira e inovadora de arte-educação popular, atual e necessária nestes tempos de fake news, individualismo exacerbado e falta de espaços para a socialização criativa e crítica de crianças, jovens e adultos. Os resultados preliminares da pesquisa iniciada em 2018 mostram avanços no campo da construção de sentido, protagonismo cidadão e preenchimento do tempo livre de forma construtiva.”
O artigo recebeu o titulo de AMABA/PROJETO RECULTURARTE – O ESQUECIDO CÍRCULO DE CULTURA DA ARACAJU DOS ANOS DE 1980 E 1990. E, "apresenta o Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte), realizado nos anos de 1990 em Aracaju, proposta pioneira e inovadora de arte-educação popular, atual e necessária nestes tempos de fake news, individualismo exacerbado e falta de espaços para a socialização criativa e crítica de crianças, jovens e adultos. Os resultados preliminares da pesquisa iniciada em 2018 mostram avanços no campo da construção de sentido, protagonismo cidadão e preenchimento do tempo livre de forma construtiva.”
acima, grupo de adolescentes acompanhado por este que escreve. Em Salvador (farol da barra). Ano de 1995
Também neste ano de 2019, relatei uma experiência cineclubista em uma escola pública e na qual fui um dos responsáveis. O relato e discussão aconteceu no II Seminário Interdisciplinar de Cinema, realizado na UFS nos dias, 14 a 16 de maio de 2019.
Também neste ano de 2019, relatei uma experiência cineclubista em uma escola pública e na qual fui um dos responsáveis. O relato e discussão aconteceu no II Seminário Interdisciplinar de Cinema, realizado na UFS nos dias, 14 a 16 de maio de 2019.
O artigo recebeu como titulo “O CINECLUBE REALIDADE
COMO JANELA PARA VER A PERIFERIA SINGULAR E DIVERSA.
"O presente artigo relata
como foi implementado o cineclube na Escola Júlia Teles, localizada
no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro, por meio de
parceria com o Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, o qual teve como
objetivo proporcionar diálogo entre os jovens ligados às oficinas dos ponto de cultura
e os de outras realidade semelhantes, moradores de outros territórios,
por meio do suporte fílmico. Apresentar o trabalho realizado pelo Cineclube
Realidade é colaborar para inspirar novas iniciativas com propósitos
semelhantes ou ampliá-las, bem como apontar possibilidades para a experiência
democrática e inclusiva do audiovisual; e aqui, no caso específico do
cineclube, permitir aos seus participantes uma saída dos
limites condicionantes do território e das condições econômicas e
socioculturais por meio do audiovisual. “
A integra do primeiro artigo será disponibilizada no próximo dia 15 de Outubro, dia do professor e a integra do segundo será disponibilizada no dia 11 de novembro, dia do meu aniversário.
Página AMABA/Projeto Reculturarte no facebook. AQUI
Página Cineclube Realidade no facebook. AQUI
Zezito de Oliveira
Anexos:
SEQUENCIA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE O LIVRO NO BLOG DA AÇÃO CULTURAL.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
Amostra grátis do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte (1). A ser lançado em 2019. Cena de um retiro/acampamento Reculturarte.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/01/amostra-gratis-do-livro-sobre.html
sábado, 19 de janeiro de 2019
Uma prévia do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019. Cena do grupo de dança Reculturarte
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/01/uma-previa-do-livro-sobre-amabaprojeto.html
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
O Reculturarte vai à Bahia. Um recorte do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte a ser lançado em 2019.(3)
Cena sobre a viagem a Bahia e texto descritivo analitico sobre a presença da religião na Amaba/Projeto Reculturarte
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/01/o-reculturarte-vai-bahia.html
sábado, 2 de fevereiro de 2019
Um aperitivo do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte que está em fase de produção para ser lançado até dezembro de 2019. (4) Cena da capoeira na AMABA/Projeto Reculturarte
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/02/um-aperitivo-do-livro-sobre.html
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Um pedaço de memória: AMABA/Projeto Reculturarte. O livro completo está em fase de pesquisa para ser lançado este ano. (5) Cena da Banda afro Meninos do B.A.
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/02/um-pedaco-de-memoria-amabaprojeto.html
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Memória para uso diário. Mais histórias do livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte, com previsão de lançamento para o final de 2019.(6) Quadrinhos sobre as origens do Projeto Reculturarte.
http://acaoculturalse.blogspot.com/2019/02/memoria-para-uso-diario-mais-historias.html
quarta-feira, 6 de março de 2019
O Carnaval e a Amaba/Projeto Reculturarte. Um pouco do que estará no livro com previsão de lançamento para o ano de 2019.(7) O carnaval da Bahia e a influência na Banda Afro Meninos do B.A.
http://acaoculturalse.blogspot.com/2019/03/o-carnaval-e-amabaprojeto-reculturarte.html
A politização do carnaval e a culturalização da politica e da educação de base.(8)
https://acaoculturalse.blogspot.com/2019/03/a-politizacao-do-carnaval-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário