No dia do renascimento de Paulo Freire, para crentes e não crentes... "O que a memória ama fica eterno" Adélia Prado.
A cantilena é antiga mas não pode ser esquecida.... + EDUCAÇÃO, + CULTURA, sempre... Mas com base no pensamento critico de tantos intelectuais que escreveram sobre. Manoel Bomfim, Anisio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e etc..
Sem essas leituras todas conseguimos fazer muita coisa, junto com valorosos companheiros de rebeldia e utopia, isso com a bandeira AMABA/Projeto Reculturarte, decádas de 1980 e 1990.
A lição que fica para os progressistas, PT e PSOL em especial, é a seguinte: Ouvir essa "brava gente brasileira". Os intelectuais citados e a grande legião de brasileiros que fizeram e fazem deste lugar um bom país para se viver, apesar de certas autoridades de plantão, que chegaram até a acabar com a vida de muitos bravos brasileiros, fora outras formas de perseguições e violências, como o exilio, ameaças de morte e/ou atentados, demissão de emprego, invisiblização, linchamento simbólico via imprensa e etc....
---------------------------
PAULO FREIRE VIVE!
Ele nos deixou há 25 anos, quando seu coração, que acolhia o mundo inteiro, parou de bater. Ele é um dos baluartes da pedagogia crítica e Patrono da Educação Brasileira (título que os bolsonaristas tentam cassar).
Escrevo os verbos no presente: Paulo Freire (1921-1997) acredita no saber de cada um(a), mesmo o mais iletrado, pois a melhor escola é a vida. Ele aposta na inteligência crítica, que, tão forte nas crianças, não pode ter no ensino formal um muro de contenção, de "emburrecimento".
Ele lembra sempre que o povo não luta pelo que não entende, por isso palavras geradoras como feijão, tijolo e trabalho são muito mais fundantes do que "Ivo viu a uva". Ele sonha com um país de mil marchas, dos sem: sem terra, teto, pão, emprego, direitos, amor. Para que esse Brasil possa garantir esses bens essenciais a tod@s.
Como lembrou frei Betto, foi no 2 de maio que Paulo Freire viu a Deus. Mas não nos disse "adeus": suas ideias e livros estão aí, ao nosso alcance, para que, livres afinal do obscurantismo, alcancemos dias melhores, educação libertadora, tempos de mais delicadeza. Democracia sem fim.
"Num país como o Brasil, manter a esperança viva é, em si, um ato revolucionário" (Paulo Freire)
VEREADOR CHICO ALENCAR - PSOL-RJ.
As canções dessa postagem:
https://www.youtube.com/watch?v=eOn8RfnhkpQ
https://www.youtube.com/watch?v=XLexuxBq0J0
Nenhum comentário:
Postar um comentário