Nessa quinta-feira, 2, sergipanos e turistas tomaram conhecimento da programação oficial do 40º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). O lançamento no periodo da manhã, foi realizado na Casa Verde Villa Gastrô, localizada no Centro Histórico do município. O evento contou com a presença do prefeito Júlio Nascimento e do governador Fábio Mitidieri.
Realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, o Fasc reafirma a tradição do maior festival cultural de Sergipe e um dos mais importantes do Nordeste. Com 53 anos de história, o evento se consolidou como um espaço de encontro entre diferentes manifestações artísticas, além de gerar impacto social e econômico para a Cidade Mãe de Sergipe. Neste ano, o festival traz como tema ‘Na Cultura a Gente se Encontra’.
O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa); e pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). O evento conta ainda com o patrocínio da Celi e o apoio da SE Sistema Engenharia.
Sobre o Fasc
Criado na década de 1970, o Festival de Artes de São Cristóvão é um dos mais representativos do cenário cultural nordestino, reunindo artistas locais e nacionais em diversas linguagens. Após ser interrompido em 2005, o evento foi retomado em 2017, resgatando sua proposta original e fortalecendo a cena cultural da cidade.
Com polos espalhados pelo Centro Histórico e por bairros de São Cristóvão, o Fasc oferece ao público uma programação diversa, com música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras expressões culturais, reafirmando a identidade da quarta cidade mais antiga do Brasil.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Cristóvão
Esta é a excelente e diversificada programação musical do FASC 2025. Na torcida que a programação das artes cênicas, do audiovisual, da literatura, das artes visuais e do hip-hop seja tão boa e robusta quanto a programação musical, inclusive através das atrações e dos cachês oferecidos, em especial para os artistas da terra ou prata da casa. Na torcida para que a área da formação e qualificação cultural (oficinas, seminários, rodas de conversa, saraus e etc.) venha com muita força como faz o SESC São Paulo, SESC Rio de Janeiro e etc., inclusive na Virada Cultural SP. Na torcida para que a programação do FASC seja fortalecida por meio dos polos, descentralizando e democratizando o acesso para atingir a população das zonas periféricas como Rosa Elze e Eduardo Gomes. Na torcida para que seja realizada articulação da Politica Nacional de Cultura Aldir Blanc com as escolas de São Cristóvão, a fim de favorecer mais atividades cultural nas escolas por meio de verba federal. Na torcida para que seja construído pelo menos um CEU das artes na atual gestão do Prefeito Júlio Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário