domingo, 5 de outubro de 2025

1º Fórum Municipal de Pontos de Cultura de São Cristóvão (SE) acontecerá em 11 de Outubro no auditório da Adufs com roda de conversa sobre justiça climática, governança e perspectiva da politica cultura viva e profissionalização e sustentabilidade dos trabalhadores da cultura..

A realização do evento se dará em razão da mobilização para a Teia nacional dos Pontos de Cultura que acontecerá em março de 2026 na cidade de Aracruz no Espirito Santo, precedida de Teias estaduais e municipais, como os fóruns dos Pontos de Cultura é um dos componentes da Teia, mas podendo ser realizado de forma separada, isso acontecerá na cidade de São Cristóvão, podendo a Teia Municipal ser realizada em outro momento, como parte do  Festival de Arte de São Cristóvão, por exemplo, desde que conte com previsão de aplicação de recursos do percentual destinado a Politica Nacional Cultura Viva (PNCV) para a cidade de São Cristóvão, através da transferência de recursos da união pela Politica Nacional de Cultura Aldir Blanc.


A Teia dos Pontos de Cultura é um encontro nacional ou estadual dos Pontos de Cultura, que são iniciativas comunitárias de cultura viva espalhadas pelo Brasil. Seu objetivo é fortalecer a atuação da rede, promover a articulação entre os pontos, promover a troca de saberes e experiências, e discutir e consolidar a Política Nacional de Cultura Viva. Os eventos da Teia contam com mostras artísticas, debates, oficinas e seminários temáticos, e são um espaço para a participação da sociedade civil e a celebração da diversidade cultural do país.

O Fórum dos Pontos de Cultura de São Cristóvão  terá inicio às 14 horas e se estenderá até as 17h30 no auditório da ADUFS localizado dentro do campus sede da Universidade Federal de Sergipe que fica em São Cristóvão.

O que são e sobre a importância dos Fóruns dos Ponto de Cultura.

O que são? A organização da sociedade civil dos Pontos de Cultura.

Qual o objetivo? Fortalecer a rede, debater políticas culturais e representar os Pontos perante o poder público.

Como se organizam? Em níveis municipal, estadual e nacional.

Por que são importantes? Porque garantem a gestão compartilhada e democrática da Política Nacional de Cultura Viva, assegurando que os Pontos de Cultura não sejam apenas "beneficiários" de um projeto, mas atores políticos na construção da cultura brasileira.

Em suma, os Fóruns dos Pontos de Cultura são o coração pulsante da democracia cultural no Brasil, materializando a ideia de que a cultura se faz "de baixo para cima" e com a participação ativa da comunidade.

Os interessados, além de lideranças ligadas aos  Pontos de Cultura da cidade, deverão atuar com ação cultural na sede e nas comunidades que compõe o municipio de São Cristóvão. As inscrições deverá ser realizada por meio do formulário Google Forms.

A meta da comissão organizadora do evento é atingir o número de 30 agentes culturais de base comunitária.




Para se inscrever:





























Nenhum comentário: