01. Almoço Cultural Paraense
A) Descrição resumida da atividade:
O evento serviu como confraternização de final do ano de 2011, não realizada no tempo comum, e inicio das atividades da Ação Cultural em 2012, tendo como objetivo também mostrar um pouco da cultura paraense ao público sergipano, O evento acontece após o retorno de viagem de Angelina Magalhães, chef de cozinha, ao Pará, para participar das festividades do Cirio de Nazaré.
B) Programação: Degustação de pratos típicos e demonstração de dança, música e literatura do Pará por meio audiovisual.
C) Tempo, período, duração: 12 de fevereiro de 2012.
D) Local: Ateliê da Irene, localizado no bairro Siqueira Campos.
E) Público atingido: 15 pessoas.
F) Apoios, parcerias, patrocínio: Ateliê da Irene e contribuição de pequena quantia por parte dos participantes e do trabalho voluntário de Angelina Magalhães, Irene Smith e Zezito de Oliveira
Abaixo, a divulgação realizada no portal de cultura independente e alternativa, Overmundo.
Você já foi ao Pará, nega (o)?
02. Roda de Danças Circulares
A) Descrição resumida da atividade:
B) Programação: dia 25 de março de 2012, às 14:30 horas, no espaço de formação, anexo da Igreja Pio Décimo, no bairro 18 do Forte.
C) Tempo, período, duração: 25 de março de 2012.
D) Local: anexo da Igreja Pio Décimo, no bairro 18 do Forte.
E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.
F) Apoios, parcerias, patrocínio: Igreja Pio Décimo e participantes da roda de dança.
O PONTO DE CULTURA “JUVENTUDE, CULTURA E CIDADANIA”, DA AÇÃO CULTURAL, INICIA SUAS ATIVIDADES EM ABRIL DE 2012. (clique no título acima para abrir o artigo de lançamento das atividades com crianças, adolescentes e jovens do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania).
O projeto Ponto de Cultura Juventude, Cultura e Cidadania, inscrito e escolhido por meio do edital de seleção pública lançado em 2010, fruto da parceria do Ministério da Cultura com a Secretaria de Estado da Cultura, foi apresentado com base nos seguintes objetivos e resultados: Ampliar e qualificar a participação de adolescentes em grupos de dança e de teatro existentes no Conjunto Jardim (município de Socorro), Conjunto Eduardo Gomes (município de São Cristóvão), por meio de oficinas de teatro, dança e informática/audiovisual (integrada).
Atendeu de forma direta a 80 adolescentes e jovens/ano em oficinas de artes cênicas e 20 adolescentes e jovens nas oficinas de informática/audiovisual, nesta incluindo adolescentes/jovens residentes em Aracaju, perfazendo um total de 100 participantes.
As atividades começaram no início de abril com a realização das oficinas de dança moderna na Escola Estadual Olga Barreto (Conjunto Eduardo Gomes) e na Escola Estadual Júlia Teles e Espaço de Convivência Cultural e Social (Conjunto Jardim).
O Ponto de Cultura construiu uma relação de diálogo e de fortalecimento da produção artística de qualidade no seio da escola e na comunidade, em especial mostrando a dança como uma atividade educativa, cidadã, com atenção profissional, em contraposição aquilo que a maioria dos adolescentes conhecem e principalmente praticam, como pagode, arrocha e outras expressões da cultura de massa.
Percebeu-se dentro das escolas, onde aconteceu as atividades da oficina de artes cênicas, o começo da mudança acerca da necessidade de priorizar investimento na qualidade da produção estética de crianças e jovens. Isso decorre do profissionalismo dos oficineiros, da qualidade do material de figurinos, do aparelho de som e o acompanhamento pedagógico. Em muitas escolas, a dança e outros tipos de atividades culturais não recebiam e nem recebem a mesma atenção por parte dos profissionais da educação (diretores, técnicos e professores). Mesmo se querem que isto aconteça, nem sempre ofereceram ou oferecem as condições adequadas, o que dá margem a uma porção e absurdos observados por quem tem um minimo de senso critico ético e estético, quando da realização de atividades culturais em muitas escolas.
Como condições adequadas, estas de responsabilidades dos governos, estadual e municipais, encontramos a inadequação de muitos espaços escolares, que não dispõe de mini-auditórios ou até mesmo de um auditório, salas para projeção audiovisual e sem bibliotecas. É comum encontrarmos bibliotecas com espaços reduzidos, salas de informática ídem, estas usadas muita das vezes para exibição de audiovisual.
As atividades começaram no início de abril de 2012 com a realização das oficinas de dança moderna na Escola Estadual Olga Barreto (Conjunto Eduardo Gomes) e na Escola Estadual Júlia Teles e Espaço de Convivência Cultural e Social (Conjunto Jardim) e na sede da Ação Cultura localizada no centro de Aracaju.
O Ponto de Cultura construiu uma relação de diálogo e de fortalecimento da produção artística de qualidade no seio da escola e na comunidade, em especial mostrando a dança como uma atividade educativa, cidadã, com atenção profissional, em contraposição aquilo que a maioria dos adolescentes conhecem e principalmente praticam, como pagode, arrocha e outras expressões da cultura de massa.
Percebeu-se dentro das escolas, onde aconteceu as atividades da oficina de artes cênicas, o começo da mudança acerca da necessidade de priorizar investimento na qualidade da produção estética de crianças e jovens. Isso decorre do profissionalismo dos oficineiros, da qualidade do material de figurinos, do aparelho de som e o acompanhamento pedagógico. Em muitas escolas, a dança e outros tipos de atividades culturais não recebiam e nem recebem a mesma atenção por parte dos profissionais da educação (diretores, técnicos e professores). Mesmo se querem que isto aconteça, nem sempre ofereceram ou oferecem as condições adequadas, o que dá margem a uma porção e absurdos observados por quem tem um minimo de senso critico ético e estético, quando da realização de atividades culturais em muitas escolas.
Como condições adequadas, estas de responsabilidades dos governos, estadual e municipais, encontramos a inadequação de muitos espaços escolares, que não dispõem de mini-auditórios ou até mesmo de um auditório, salas para projeção audiovisual e nem bibliotecas. Em muitas escolas é comum encontrarmos bibliotecas com espaços reduzidos, salas de informática ídem, estas usadas muita das vezes para exibição de audiovisual, também de forma precária.
Detalhe importante, as escolas com menos condições para a realização de atividade de formação artistico-cultural são as localizadas na periferia.
O que é um Ponto de Cultura
03. Primeiro e Segundo Encontro da Oficina de Dança ModernaB) Programação: Roda de Conversa, atividade com colagem/cartazes e primeira aula de dança moderna.
C) Tempo, período, duração: 31 de Março de 2012.
D) Local: Escola Estadual Júlia Teles.
E) Público atingido:
F) Apoios, parcerias, patrocínio:
2º encontro na calçada, esperando o vigia e adiantando a parte teórica do planejamento.
04. II Jornada Ecologia & Espiritualidade
A) Descrição resumida da atividade:Contribuir no processo de formação político-pedagógico de uma rede de ativistas e educadores ambientais, finalizando, com atividades culturais que incluíram cantoria e danças circulares.
B) Programação: A segunda jornada reuniu nomes com vasta experiência na atuação junto aos movimento ecológicos, culturais e social-educativo como o compositor e ecologista Zé Vicente e a agente de pastoral da diocese de Propriá Marlene Ribeiro. Durante o sábado alunos da oficina do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania fizeram aula prática de fotografia durante a jornada. A programação contou também com uma noite cultural (show musical, apresentações artísticas e roda de danças circulares), exposição e venda de comidas, CDs, livros e artesanato. As apresentações musicais serão com o Trio Pé de Serra Casaca de Couto e com Airton e os Canarinhos de Deus.
D) Local: Centro de Pastoral da Paróquia São Pio X, localizado no bairro 18 do Forte, em Aracaju.
E) Público atingido: NÃO ESPECIFICADO.
F) Apoios, parcerias, patrocínio: Fundo Nacional de Solidariedade (CNBB), Cáritas Brasileira, Arquidiocese de Aracaju, Paulinas, Rádio Cultura, Rádio Liberdade FM, Gráfica Farias, Instituto Federal de Ensino e Centro Educacional Futuro Feliz.
05. Participação da Ação Cultural representando Sergipe no Dia Internacional da Animação
A) Descrição resumida da atividade:
A primeira ação do cineclube itinerante do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania/Ação Cultural, teve início com a exibição dos curtas de animação infantil, selecionado pela curadoria da Mostra Dia Internacional da Animação, a qual convidou a Ação Cultural para se somar a esta iniciativa.
B) Tempo, período, duração: 28 de outubro de 2012.
C) Local: Escola Estadual Júlia Teles.
D) Público atingido: 40 pessoas.
E) Apoios, parcerias, patrocínio: O evento foi gratuito e houve a parceria do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania/Ação Cultural com a Escola Estadual Júlia Teles.
06 - Secult dialoga com os novos Pontos de Cultura de Sergipe
B) Tempo, período, duração: agosto de 2012 a janeiro de 2013.
C) Local: A caravana foi iniciada no Museu da Gente Sergipana e depois levada a escolas de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. A maior parte das atividades aconteceram no ano de 2012 e encerramento aconteceu em Fevereiro de 2013 no IFS (Aracaju).
D) Público atingido: Mais de 10 mil pessoas. Precisa colocar o público direto e indireto..
E) Apoios, parcerias, patrocínio: Projeto da Ação Cultural, selecionado pela Funarte e em colaboração com o Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.
Entrevista no programa Expressão/TV Aperipe sobre a Caravana Luiz Gonzaga-Agosto de 2012
Entrevista referente ao lançamento da Caravana Luiz Gonzaga Vai a Escola em agosto de 2012
Trabalho de organização das informações acima realizado por Alan de Oliveira com a orientação e supervisão de Zezito de Oliveira
O ano era 2007 ( Ação Cultural de Sergipe 20 anos - Cultura Viva 20 anos)
LInha do Tempo - ano 2012 ( Ação Cultural 20 anos - Cultura Viva 20 anos)
MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO
Este trabalho de revisitação do arquivo digital e analógico da Ação Cultural tem a participação de Alan de Oliveira e Zezito de Oliveira, este último encarregado da edição final.
A Ação Cultural também é pioneira na formação de um arquivo digital de suas ações, com textos, sons e imagens e este representa cerca de 85% do acervo de informações que estão sendo disponibilizada de forma sistematizada nesse momento.
A maioria ou quase totalidade, se encontrava disponível neste blog e nas outras plataformas utilizadas pela Ação Cultural, porém sem a organização que estamos fazendo neste momento.
A organização das informações inicialmente está sendo realizada de forma cronológica e mais a frente será organizada por temas ou ações.
Por ora é um trabalho voluntário, e é uma iniciativa que merece ser realizada por outros coletivos e organizações sociais e/ou culturais de base comunitária.
Quem participou das ações elencadas e quem não participou vai se surpreender com muita coisa, tanto positiva, como negativa. Neste último caso destacamos a repetição do padrão negativo de uma ordem politica, econômica, social e cultural bastante injusta em nosso país, em especial para pretos, pobres e periféricos. Já no primeiro como forma positiva, alguns avanços e conquistas, apesar do jogo duro da luta de classes...
Até o final do ano o trabalho será finalizado, com ou sem fomento público.
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