sábado, 22 de março de 2008

Conjunto Jardim.

Vista panorâmica do Conjunto Jardim.

Vista panorâmica do Conjunto Jardim.

O bairro Conjunto Jardim era conhecido como Palestina desde a época da existência de um leprosário. O nome oficial é Djenal Tavares de Queiroz. O primeiro núcleo de residências (Jardim I) foi construído em 1984.

O Conjunto Jardim foi inicialmente construído para as domésticas que moravam em vilas de Aracaju, a maioria com origens no interior do Estado de Sergipe e nos Estados vizinhos de Alagoas, Pernambuco e Bahia e que ao chegar ao Conjunto Jardim intermediaram a vinda de outros parentes.

Em 1988 foram construídas mais casas que formam os núcleos residenciais Jardim II e III, muitas delas construídas em regime de mutirão e seus moradores foram pessoas desabrigadas pelas enchentes que estavam alojadas provisoriamente no espaço da exposição agropecuária e por moradores de vilas que pressionaram o governo estadual com ocupações e passeatas em Aracaju, através do movimento sem teto.

Quanto às tradições culturais, o povo trouxe a festa natalina nas casas e o São João. Antigamente o povo acendia muitas fogueiras nas ruas mas atualmente a quantidade é menor. Havia muita decoração das ruas no mês de junho.

No inicio, havia muita festa de aniversário, muitas das vezes com a divisão de tarefas e gastos com os amigos e vizinhos. Havia também muita festa de 15 anos. Hoje é ruim realizar festas por causa da interferência dos malandros e da polícia.
Atualmente existe a festa das crianças que há quinze anos é organizada por Selma e Yuri, bem como a procissão, a via sacra nas ruas, os grupos de capoeira, as quadrilhas juninas e o desfile de 7 de setembro.

Um destaque importante são os cantores de “arrocha” que moram no Jardim e que fazem sucesso nas rádios e em shows em diversas cidades de Sergipe e de outros estados, mas que dizem morar na Bahia.
Grupo Pop Dance, formação de 2005.

Apresentação do Grupo Teatral Arte na 1ºMostra Arte e Cidadania. 2004

Apresentação do Grupo de Dança Ecarte na 1ºMostra Arte e Cidadania. 2004

Adelmo(bailarino e coreógrafo) e Professor Zezito.


Havia muitos grupos de dança e de teatro que em 2004 acabaram. Em termos culturais, a maioria deixava muito a desejar, pois as coreografias eram feitas a partir das músicas de sucesso, reproduzindo assim os mesmos passos das bandas de pagode e forró. Acabaram por causa de falta de espaços físicos adequados e das dificuldades para obter patrocínio.

Na ausência de atividades culturais, esportivas e de aprendizagem profissional muitos adolescentes e jovens preenchem o tempo ocioso “fazendo neném”. Os adolescentes reclamam que o conjunto não oferece opção de lazer, não há o que fazer, não há para onde ir.

Segundo professores e médicos, estão acontecendo muitos casos de gravidez precoce com adolescentes. Para muitos deles, outra forma de preencher o tempo, o vazio existencial e para compensar a falta de perspectivas de futuro é utilizar drogas. Os jovens furtam para sustentar o vício e os pais vivem amedrontados por causa do perigo de os filhos entrarem nessa onda.

Para a composição desse texto contamos com a colaboração de diversos moradores, alguns mais idosos e que moram no bairro desde 1984 e outros, adolescentes, envolvidos com atividades culturais. A todos somos bastante gratos pela abertura e confiança. Da parte da Ação Cultural, cujo embrião foi gerado no conjunto Jardim, podem contar sempre com o nosso apoio e amizade sincera.

4 comentários:

Unknown disse...

eu acho o bairro conjunto jardim uma porcaria de lugar ñ presta ok e um bairro miseravel e pobre

Unknown disse...

eu acho o conjunto jardim muito bom as pessoas são muito legais aqui tenho orgulho de morrar no conjunto jardim

Anônimo disse...

que imagens raras, feliz porque faço parte desta comunidade ..professor zezito fez historia em nossa comunidade ate hoje lembramos de seu entusiasmo pra fazer uma geração saber oque é cultura

AÇÃO CULTURAL disse...

Valeu! Grato pela visita e comentário.. Não posso negar as emoções que vivi no e com muitas pessoas do Conjunto Jardim. Ainda retomo esses momentos com um livro e um filme documentário, um curta... Se Deus quiser, óbviamente... Espero contar com as graças dos céus para realizar esse projeto. O resto é com a gente... Abraço!!!