domingo, 29 de abril de 2012

1ª REUNIÃO EM PREPARAÇÃO DA II JORNADA ECOLÓGICA


                 
(28 de abril de 2012)
                                        

Os fatos e as idéias
Estamos imersos numa sociedade de desafios e “novidades”. Tudo, tudo mesmo que se fala e se escreve na atualidade tem a ver com o ser humano e sua relação com o mistério de Deus e a natureza. Creio que se trata de uma encruzilhada histórica séria e que nos impele a reflexão.

Lemos vários artigos e textos sobre os conflitos atuais e, na maioria dos pensadores que se encorajam a expor suas idéias encontramos argumentos interessantes e cheios de mística. É por isso, que realizamos com muita dificuldade e alegria a I Jornada Ecologia e Espiritualidade, setembro passado com Roberto Malvezzzi, o Gogó. Foi de uma riqueza incomensurável. Obrigado a Gogó pela luta e pela direção que nos deu. Ele é um dos “missionários mártires” (grifo meu) da fé e da mãe terra. Também escreve sempre na adital, basta acessar: www.adital.com.br. Temos também o teólogo e escritor Leonardo Boff, que sempre interpela a sociedade, as igrejas e enfim, todos os cristãos e não cristãos com seus temas abrasivos e atuais. Por isso, resolvemos transcrever uma de suas pérolas atuais:

Para ser sustentável o desenvolvimento há de ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Já submetemos à crítica este modelo standard. Mas devemos ser justos. Houve analistas e pensadores que se deram conta das insuficiências deste tripé. Acrescentaram-lhes outras pilastras complementares. Vejamos algumas delas”.

E mais:
“Rogério Ruschel, editor da revista eletrônica Business do Bem, acrescentou uma outra pilastra: a categoria ética da generosidade. Esta se funda num dado antropológico básico: o ser humano não é apenas egoísta buscando seu bem particular, mas é muito mais um ser social que coloca os bens comuns acima dos particulares ou os interesses dos outros no mesmo nível de seus próprios. Generoso é aquele que comparte, que distribui conhecimentos e experiências sem esperar nada em troca. Uma sociedade é humana quando além da justiça necessária incorpora a generosidade e o espírito de cooperação de seus cidadãos”.



Leia mais, AQUI 

Vendo a fonte você pode consultar e ajudar a espalhar esse “carisma”. Ele postula no último trecho a questão da “generosidade”. Ora, ela permeia qualquer cidadão e cidadã que deseje uma sociedade e uma cultura diferente; fundamenta a vontade de se ser mais responsável, ético, solidário; por acaso, essas premissas não estão no evangelho? Adoramos nos debruçar naquela palavra de Jesus: “Olhai os lírios dos campos, eles....” (Mt 6,28-29).

Com tantas propostas nos agulhando e mexendo, decidimos novamente insistir na II Jornada Ecologia e Espiritualidade em setembro próximo. Em dezembro passado fomos até o Arcebispo, Dom José Lessa e, ele acolheu com alegria a proposta. Deu sugestões e abençoou. Partimos para montar o projeto via Cáritas e já estamos trabalhando prá valer. Na verdade, queremos que você se mobilize. Venha conosco, conheça nossos sonhos e também o que já temos de concreto. Foi à primeira “conversa” – 28 de abril – e em 26 de maio teremos outra e depois mais outra até realizarmos nosso sonho. Natureza-terra, mais respeitada; seres humanos mais equilibrados uns com os outros e com o eco-sistema; pessoas livres e dispostas a acolher o chamado do Deus da Vida: “Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,10).

Estamos unidos a homens e mulheres de fé. Como Dorothy Stang.  Cremos em Jesus Cristo e num mundo possível, justo, amoroso, reconciliado e cheio de ternura. Por isso, insistiremos na mística da Oração, da Música e da Dança. Insistiremos numa leitura contextualizada e sem ideologismos. É verdade, temos uma paixão que nos arrebata: seguir o Jesus vivo e comprometido com os (as) excluídos (as) e sofredores de hoje. Sem “terrorismo religioso”, respeitando quem pensa diferente e pedindo passagem para nosso modo de crer e celebrar.

Também estamos nos preparando – e se Deus permitir – para marcar presença na Marcha da Águas, 3 de junho em Itacuruba. PE. Lá nos uniremos a tantos irmãos (as) no grito contra as Usinas Nucleares. Nós, que hoje tivemos a alegria de conversar sobre a Jornada, aguardamos você. Sinalize, mostre que deseja caminhar conosco e agende a data acima do próximo encontro (26/5). Abaixo colocamos nossos nomes e o desejo de uma nova história,
            José de Oliveira Santos (Zezito), Irenir (Bel), Manuel Messias, Irene Smith, Edjane Paixão, José Soares (autor do texto acima), Josimar Santos, Edla, Nadjane, Wendel Salvador, Maxivel Ferreira e Antonio Fernando.


Fotos de um final de semana em Pirambu-SE (semana santa de 2012) - Todas as fotos
Acima mangaba, fruta singular de Sergipe,  quase pronta para ser colhida.











TRILHA SONORA
Musicas para ouvir e inspirar.

Músicas do CD Maria e Ecologia (Roberto Malvezzi)

Cheiro da Terra (Cataluzes)

Planeta Àgua (Guilherme Arantes)

Amazônia (Nilson Chaves) 

Saga da Amazônia (Vital Farias)

Absurdo (Vanessa da Mata) 

Um comentário:

tadalafila ou sildenafila disse...

diferenca de tadalafila para sildenafila